ad

Conversa de mesa sobre o livre arbítrio

Série de conversas de Martinho Lutero, compiladas por Johannes Mathesius.
Disponível em ccel.org




I

O próprio nome, “livre arbítrio”, era odioso para todos os Padres1. Eu, de minha parte, admito que Deus deu à humanidade um livre arbítrio, mas a questão é se esta mesma liberdade está em nosso poder e força, ou não? Podemos muito apropriadamente chamá-lo de vontade subvertida, perversa, inconstante e vacilante, pois é somente Deus que trabalha em nós, e devemos sofrer e estar sujeitos a seu prazer. Mesmo que um oleiro de barro faça um pote ou vaso, como quer, é por nosso livre arbítrio, sofrer e não trabalhar. Não está em nossa força; porque não podemos fazer nada que seja bom em assuntos divinos.



II

Muitas vezes tenho sido decidido a viver em retidão, a levar uma verdadeira vida piedosa e a deixar tudo de lado, o que impediria isso, mas estava longe de ser posto em execução; assim como foi com Pedro, quando jurou que daria a sua vida por Cristo.

Não vou mentir ou dissimular diante do meu Deus, mas confesso livremente, não sou capaz de realizar o bem que pretendo, mas aguardar o feliz momento em que Deus terá o prazer de me encontrar com a sua graça.

A vontade da humanidade é presunçosa ou desesperadora. Nenhuma criatura humana pode satisfazer a lei. Pois a lei de Deus discursa comigo, por assim dizer, desta maneira: Eis um grande, alto e íngreme monte, e tu deves passar por ele; com o que minha carne e livre arbítrio dirão, eu irei sobre isto; mas a minha consciência diz: Tu não podes passar por isso; então vem o desespero, e diz: Se eu não puder, então devo tolerar. Nesse caso, a lei funciona na humanidade ou como presunção ou como desespero; mas a lei deve ser pregada e ensinada, pois se não pregamos a lei, então as pessoas ficam rudes e confiantes, ao passo que, se a pregamos, as tornamos amedrontadas.



III

Santo Agostinho escreve que o livre-arbítrio, sem a graça de Deus e o Espírito Santo, nada pode senão pecar; esta sentença incomoda os professores da escola. Dizem que Agostinho falou com hipérbole2 e demais; porque eles entendem que parte da Escritura deve ser falada apenas das pessoas que viveram antes do dilúvio, que diz: “O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal”3, etc.; enquanto que ele fala de uma maneira geral, que estes pobres teólogos não veem mais do que o que o Espírito Santo diz, logo após o dilúvio, quase nas mesmas palavras: “Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância”4.

Portanto, concluímos em geral que o homem, sem o Espírito Santo e a graça de Deus, não pode fazer nada senão pecar; ele prossegue sem intermissão, e de um pecado cai em outro. Agora, se o homem não sofrer uma doutrina saudável, mas condenar a Palavra salvadora e resistir ao Espírito Santo, então, através dos efeitos e da força de seu livre arbítrio, ele se tornará inimigo de Deus; ele blasfema contra o Espírito Santo e segue as concupiscências e desejos de seu próprio coração, como os exemplos em todos os tempos mostram claramente.

Mas devemos pesar diligentemente as palavras que o Espírito Santo fala através de Moisés: “Toda imaginação dos pensamentos do seu coração é continuamente má”, de modo que quando um homem é capaz de conceber com seus pensamentos, com seu entendimento e livre arbítrio, pela mais alta diligência é o mal, e não uma ou duas vezes, mas o mal continuamente; sem o Espírito Santo, a razão, a vontade e o entendimento do homem estão sem o conhecimento de Deus; e ficar sem o conhecimento de Deus, nada mais é do que ser ímpio, andar nas trevas e reter o que de melhor é diretamente pior.

Eu falo apenas daquilo que é bom nas coisas divinas e de acordo com a sagrada Escritura; pois precisamos fazer a diferença entre o que é temporal e o que é espiritual, entre política e divindade; pois Deus também permite o governo dos ímpios, e recompensa suas virtudes, mas somente na medida em que pertence a essa vida temporal; pois a vontade e a compreensão do homem concebem que ser bom é externo e temporal – não, não é apenas o bem, mas o bem principal. Mas quando nós, os divinos, falamos do livre arbítrio, perguntamos o que o livre arbítrio do homem é capaz de realizar em assuntos divinos e espirituais, não em assuntos exteriores e temporais; e concluímos que o homem, sem o Espírito Santo, é totalmente iníquo diante de Deus, embora tenha sido adornado e aparado com todas as virtudes dos pagãos e tivesse todas as suas obras.

Pois, de fato, existem exemplos justos e gloriosos no paganismo, de muitas virtudes, onde os homens eram temperados, castos, generosos; amava seu país, pais, esposas e filhos; eram homens de coragem e comportavam-se magnânima e generosamente.

Mas as ideias da humanidade em relação a Deus, a verdadeira adoração a Deus e a vontade de Deus, são completamente cegas e escuras. Pois a luz da sabedoria humana, a razão e a compreensão, que somente é dada ao homem, compreendem apenas o que é bom e proveitoso exteriormente. E, embora vejamos que os filósofos pagãos discursavam de vez em quando tocando Deus e sua sabedoria com muita pertinência, de modo que alguns fizeram profetas de Sócrates, de Xenofonte, de Platão, etc., ainda, porque não sabiam que Deus enviou seu filho Cristo para salvar os pecadores, tais discursos e disputas justos, gloriosos e sábios não passam de mera cegueira e ignorância.



IV

Ah senhor Deus! Por que se gabar de nosso livre arbítrio, como se fosse capaz de fazer qualquer coisa tão pequena, em assuntos divinos e espirituais? Quando consideramos as terríveis misérias que o diabo nos trouxe através do pecado, podemos nos envergonhar até a morte.

Pois, primeiro, o livre arbítrio nos conduziu ao pecado original e trouxe a morte sobre nós: logo, depois do pecado, não apenas a morte, mas todo tipo de dano, como encontramos diariamente no mundo, assassinando, mentindo, enganando, roubando e outros males, de modo que nenhum homem é seguro o piscar de um olho, no corpo ou bens, mas sempre está em perigo.

E, além desses males, é afligido com um ainda maior, como é observado no evangelho, ou seja, que ele é possuído do diabo, que o deixa louco e furioso.

Não sabemos com razão o que nos tornamos após a queda de nossos primeiros pais; o que de nossas mães nós trouxemos conosco. Pois temos uma natureza completamente confusa, corrupta e envenenada, tanto no corpo como na alma; em todo o homem não há nada que seja bom.

Esta é minha opinião absoluta: aquele que afirmar que o livre arbítrio do homem é capaz de fazer ou trabalhar qualquer coisa em casos espirituais, e que seja algo relevante, negam a Cristo. Isso eu mantive em meus escritos, especialmente naqueles contra Erasmo, um dos homens mais instruídos do mundo, e assim permanecerei, pois sei que é a verdade, embora todo o mundo deva ser contra; sim, o decreto da Divina Majestade deve permanecer firme contra os portões do inferno.

Confesso que a humanidade tem um livre arbítrio, mas é para ordenhar vacas, construir casas, etc., e nada mais; desde que o homem esteja à vontade e em segurança, e não tenha necessidade, nesse tempo, ele possui um livre arbítrio, que é capaz de fazer alguma coisa; mas quando o desejo e a necessidade aparecem, de modo que não há nem carne, nem bebida, nem dinheiro, então qual é o livre arbítrio? Está completamente perdido e não suporta quando se trata do aperto. A fé somente permanece firme e segura, e busca a Cristo. Portanto, a fé é outra coisa que não o livre arbítrio: o livre-arbítrio não é nada, mas a fé é tudo em todos. És ousado e robusto, e podes transportá-lo vigorosamente com o teu livre arbítrio quando a peste, as guerras e os tempos de carência e fome estão à mão? Não: em tempo de peste, tu não sabes o que fazer por medo; tu desejas-te a cem milhas de distância. No tempo da perdição tu pensas: Onde encontrarei para comer; Tua vontade não pode dar ao teu coração o menor conforto nestes tempos de necessidade, mas quanto mais contaste, mais te faz desfalecer e debilitar o coração, de tal modo que está atemorizado até ao voo e estremecimento de uma folha. Estes são os atos valentes que nosso livre arbítrio pode alcançar.



V

Alguns poucos divinos alegam que o Espírito Santo não opera naqueles que o resistem, mas somente naqueles que estão dispostos e dão seu consentimento, de onde parece que o livre arbítrio é apenas uma causa e auxiliador da fé, e que consequentemente a fé só não justifica, e que o Espírito Santo não trabalha sozinho através da Palavra, mas que a nossa vontade faz alguma coisa nisso.

Mas eu digo que não é assim; a vontade da humanidade nada opera em sua conversão e justificação; Non est efficiens causa justificationis sed materialis tantum5. É o assunto sobre o qual o Espírito Santo trabalha (como um oleiro faz um pote de barro), igualmente naqueles que resistem e são avessos, como em São Paulo. Mas depois que o Espírito Santo forjou as vontades de tais resistentes, então ele também consegue que a vontade esteja consentindo nisso.

Eles dizem e alegam mais, que o exemplo da conversão de São Paulo é uma obra especial e especial de Deus, e, portanto, não pode ser trazido para uma regra geral. Eu respondo: assim como São Paulo se converteu, assim como todos os outros são convertidos; porque todos nós resistimos a Deus, mas o Espírito Santo tira a vontade da humanidade, quando lhe agrada, através da pregação.

Mesmo que ninguém possa legalmente ter filhos, exceto em um estado de matrimônio, embora muitas pessoas casadas não tenham filhos, assim o Espírito Santo não opera sempre através da Palavra, mas quando lhe agrada, de modo que o livre arbítrio não faz nada interiormente em nossa conversão e justificação diante de Deus, nem trabalha com a nossa força – não, não menos, a menos que estejamos preparados e ajustados pelo Espírito Santo.

As sentenças da Sagrada Escritura que tocam a predestinação, como “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair”6, parecem nos aterrorizar e nos assustar; todavia, eles mostram que nada podemos fazer de nossa própria força e vontade, o que é bom diante de Deus, e colocar os piedosos também em mente para orar. Quando as pessoas fazem isso, elas podem concluir que estão predestinadas.

Ah! Por que devemos nos gabar de que nosso livre arbítrio pode fazer alguma coisa na conversão do homem? Vemos o inverso naquelas pessoas pobres, que possuem recursos corporais do diabo (ou possessões), como ele se desvia, e chora, e negativamente tratam com eles, e com que dificuldade ele é expulso. Verdadeiramente, somente o Espírito Santo deve expulsá-lo, como Cristo diz: “Mas se é pelo dedo de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus.”7 Tanto quanto dizer, se o reino de Deus virá sobre você, então o diabo deve primeiro ser expulso, pois seu reino é oposto ao reino de Deus, como vocês mesmos confessam. Agora o diabo não será expulso através do dedo de Deus, então o reino do diabo subsiste lá; e onde está o reino do diabo, não há reino de Deus.

E novamente, enquanto o Espírito Santo não vier até nós, não somos apenas incapazes de fazer algo de bom, mas estamos, por tanto tempo, no reino do diabo, e fazemos o que é agradável a ele.

O que pôde São Paulo fazer para se libertar do diabo, embora todas as pessoas da Terra estivessem presentes para ajudá-lo? Realmente, absolutamente nada; ele foi forçado a fazer e sofrer aquilo que o diabo, seu senhor e mestre, satisfez até que nosso bendito Salvador Cristo veio com poder divino.

Agora, se ele não pudesse se livrar do demônio, corporalmente de seu corpo, como ele deveria sair dele espiritualmente de sua alma, através de sua própria vontade, força e poder? Pois a alma era a causa porque o corpo estava possuído, o que também era uma punição pelo pecado. É mais difícil livrar-se do pecado do que da punição; a alma é sempre mais possuída que o corpo; o diabo deixa para o corpo sua força natural e atividade; mas a alma ele perde de entendimento, razão e poder, como vemos em pessoas possuídas.

Vamos marcar como Cristo retrata o diabo. Ele o nomeia um gigante forte que mantém um castelo; isto é, o diabo tem não apenas o mundo em posse, como seu próprio reino, mas ele o fortalece de tal maneira que nenhuma criatura humana pode tirá-lo dele, e ele o mantém também em tal subordinação que ele faz mesmo o que ele tiver vontade de fazer. Agora, tanto quanto um castelo é capaz de se defender contra o tirano que nele existe, tanto o livre arbítrio e a força humana são capazes de se defender contra o diabo; isto é, de jeito algum. E assim como o castelo deve primeiro ser superado por um gigante mais forte, para ser ganho do tirano, mesmo assim a humanidade deve ser libertada e recuperada do diabo através de Cristo. Nisto, vemos claramente que nossos atos e justiça não podem ajudar em nada para nossa libertação, mas somente pela graça e poder de Deus.

Oh! Quão excelente e confortável é o evangelho, no qual nosso Salvador, Cristo, mostra que coração de amor ele tem para com os pobres pecadores, que nada podem fazer por nós mesmos para nossa salvação.

Porque, como uma ovelha tola, não pode dar ouvidos a si mesma, para que não erre, nem se desvie, a menos que o pastor sempre a conduza; sim, e quando ele errou, extraviou-se e se perdeu, não pode encontrar o caminho certo, nem chegar ao pastor, mas o pastor deve ir atrás dele, e procurar até encontrá-lo, e quando ele o encontrar, deve carregá-lo, para o fim não se assustar com ele novamente, se perder ou ser rasgado pelo lobo: assim também não podemos nos ajudar, nem atingir uma consciência pacífica, nem fugir do diabo, morte e inferno, a menos que o próprio Cristo e nos chama por sua Palavra; e quando chegamos a ele e possuímos a verdadeira fé, ainda assim nós, de nós mesmos, não somos capazes de nos manter nele nem de permanecer em pé, a menos que ele sempre nos sustente através da Palavra e do espírito, visto que o diabo está por toda parte à espreita de nós, como um leão que ruge, procurando nos devorar.

Eu gostaria de saber como quem nada sabe de Deus deve saber governar a si mesmo; como ele, que é concebido e nascido em pecado, como todos nós somos, e é por natureza um filho da ira, e inimigo de Deus, deve saber como encontrar o caminho certo e permanecer nele, quando, como Isaías diz: “Nós nada podemos fazer senão extraviar-se.” Como é possível que nos defendamos contra o diabo, que é um Príncipe deste mundo, e nós, seus prisioneiros, quando, com toda a nossa força, não somos capazes de impedir uma folha ou uma mosca nos machucando? Eu digo, como podemos nós miseráveis infelizes presumimos gabar-nos de conforto, ajuda e conselho contra o julgamento de Deus, sua ira e morte eterna, quando não podemos dizer que caminho procurar ajuda, conforto ou conselho, não, não no menos de nossas necessidades corporais, como nos ensina a experiência cotidiana, seja para nós mesmos ou para os outros?

Portanto, você pode corajosamente concluir, que tão pouco como uma ovelha pode ajudar a si mesma, mas precisa esperar por toda a assistência do pastor, tão pouco, muito menos, uma criatura humana pode encontrar consolo, ajuda e conselho de si mesmo, em casos relativos à salvação, mas deve aguardar e esperar por eles somente de Deus, seu pastor, que está mil vezes mais disposto a fazer tudo de bom para suas ovelhas do que qualquer pastor temporário para as suas.

Agora, vendo que a natureza humana, através do pecado original, é totalmente estragada e pervertida, exterior e interiormente, em corpo e alma, onde está então o livre arbítrio e a força humana? Onde as tradições humanas, e os pregadores das obras, que ensinam que devemos fazer uso de nossas próprias habilidades e por nossas próprias obras, obtêm a graça de Deus e, como dizem, são filhos da salvação? Oh! doutrina tola e falsa! - porque estamos totalmente despreparados com nossas habilidades, com nossa força e obras, quando se trata de combate, para ficar de pé ou resistir. Como pode aquele homem ser reconciliado com Deus, a quem ele não pode suportar ouvir, mas voa para uma criatura humana, esperando mais amor e favor daquele que é pecador, do que ele faz de Deus? Não é este um excelente livre arbítrio para a reconciliação e a expiação?

Os filhos de Israel no Monte Sinai, quando Deus lhes deu os Dez Mandamentos, mostraram claramente que a natureza humana e o livre arbítrio não podem fazer nada ou subsistir diante de Deus; pois temiam que Deus atacasse de repente entre eles, segurando-o apenas por um demônio, um carrasco e um atormentador, que não fazia nada além de atrito e fumaça.

~

Notas de tradução:

1 Ou Pais da Igreja.
2 Ou, com ênfase exagerada.
3 Gênesis 6:5 (NVI).
4 Gênesis 8:21 (NVI).
5 Não é apenas a causa eficiente da justificação, mas é material.
6 João 6:44 (NVI).
7 Lucas 11:20 (NVI).

Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: