ad

Lee Strobel fala sobre o que os cristãos acreditam


Um ateu convertido responde às suas perguntas sobre Cristo, evolução, maldade, sofrimento e mais.

entrevista feita por Chris Lutes para a revista Christianity Today.

~


Lee Strobel tinha 14 anos quando decidiu que Deus não existia. A perda da pouca fé que ele teve ocorreu depois que um professor de biologia o apresentou à evolução.
Nos anos que se seguiram à sua "conversão" ao ateísmo, Lee estudou jornalismo na Universidade do Missouri, recebeu treinamento legal na Yale Law School e acabou se tornando um editor legal premiado do Chicago Tribune. Em algum lugar ao longo do caminho, ele se casou com sua namorada do ensino médio, Leslie, que acabou se tornando uma cristã. Lee não só ficou impressionado com suas novas crenças, mas também ficou fascinado pela maneira como a fé mudou sua vida para o bem. Ele decidiu que era hora de dar outra olhada em Deus e no cristianismo.
Como um bom jornalista, ele investigou cuidadosamente os fatos por trás da fé e acabou encontrando-se diante do Criador que ele uma vez rejeitou. E para ajudar os outros a verificarem os fatos da fé por si mesmos, Lee escreveu O caso da fé e o caso de Cristo (Zondervan).
Lee disse que tentaria de bom grado responder a algumas das perguntas mais difíceis que pudéssemos lançar. Continue lendo as respostas dele.
Por que os cristãos insistem que Jesus é o único caminho para o céu?
Porque Jesus disse que ele era o único caminho. Ele disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14: 6).
Agora, qualquer um poderia fazer essa afirmação, mas Jesus apoiou-se vivendo uma vida perfeita, realizando milagres diante dos céticos e cínicos e, em última análise, sendo ressuscitado dos mortos.
Mas o cristianismo parece tão estreito e exclusivo. Há tantos seguidores sinceros de outras religiões. Por que Deus os rejeitaria?
Imagine dois clubes estudantis que todos gostariam de participar. Para entrar no clube, você tem que fazer um monte de coisas boas. Você tem que ser um estudante de honra, um cara legal e um grande atleta. Se você não consegue atingir os altos padrões do clube, não entra.
Então há o outro clube. Não importa quem você é - ótimas notas ou notas ruins, atleta incrível ou atleta horrível - este clube está aberto para você. E suas dívidas foram pagas integralmente pelo líder do clube! Esse clube é um exemplo do cristianismo.
O segundo som "club" é estreito para você? Na verdade, eu acho que outras religiões são muito mais exclusivas, porque você deve viver de acordo com todos os tipos de regras, e mesmo assim, você ainda não pode saber se já fez o suficiente. Mas o cristianismo diz: "Jesus cumpriu os requisitos. As dívidas foram pagas. Entrem!"
Então, você não precisa fazer nada para chegar ao céu, mas se arrepender de seus pecados. Isso significa que Deus deixará assassinos e estupradores, o que não parece justo para aqueles que viveram uma boa vida moral.
Pode parecer injusto porque não entendemos completamente o pecado. Poderíamos pensar que estamos longe de tão mal quanto Osama bin Laden ou Adolf Hitler. Não podemos imaginar como alguém assim poderia ser perdoado. Afinal, não matamos ninguém. A maioria de nós nem sequer cometeu um crime.Mas a Bíblia diz que nosso pecado - qualquer pecado ou transgressão - nos separa de Deus. Todos nós estamos aquém dos padrões sagrados de Deus. Todos nós precisamos de perdão para que essa separação possa ser terminada e possamos ter um relacionamento com Deus.
Quando Jesus foi perguntado "Qual é a maior lei?" ele não disse "não mate". Ele disse: "Ame o Senhor seu Deus com todo o seu coração e com toda a sua alma e com toda a sua mente" (Mateus 22:37).Somos todos culpados de quebrar a maior lei de Deus de não amar a Deus com completa devoção.
Podemos pensar que é muito fácil entrar no céu. Tudo o que você precisa fazer é "arrepender-se". Mas pense no que isso significa. Nós devemos realmente nos arrepender de nossos pecados. Devemos admitir que não podemos fazer nada para chegar ao céu, mas aceitar o perdão de Deus. Para os humanos teimosos e orgulhosos, isso é muito difícil de fazer.
Mais do que isso, porém, devemos entender que a salvação não é barata. É muito caro. Imagine que eu te dê um novo Corvette. Você então diz: "Uau, que grande presente grátis!" E eu digo: "Sim, é grátis para você, mas me custou muito dinheiro!"
É como o que Jesus fez por nós. Ele nos ofereceu um dom gratuito de perdão para que pudéssemos ter a vida eterna. Mas isso lhe custou tudo - sua própria vida. Esse é o preço da vida eterna.
Vamos mudar de marcha. A evolução impede que muitas pessoas considerem o cristianismo. Por que devemos acreditar que Deus é o Criador quando parece que a ciência apóia a evolução?
Eu entendo porque isso é um problema para muitos estudantes. No ensino médio, a evolução praticamente destruiu o pouco de fé que eu tinha. Se a evolução explicou de onde a vida veio, então quem precisou de Deus? Por que acreditar nele? A evolução tornou-se a questão que me levou ao ateísmo.
Quando comecei a investigar o cristianismo, descobri que a evolução tinha sua parcela de defeitos. Por exemplo, quando Darwin olhou através de um microscópio em um organismo de uma célula, ele acreditou estar olhando para uma criatura simples e não-complexa. Não demorou muito para ele acreditar que essa célula simples poderia ter se desenvolvido facilmente a partir de um monte de substâncias químicas mortas - dadas as condições certas e tempo suficiente. Mas a ciência moderna nos diz que o organismo unicelular mais básico é tão incrivelmente complexo que nossos maiores supercomputadores não conseguem duplicar o que faz. Sabemos que o salto de produtos químicos não vivos para a primeira forma de vida básica é tão grande que os cientistas não têm nenhuma teoria confiável para explicar como isso poderia ter acontecido sozinho.
Então, por que os cientistas inteligentes ainda se apegam à teoria de Darwin?
Eu acho que é porque eles acreditam que não há Deus. Se você começar com essa premissa, você simplesmente não pode admitir que qualquer coisa, exceto a evolução, é verdadeira. Mas a realidade é que muitos cientistas não estão se apegando à evolução. Por exemplo, o Dr. Walter Bradley, co-autor de Mystery of Life's Origin , concluiu que a vida não poderia ter acontecido sem "ajuda externa" - sem um projetista inteligente. Até mesmo o New York Times publicou recentemente um artigo de primeira página sobre o movimento do design inteligente. O artigo enfatizou que um número crescente de cientistas, nem todos cristãos, estão descobrindo que o design da natureza e do universo aponta poderosamente para a existência de um Criador inteligente.
Por que há mal e sofrimento?
Perguntas sobre o mal e o sofrimento são muitas vezes muito pessoais. É difícil acreditar em um Deus amoroso quando seus pais estão se divorciando, quando sua mãe está morrendo de câncer, quando seu irmão está paralisado em um acidente de carro. Por mais importantes que sejam as respostas racionais, as pessoas que sofrem precisam de algo mais. Eles precisam de alguém que simplesmente os ame - alguém que lhes mostre o amor de Deus.
Agora, para outros, os problemas da dor e do mal realmente representam uma barreira intelectual entre eles e Deus. E para essas pessoas, eu diria, em primeiro lugar, que Deus tomou a decisão de criar pessoas que pudessem livremente amá-lo - porque o amor é o maior valor do universo. E você não pode ter amor autêntico sem escolha. Pegue uma boneca que está programada para dizer: "Eu te amo!" Isso não é amor verdadeiro. O amor exige a capacidade de amar ou não amar. Exige o que os cristãos chamam de "livre arbítrio". Isso permite o potencial para o mal, onde as pessoas podem decidir ser abusivas e cruéis em vez de amar.
Os dois primeiros humanos fizeram a escolha de não amar a Deus completamente. Eles viraram as costas para ele e escolheram o bem acima do bem. Assim, o mal foi introduzido no mundo e continua a afetar negativamente tudo e todos.
Aqui está a coisa incrível, no entanto. Enquanto Deus permite o mal e o sofrimento, ele consegue usá-los para o bem. A mãe da minha amiga não era cristã quando teve câncer. Despertou-a para sua própria mortalidade e fez com que ela percebesse sua necessidade de Deus. Ela se tornou uma cristã. Antes de morrer, ela disse: "Se eu tivesse câncer para encontrar Deus, então eu digo graças a Deus pelo câncer."
Pode parecer radical dizer, mas Deus pode tirar o bem do mal. Ele pode usar as circunstâncias mais terríveis para nos atrair para si mesmo e para aguçar nosso caráter e nos tornar pessoas melhores. O melhor exemplo disso é Jesus Cristo, que suportou o pior mal e sofrimento de todos os tempos.
No entanto, Deus levou esse mal e transformou-o em algo maravilhoso, abrindo a porta do céu!
Mas e o inferno? Por que um Deus amoroso criaria um lugar horrível de sofrimento eterno?
Esta é uma questão muito difícil que os teólogos discutiram durante séculos. Mas eu acredito que a Bíblia ensina que o inferno é um lugar onde os não-crentes vão após a morte. Para aqueles que se ofendem com a ideia do inferno, eu pergunto: "O que é que Deus deve fazer com pessoas que passaram a vida inteira negando e rejeitando seu Criador?" No final, Deus tem que separar essas pessoas para sempre de si mesmo. E por que eles queriam estar no paraíso? O Céu é sobre adorar a Deus e experimentá-lo ao máximo. Nosso céu seria o inferno deles.
A principal coisa a entender sobre o inferno é que isso significa separação eterna de Deus. Podemos acabar com essa separação aceitando a morte de Jesus na cruz como pagamento pelos nossos pecados.Essa é a nossa porta para o céu.
Tudo o que você está dizendo depende se a Bíblia é verdadeira ou não. Como sabemos que é verdade?
Quando eu era ateu, eu tinha muitas dúvidas sobre se a Bíblia era verdadeira ou não. Então eu pesquisei isso. Eu concluí que a Bíblia é um registro confiável da história. E descobertas arqueológicas recentes dão mais evidências que apoiam eventos, pessoas e lugares mencionados na Bíblia.
Quando trabalhei no The Case for Faith , conversei com o Dr. Norman Geisler, um brilhante estudioso da Bíblia. Ele apontou muitos casos em que arqueólogos céticos foram forçados a revisar seu pensamento, porque recentes descobertas arqueológicas apoiaram o que o Antigo Testamento e o Novo Testamento dizem. A arqueologia não pode provar que todas as Escrituras são verdadeiras, mas certamente ajudou a estabelecer a Bíblia como um trabalho histórico confiável. Quando você combina isso com o incrível cumprimento das antigas profecias da Bíblia contra todas as probabilidades matemáticas, há poucas razões para duvidar de sua confiabilidade. Por causa disso, não é difícil para mim dar o próximo passo e dizer que é realmente o que afirma ser - a única Palavra de Deus.
Qual é a coisa mais importante que posso fazer para tornar minhas crenças mais reais?
Eu encorajaria você a fazer essa pergunta a Deus. Venha a ele com um coração aberto e honesto e diga: "Deus, eu não quero apenas conhecer um monte de fatos sobre você, eu quero conhecer você e experimentá-lo. Eu quero que nosso relacionamento cresça profundo e forte. Eu quero que você leve minha vida e me dê coragem para segui-lo aonde quer que você me dirija. "
Quando entreguei minha vida a Cristo, fiz muita pesquisa sobre a Bíblia. Finalmente me convenci de que era verdade - que Jesus era o Filho de Deus e ele morreu pelos meus pecados. Mas esse conhecimento não teria significado nada se eu não tivesse agido sobre isso - se eu não tivesse confiado pessoalmente em Cristo para perdoar meus pecados e mudar minha vida.
Deus fez uma diferença monumental na minha vida. Eu passei de ateu imoral para alguém que quer amar a Deus e amar os outros. Eu certamente não sou perfeito. Mas eu fui mudado - e essa mudança é provavelmente a maior evidência que tenho de que Deus é real e que o cristianismo é verdadeiro.

Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: