ad

Dos pecados e da livre vontade

Da Queda dos ímpiose como eles são surpreendidos em sua Ingênua e Falsa Doutrina

Nosso Senhor Deus, disse Lutero, faz com que os ímpios se surpreendam e sejam aprisionados em coisas muito pequenas e pequenas, quando não pensam nisso, quando estão mais seguros, e vivem em deleite e prazer, saltando e pulando de alegria. De tal maneira o Papa foi surpreendido por mim, em e sobre suas indulgências e perdões, o que foi absolutamente uma coisa pequena. Os venezianos, da mesma forma, foram tirados cochilando pelo imperador Maximiliano.
Aquilo que cai no céu é diabólico, mas aquilo que tropeça na terra é humano.

Do reconhecimento de pecados

Pode ser prejudicial para ninguém, disse Lutero, reconhecer e confessar seus pecados. Nós fizemos este ou aquele pecado, o que então? Vamos livremente, em nome de Deus, reconhecer o mesmo e não negá-lo; não nos envergonhemos de confessar, mas deixe-nos de nossos corações dizer: “Ó Senhor Deus! Eu sou tal e tal pecador ”, etc.
E embora tu não tenha cometido este ou aquele pecado, ainda assim tu és uma criatura ímpia; e se não fizeste o pecado que o outro fez, assim também não cometeu o pecado que fizeste; portanto, chore a quitação um com o outro. É como alguém disse que tinha lobos jovens para vender; Ele foi perguntado qual deles era o melhor.Ele respondeu e disse: “Se alguém for bom, então todos são bons; eles são como um outro ”. Se, disse Lutero, você tem sido um assassino, um adúltero ou um bêbado, etc., eu também tenho sido um blasfemo de Deus, porque pelo espaço de quinze anos juntos eu era um Frade, e blasfemaram a Deus ao celebrar aquele ídolo abominável na Missa. Foi melhor para mim que eu tivesse participado de outras grandes iniquidades em vez do mesmo; mas o que é feito não pode ser desfeito; aquele que roubou, não mais roube.

O que nosso livre-arbítrio afeta

Eu, disse Lutero, muitas vezes tenho sido diretamente resolvido a viver em retidão, e levar uma verdadeira vida piedosa, e deixar tudo de lado que deixe ou atrapalhe;mas estava longe de ser posto em execução, assim como foi com Pedro, quando jurou que daria a sua vida por Cristo.
Não vou mentir nem dissimular diante do meu Deus, mas confesso livremente que não sou capaz de realizar o bem que pretendo, mas devo esperar o feliz momento em que Deus terá o prazer de me encontrar com a sua graça.
~
Por: Martinho Lutero
De: Table Talk (Tischreden). Edição de 1886, disponível em inglês em Gutenberg.

Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: