ad

Os Fundamentos da Religião Cristã

555. ... Os homens blasfemam o que não sabem. A religião cristã consiste em dois pontos. É de igual importância para os homens conhecê-los, e é igualmente perigoso ignorá-los. E é igualmente da misericórdia de Deus que Ele tenha dado indicações de ambos.

E ainda assim eles tomam a ocasião de concluir que um desses pontos não existe, do que deveria tê-los inferido o outro. Os sábios que disseram que há apenas um Deus foram perseguidos, os judeus foram odiados e ainda mais os cristãos. Eles viram pela luz da natureza que, se existe uma religião verdadeira na terra, o curso de todas as coisas deve tender a ela quanto a um centro.

Todo o curso das coisas deve ter por objeto o estabelecimento e a grandeza da religião. Os homens devem ter dentro de si sentimentos adequados ao que a religião nos ensina. E, finalmente, a religião deve ser o objeto e o centro para o qual todas as coisas tendem, para que quem conhece os princípios da religião possa dar uma explicação tanto da natureza total do homem em particular quanto de todo o curso do mundo em geral.

E nesse terreno eles aproveitam para revoltar a religião cristã, porque eles a entendem mal. Eles imaginam que consiste simplesmente na adoração de um Deus considerado grande, poderoso e eterno; que é estritamente deísmo, quase tão distante da religião cristã quanto o ateísmo, que é o seu exato oposto. E daí eles concluem que essa religião não é verdadeira, porque eles não vêem que todas as coisas concorrem para o estabelecimento deste ponto, que Deus não se manifesta aos homens com todas as evidências que Ele poderia mostrar.

Mas que eles concluam o que querem contra o deísmo, eles não concluirão nada contra a religião cristã, que consiste propriamente no mistério do Redentor, que, unindo em Si as duas naturezas, humana e divina, redimiu os homens da corrupção do pecado. a fim de reconciliá-los em Sua pessoa divina a Deus.

A religião cristã, então, ensina aos homens essas duas verdades; que existe um Deus a quem os homens podem conhecer, e que há uma corrupção em sua natureza que os torna indignos Dele. É igualmente importante que os homens conheçam esses dois pontos; e é igualmente perigoso para o homem conhecer a Deus sem conhecer sua própria miséria e conhecer sua própria miséria sem conhecer o Redentor que pode libertá-lo dela. O conhecimento de apenas um desses pontos dá origem ao orgulho dos filósofos, que conheceram a Deus, e não à sua própria miséria, ou ao desespero dos ateus, que conhecem sua própria miséria, mas não o Redentor.

E, como é igualmente necessário que o homem conheça esses dois pontos, é igualmente misericordioso para com Deus nos fazer conhecê-los. A religião cristã faz isso; é nisso que consiste.

Vamos examinar aqui a ordem do mundo, e ver se todas as coisas não tendem a estabelecer esses dois pontos principais dessa religião: Jesus Cristo é o fim de tudo e o centro para o qual todos tendem. Quem o conhece sabe o motivo de tudo.

Aqueles que caem em erro só erram por falhar em ver uma dessas duas coisas. Podemos, então, ter um excelente conhecimento de Deus sem o da nossa miséria e de nossa própria miséria sem a de Deus. Mas não podemos conhecer Jesus Cristo sem conhecer ao mesmo tempo Deus e nossa própria miséria.

Portanto, não me comprometerei aqui a provar por razões naturais a existência de Deus, ou a Trindade, ou a imortalidade da alma, ou qualquer coisa dessa natureza; não só porque não me sinto suficientemente capaz de encontrar argumentos na natureza para convencer os ateus endurecidos, mas também porque esse conhecimento sem Jesus Cristo é inútil e estéril. Embora um homem deva estar convencido de que proporções numéricas são verdades imateriais, eternas e dependentes de uma primeira verdade, na qual subsistem, e que se chama Deus, não devo pensar que ele avançou muito em direção à sua própria salvação.

O Deus dos cristãos não é um Deus que é simplesmente o autor de verdades matemáticas ou da ordem dos elementos; essa é a visão dos pagãos e dos epicuristas. Ele não é meramente um Deus que exerce a Sua providência sobre a vida e a fortuna dos homens, para conceder àqueles que O adoram uma vida longa e feliz. Essa foi a porção dos judeus. Mas o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, o Deus dos cristãos, é um Deus de amor e conforto, um Deus que enche a alma e o coração daqueles a quem Ele possui, um Deus que os torna conscientes da sua miséria interior, e da Sua infinita misericórdia, que se une à sua alma íntima, que a enche de humildade e alegria, com confiança e amor, que os torna incapazes de qualquer outro fim que não Ele mesmo.

Todos os que buscam a Deus sem Jesus Cristo, e que descansam na natureza, não encontram luz para satisfazê-los, nem passam a formar para si mesmos um meio de conhecer a Deus e servi-Lo sem um mediador. Assim, eles caem no ateísmo ou no deísmo, duas coisas que a religião cristã abomina quase igualmente.

Sem Jesus Cristo o mundo não existiria; porque deveria ser ou que seria destruído ou seria um inferno.

Se o mundo existisse para instruir o homem de Deus, Sua divindade brilharia através de todas as partes de maneira indiscutível; mas, como existe somente por Jesus Cristo e por Jesus Cristo, e para ensinar aos homens tanto sua corrupção quanto sua redenção, tudo indica as provas dessas duas verdades.

Toda aparência não indica nem uma exclusão total nem uma presença manifesta de divindade, mas a presença de um Deus que se esconde. Tudo tem esse caráter.

... Será que ele sozinho, que conhece sua natureza, sabe que é apenas miserável? Será que ele sozinho que sabe que está sozinho infeliz?

... Ele não deve ver nada, nem deve ver o suficiente para acreditar que ele o possui; mas ele deve ver o suficiente para saber que ele perdeu. Para saber de sua perda, ele deve ver e não ver; e esse é exatamente o estado em que ele naturalmente é.

... Qualquer que seja a parte que ele fizer, não o deixarei em repouso ...

556. ... É então verdade que tudo ensina ao homem sua condição, mas ele deve entender bem isso. Pois não é verdade que tudo revela a Deus, e não é verdade que tudo esconde a Deus. Mas é ao mesmo tempo verdadeiro que Ele se oculta daqueles que O tentam, e que Ele Se revela àqueles que O buscam, porque os homens são indignos e capazes de Deus; indigno por sua corrupção capaz por sua natureza original.

557. O que podemos concluir de todas as nossas trevas, mas nossa indignidade?

558. Se nunca houvesse qualquer aparição de Deus, essa eterna privação teria sido equivocada, e poderia ter correspondido também com a ausência de toda a divindade, como com a indignidade dos homens em conhecê-lo; mas suas aparições ocasionais, embora não contínuas, removem a ambiguidade. Se Ele apareceu uma vez, Ele existe sempre; e assim, não podemos deixar de concluir que existe um Deus e que os homens são indignos Dele.

559. Nós não entendemos o estado glorioso de Adão, nem a natureza de seu pecado, nem a transmissão dele para nós. Essas são questões que ocorreram sob condições de natureza totalmente diferente da nossa e que transcendem nosso entendimento atual.

O conhecimento de tudo isso é inútil para nós como meio de escapar dela; e tudo o que estamos preocupados em saber é que somos miseráveis, corruptos, separados de Deus, mas resgatados por Jesus Cristo, dos quais temos provas maravilhosas na terra.

Assim, as duas provas de corrupção e redenção são tiradas dos ímpios, que vivem em indiferença à religião e dos judeus que são inimigos irreconciliáveis.

560. Existem duas maneiras de provar as verdades de nossa religião; um pelo poder da razão, o outro pela autoridade daquele que fala.

Nós não fazemos uso do último, mas do primeiro. Nós não dizemos: "Isto deve ser acreditado, pois a Escritura, que diz isto, é divina". Mas nós dizemos que deve ser acreditado para tal e tal razão, que são argumentos fracos, como razão pode ser dobrada a tudo.

561. Não há nada na terra que não mostre nem a miséria do homem, nem a misericórdia de Deus; ou a fraqueza do homem sem Deus, ou a força do homem com Deus.

562. Será uma das confusões dos condenados ver que eles são condenados por sua própria razão, pela qual eles alegaram condenar a religião cristã.

563. As profecias, os próprios milagres e provas de nossa religião, não são de tal natureza que possam ser consideradas absolutamente convincentes. Mas eles também são de tal tipo que não se pode dizer que é irracional acreditar neles. Assim, há evidência e obscuridade para esclarecer alguns e confundir os outros. Mas a evidência é tal que ultrapassa, ou pelo menos igual, as evidências em contrário; de modo que não é a razão que pode determinar que os homens não a sigam e, portanto, só pode ser luxúria ou malícia de coração. E por este meio há evidência suficiente para condenar e insuficiente para convencer; de modo que aparece naqueles que a seguem, que é a graça, e não a razão, que os faz segui-la; e naqueles que o evitam, que é a luxúria, não a razão, que os faz evitá-la.

Vere discipuli, vere Israëlita, vere liberi e vere cibus. [1]

564. Reconheça, então, a verdade da religião na própria obscuridade da religião, na pouca luz que temos dela, e na indiferença que temos para conhecê-la.

565. Não entendemos nada das obras de Deus, se não tomamos como princípio que Ele quis cegar alguns e iluminar os outros.

566. As duas razões contrárias. Nós devemos começar com isso; sem isso, nada entendemos e tudo é herético; e devemos até acrescentar no final de cada verdade que a verdade oposta deve ser lembrada.

567. Objeção. A Escritura está claramente cheia de assuntos não ditados pelo Espírito Santo. - Resposta. Então eles não prejudicam a fé. Objeção. Mas a Igreja decidiu que tudo é do Espírito Santo. - Resposta. Eu respondo duas coisas: primeiro, a Igreja ainda não decidiu; segundo, se ela assim decidir, poderia ser mantida.

Você acha que as profecias citadas no Evangelho estão relacionadas para fazer você acreditar? Não, é para evitar que você acredite.

568. Canônico. - Os livros heréticos no começo da Igreja servem para provar o canônico.

569. Ao capítulo sobre os Fundamentos deve ser acrescentado que na Tipologia que toca a razão dos tipos: por que Jesus Cristo foi profetizado quanto à Sua primeira vinda; por que profetizou obscuramente quanto à maneira.

570. A razão pela qual. Tipos .— [Eles tiveram que lidar com um povo carnal e torná-los o depositário da aliança espiritual.] Para dar fé ao Messias, era necessário que houvesse profecias precedentes, e que estas fossem transmitidas por pessoas acima suspeita, diligente, fiel, extraordinariamente zeloso e conhecido por todo o mundo.

Para realizar tudo isso, Deus escolheu este povo carnal, a quem Ele confiou as profecias que predizem o Messias como um libertador, e como um dispensador daqueles bens carnais que este povo amava. E assim eles tiveram uma paixão extraordinária por seus profetas, e, à vista de todo o mundo, tiveram a responsabilidade desses livros que predizem seu Messias, assegurando a todas as nações que Ele deveria vir, e da maneira predita nos livros, que eles se abriram para o mundo inteiro. No entanto, este povo, enganado pelo pobre e ignominioso advento do Messias, tem sido seus inimigos mais cruéis. De modo que eles, as pessoas menos abertas à suspeita no mundo de nos favorecer, os mais estritos e mais zelosos que podem ser nomeados por sua lei e seus profetas, mantiveram os livros incorruptos. Por isso, aqueles que rejeitaram e crucificaram Jesus Cristo, que foi para eles uma ofensa, são aqueles que têm o encargo dos livros que testificam Dele, e afirmam que Ele será uma ofensa e rejeitado. Portanto, eles mostraram que foi Ele, rejeitando-o, e Ele foi igualmente provado tanto pelos justos judeus que o receberam como pelos injustos que O rejeitaram, ambos os fatos foram preditos.

Portanto, as profecias têm um significado oculto e espiritual, ao qual este povo era hostil, sob o significado carnal que eles amavam. Se o significado espiritual tivesse sido revelado, eles não o teriam amado e, incapazes de suportá-lo, não teriam sido zelosos com a preservação de seus livros e suas cerimônias; e se eles tivessem amado essas promessas espirituais e as tivessem preservado incorruptamente até o tempo do Messias, seu testemunho não teria tido força, porque eles haviam sido seus amigos.

Portanto, era bom que o significado espiritual fosse oculto; mas, por outro lado, se esse significado tivesse sido tão oculto que não aparecesse, ele não poderia ter servido como uma prova do Messias. O que então foi feito? Em uma multidão de passagens, ela foi ocultada sob o significado temporal e, em algumas poucas, foi claramente revelada; além disso, o tempo e o estado do mundo foram tão claramente preditos que é mais claro que o sol. E em alguns lugares esse significado espiritual é tão claramente expresso, que exigiria uma cegueira como aquela que a carne impõe ao espírito quando é subjugada por ele, não para reconhecê-lo.

Veja, então, qual tem sido a prudência de Deus. Este significado está oculto sob o outro em um número infinito de passagens, e em alguns, embora raramente, é revelado; mas, ainda assim, para que as passagens em que está oculto sejam equívocos e possam servir para ambos os significados; enquanto as passagens em que são divulgadas são inequívocas e só podem se adequar ao significado espiritual.

De modo que isso não pode nos levar ao erro, e só poderia ser mal entendido por um povo tão carnal.

Pois quando as bênçãos são prometidas em abundância, o que as impedia de compreender as verdadeiras bênçãos, mas sua cobiça, que limitava o significado aos bens mundanos? Mas aqueles cujo único bem estava em Deus, os encaminharam somente a Deus. Pois existem dois princípios, que dividem as vontades dos homens, a cobiça e a caridade. Não que a cobiça não possa existir junto com a fé em Deus, nem caridade com riquezas mundanas; mas a cobiça usa Deus e desfruta do mundo, e a caridade é o oposto.

Agora, o final final dá nomes às coisas. Tudo o que nos impede de alcançá-lo, é chamado de inimigo para nós. Assim, as criaturas, por boas que sejam, são inimigas dos justos, quando as afastam de Deus, e o próprio Deus é o inimigo daqueles cuja cobiça Ele confunde.

Assim, como o significado da palavra "inimigo" é dependente do fim último, os justos entendiam por ele suas paixões, e os carnais os babilônios; e assim esses termos eram obscuros apenas para os injustos. E é isso que Isaías diz: Signa legem in electis meis, [2] e que Jesus Cristo será uma pedra de tropeço. Mas, "Bem-aventurados aqueles que não se ofenderão nele". Oséias, [3] ult., Diz excelentemente: "Onde está o sábio? E ele entenderá o que eu digo. Os justos os conhecerão, porque os caminhos de Deus são corretos; mas os transgressores nela cairão."

571. Hipótese de que os apóstolos eram impostores. - O tempo claramente, a maneira obscuramente. - Cinco provas típicas.

{1600 profetas.
   2000 {
{400 espalhados.

572. Cegueira das Escrituras - "A Escritura", disseram os judeus, "diz que não saberemos de onde virá Cristo (João 7, 27 e 12, 34). As Escrituras dizem que Cristo permanece para sempre, e Ele disse que ele deveria morrer ". Portanto, diz São João, [4] eles não criam, embora Ele tivesse feito tantos milagres, que a palavra de Isaías pudesse ser cumprida: "Ele os cegou", etc.

573. Grandeza - A religião é tão grande que é certo que aqueles que não se dão ao trabalho de a procurar, se for obscura, sejam privados dela. Por que, então, alguém reclama, se é que pode ser encontrado procurando?

574. Todas as coisas cooperam para o bem dos eleitos, até mesmo as obscuridades da Escritura; porque eles os honram por causa do que é divinamente claro. E todas as coisas cooperam para o mal para o resto do mundo, até o que é claro; porque eles os ultrajam, por causa das obscuridades que eles não entendem.

575. A conduta geral do mundo para com a Igreja: Deus disposto a cegar e a iluminar. - O evento tendo provado a divindade dessas profecias, o resto deve ser acreditado. E assim vemos a ordem do mundo ser desse tipo. Os milagres da Criação e o Dilúvio sendo esquecidos, Deus envia a lei e os milagres de Moisés, os profetas que profetizaram coisas particulares; e para preparar um milagre duradouro, Ele prepara profecias e seu cumprimento; mas, como as profecias poderiam ser suspeitas, Ele deseja torná-las acima de suspeitas, etc.

576. Deus tornou a cegueira desse povo subserviente ao bem dos eleitos.

577. Há clareza suficiente para iluminar os eleitos e uma obscuridade suficiente para humilhá-los. Há obscuridade suficiente para cegar os reprovados e a clareza suficiente para condená-los e torná-los indesculpáveis. - Santo Agostinho, Montaigne, Sébond.

A genealogia de Jesus Cristo no Antigo Testamento está entremeada com tantas outras que são inúteis, que não podem ser distinguidas. Se Moisés tivesse mantido apenas o registro dos antepassados ​​de Cristo, isso poderia ter sido muito claro. Se ele não tivesse notado o de Jesus Cristo, talvez não fosse suficientemente claro. Mas, afinal, quem olha de perto vê a de Jesus Cristo traçada expressamente através de Tamar, [5] Rute, [6] etc.

Aqueles que ordenaram estes sacrifícios, sabiam sua inutilidade; aqueles que declararam sua inutilidade, não cessaram de praticá-los.

Se Deus permitisse apenas uma religião, ela teria sido facilmente conhecida; mas quando olhamos para ela de perto, discernimos claramente a verdade em meio a essa confusão.

A premissa. - Moisés era um homem inteligente. Se, então, ele se governasse por sua razão, ele não diria nada claramente que fosse diretamente contra a razão.

Assim, todas as fraquezas aparentes são força. Exemplo; as duas genealogias em São Mateus e São Lucas. O que pode ser mais claro do que isso não foi concertado?

578. Deus (e os Apóstolos), prevendo que as sementes do orgulho fariam surgir heresias, e não estando disposto a dar-lhes ocasião de se levantarem de expressões corretas, colocou na Escritura e nas orações da Igreja palavras e sentenças contrárias para produzir seu fruto no tempo.

Assim, na moral, Ele dá caridade, que produz frutos contrários à luxúria.

579. A natureza tem algumas perfeições para mostrar que ela é a imagem de Deus e alguns defeitos para mostrar que ela é apenas a Sua imagem.

580. Deus prefere antes inclinar a vontade que o intelecto. A clareza perfeita seria de utilidade para o intelecto e prejudicaria a vontade. Para humilhar o orgulho.

581. Nós fazemos um ídolo da verdade em si; porque a verdade à parte da caridade não é Deus, mas a sua imagem e ídolo, que não devemos amar nem adorar; e ainda menos devemos amar ou adorar o seu oposto, a saber, a falsidade.

Eu posso facilmente amar a escuridão total; mas se Deus me mantém em um estado de semi-escuridão, essa escuridão parcial me desagrada, e, porque eu não vejo nisso a vantagem da escuridão total, é desagradável para mim. Isso é uma falha e um sinal de que eu faço para mim um ídolo das trevas, separado da ordem de Deus. Agora apenas a Sua ordem deve ser adorada.

582. Os débeis mentais são pessoas que conhecem a verdade, mas apenas a afirmam até o ponto de serem consistentes com seu próprio interesse. Mas, além disso, eles renunciam a isso.

583. O mundo existe para o exercício da misericórdia e do julgamento, não como se os homens fossem colocados fora das mãos de Deus, mas como hostis a Deus; e a eles concede pela graça luz suficiente para que possam retornar a Ele, caso desejem buscá-lo e segui-lo; e também que eles podem ser punidos, se eles se recusarem a procurá-lo ou segui-lo.

584. Que Deus quis se esconder. Se houvesse apenas uma religião, Deus seria de fato manifesto. O mesmo seria o caso, se não houvesse mártires, mas em nossa religião.

Sendo Deus assim escondido, toda religião que não afirma que Deus está oculto não é verdadeira; e toda religião que não der a razão disso não é instrutiva. Nossa religião faz, tudo isso: Vere tu es Deus absconditus.

585. Se não houvesse obscuridade, o homem não seria sensível à sua corrupção; se não houvesse luz, o homem não esperaria um remédio. Assim, não é apenas justo, mas vantajoso para nós, que Deus seja parcialmente oculto e parcialmente revelado; já que é igualmente perigoso para o homem conhecer a Deus sem conhecer sua própria miséria e conhecer sua própria miséria sem conhecer a Deus.

586. Esta religião, tão grande em milagres, santos, irrepreensíveis Padres, eruditos e grandes testemunhas, mártires, reis estabelecidos como Davi e Isaías, um príncipe do sangue, e tão grande em ciência, depois de ter mostrado todos os seus milagres e todas sua sabedoria, rejeita tudo isso e declara que ela não tem sabedoria nem sinais, mas apenas a cruz e a loucura.

Para aqueles que, por esses sinais e sabedoria, mereceram a sua crença e que lhe provaram o caráter deles, declaram-lhe que nada disso pode mudar você e torná-lo capaz de conhecer e amar a Deus. poder da loucura da cruz sem sabedoria e sinais, e não os sinais sem este poder. Assim, nossa religião é tola em relação à causa efetiva e sábia em relação à sabedoria que a prepara.

587. Nossa religião é sábia e tola. Sábio, porque é o mais instruído, e o mais fundado em milagres, profecias, etc. Tolo, porque não é tudo isso que nos faz pertencer a ele. Isso nos faz realmente condenar aqueles que não pertencem a ela; mas não causa crença naqueles que pertencem a ela. É a cruz que os faz acreditar, ne evacuata sit crux. E assim São Paulo, que veio com sabedoria e sinais, diz que ele não veio nem com sabedoria nem com sinais; porque ele veio para converter. Mas aqueles que vêm apenas para convencer, podem dizer que vêm com sabedoria e com sinais.

~

Blaise PascalPensée Parte 8


Notas:
[1] Vere discipuli, etc. - Alusões a João 8, 31, 1, 47; 8, 36; 6, 32.
[2] Signa legem in electis meis. viii, 16. O texto da Vulgata está em discipulis meis.
[3] Oséias.-14, 9.
[4] São João. - 12, 39.
[5] Tamar. - Gênesis 38, 24-30.
[6] Rute - Rute 4, 17-22.


Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: