ad

A Presença Universal

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? 
Salmo 139: 7 (NVI)

Em todo ensinamento cristão, certas verdades básicas são encontradas, às vezes ocultas, e antes presumidas do que afirmadas, mas necessárias a toda a verdade, pois as cores primárias são encontradas e necessárias à pintura final. Tal verdade é a imanência divina.

Deus habita em Sua criação e está em toda parte indivisivelmente presente em todas as Suas obras. Isso é ousadamente ensinado pelo profeta e apóstolo e é aceito pela teologia cristã em geral. Isto é, aparece nos livros, mas por alguma razão não se afundou no coração do cristão comum, de modo a tornar-se parte de seu eu crente. Os mestres cristãos fogem de todas as suas implicações e, se mencionarem isso, reduzem-no até que ele tenha pouco significado. Eu acho que a razão para isso ser o medo de ser acusado de panteísmo; mas a doutrina da Presença divina definitivamente não é panteísmo.

O erro do panteísmo é muito palpável para enganar qualquer um. É que Deus é a soma de todas as coisas criadas. Natureza e Deus são um só, de modo que quem toca uma folha ou uma pedra toca Deus. Isso é claro, é para degradar a glória da divindade incorruptível e, em um esforço para tornar todas as coisas divinas, banir completamente toda a divindade do mundo.

A verdade é que, enquanto Deus habita em Seu mundo, Ele é separado por um abismo para sempre intransponível. Por mais intimamente que Ele possa ser identificado com o trabalho de Suas mãos, eles são e devem ser eternamente diferentes de Ele, e Ele é e deve ser antecedente e independente deles. Ele é transcendente acima de todas as Suas obras mesmo quando Ele é imanente dentro delas.

O que agora a imanência divina significa na experiência cristã direta? Significa simplesmente que Deus está aqui. Onde quer que estejamos, Deus está aqui. Não há lugar, não pode haver lugar onde Ele não esteja. Dez milhões de inteligências situadas em tantos pontos no espaço e separadas por distâncias incompreensíveis podem cada um dizer com igual verdade que Deus está aqui. Nenhum ponto está mais perto de Deus do que qualquer outro ponto. É exatamente tão perto de Deus de qualquer lugar quanto de qualquer outro lugar. Ninguém está a uma distância menor ou mais próxima de Deus do que qualquer outra pessoa.

Estas são verdades acreditadas por todo cristão instruído. Resta-nos pensar sobre eles e orar sobre eles até que eles começam a brilhar dentro de nós.

"No princípio, Deus." Não importa, pois a matéria não é auto-causadora. Requer uma causa antecedente e Deus é essa Causa. Não lei, pois a lei é apenas um nome para o curso que toda a criação segue. Esse curso teve que ser planejado, e o Planejador é Deus. Não importa, pois a mente também é uma coisa criada e deve ter um Criador por trás dela. No princípio, Deus, a causa não causada da matéria, mente e lei. Lá devemos começar.

Adão pecou e, em seu pânico, tentou freneticamente fazer o impossível: tentou se esconder da Presença de Deus. Davi também deve ter tido pensamentos selvagens de tentar escapar da Presença, pois ele escreveu: "Para onde devo ir do teu espírito? Ou para onde fugirei da tua presença?" Então ele passou por um dos seus mais belos salmos para celebrar a glória da imanência divina. "Se eu subir ao céu, tu estás lá: se eu fizer minha cama no inferno, eis que tu estás aí. Se eu tomar as asas da manhã e habitar nas extremidades do mar; leva-me, e a tua mão direita me segurará. E ele sabia que o ser de Deus e a visão de Deus são os mesmos, que a Presença que a viu estava com ele antes mesmo de nascer, observando o mistério da vida que se desdobrava. Salomão exclamou: "Mas, na verdade, Deus habitará na terra? Eis que o céu e o céu dos céus não te podem conter; quanto menos esta casa que edifiquei." Paulo assegurou aos atenienses que "Deus não está longe de qualquer um de nós: pois nele vivemos, nos movemos e temos nosso ser".

Se Deus está presente em todos os pontos do espaço, se não podemos ir aonde Ele não está, não podemos sequer conceber um lugar onde Ele não esteja, por que então essa Presença não se tornou o único fato universalmente celebrado do mundo? O patriarca Jacó, "no deserto uivando," deu a resposta a essa pergunta. Ele viu uma visão de Deus e gritou maravilhado: "Certamente o Senhor está neste lugar; e eu não sabia". Jacob nunca tinha estado por uma pequena divisão de um momento fora do círculo daquela Presença que a tudo impregnava. Mas ele não sabia disso. Esse foi o seu problema e é nosso. Os homens não sabem que Deus está aqui. Que diferença faria se soubessem.

A Presença e a manifestação da Presença não são as mesmas. Pode haver um sem o outro. Deus está aqui quando estamos totalmente inconscientes disso. Ele é manifesto somente quando e como estamos conscientes de Sua Presença. De nossa parte, deve haver entrega ao Espírito de Deus, pois o Seu trabalho é para nos mostrar o Pai e o Filho. Se cooperarmos com Ele em obediência amorosa, Deus se manifestará a nós, e essa manifestação será a diferença entre uma vida cristã nominal e uma vida radiante com a luz de Sua face.

Sempre, em toda parte, Deus está presente e sempre procura descobrir a si mesmo. Para cada um ele revelaria não apenas que Ele é, mas o que Ele é também. Ele não precisou ser persuadido a descobrir-se a Moisés. "E o Senhor desceu na nuvem e ficou ali com ele, e proclamou o nome do Senhor." Ele não apenas fez uma proclamação verbal de Sua natureza, mas revelou Seu próprio Ser a Moisés, de modo que a pele do rosto de Moisés brilhou com a luz sobrenatural. Será um grande momento para alguns de nós quando começarmos a acreditar que a promessa de Deus de auto-revelação é literalmente verdadeira: que Ele prometeu muito, mas prometeu não mais do que Ele pretende cumprir.

Nossa busca por Deus é bem-sucedida apenas porque Ele está sempre buscando se manifestar a nós. A revelação de Deus para qualquer homem não é Deus vindo de longe para fazer uma breve e importante visita à alma do homem. Assim, pensar nisso é entender mal tudo. A aproximação de Deus à alma ou da alma a Deus não deve ser pensada em termos espaciais. Não há ideia de distância física envolvida no conceito. Não é uma questão de milhas, mas de experiência.

Falar de estar perto ou longe de Deus é usar a linguagem em um sentido sempre entendido quando aplicado a nossos relacionamentos humanos comuns. Um homem pode dizer: "Sinto que meu filho está chegando mais perto de mim à medida que envelhece", e, no entanto, esse filho vive do lado de seu pai desde que nasceu e nunca esteve longe de casa mais do que um filho. dia ou assim em toda a sua vida. O que então o pai pode significar? Obviamente, ele está falando de experiência. Ele quer dizer que o menino está chegando a conhecê-lo mais intimamente e com uma compreensão mais profunda, que as barreiras do pensamento e do sentimento entre os dois estão desaparecendo, que pai e filho estão cada vez mais unidos em mente e coração.

Então, quando cantamos, "aproxima-me mais perto, abençoado Senhor", não estamos pensando na proximidade do lugar, mas na proximidade do relacionamento. É para aumentar os graus de consciência que oramos, por uma consciência mais perfeita da Presença divina. Nós nunca precisamos gritar através dos espaços para um Deus ausente. Ele está mais perto do que a nossa própria alma, mais perto do que nossos pensamentos mais secretos.

Por que algumas pessoas "encontram" Deus de uma maneira que os outros não fazem? Por que Deus manifesta sua presença para alguns e deixa multidões de outros lutarem na meia-luz da experiência cristã imperfeita? Claro que a vontade de Deus é a mesma para todos. Ele não tem favoritos dentro de sua casa. Tudo o que Ele já fez por algum de Seus filhos Ele fará por todos os Seus filhos. A diferença não está com Deus, mas com a gente.

Escolha ao acaso uma série de grandes santos cujas vidas e testemunhos são amplamente conhecidos. Deixe-os ser personagens da Bíblia ou cristãos bem conhecidos dos tempos pós-bíblicos. Você será surpreendido instantaneamente com o fato de que os santos não eram iguais. Às vezes as semelhanças eram tão grandes a ponto de serem positivamente brilhantes. Quão diferente, por exemplo, foi Moisés de Isaías; quão diferente foi Elias de Davi; como eram diferentes entre João e Paulo, São Francisco e Lutero, Finney e Thomas de Kempis. As diferenças são tão amplas quanto a própria vida humana: diferenças de raça, nacionalidade, educação, temperamento, hábitos e qualidades pessoais. No entanto, todos eles caminharam, cada um em seu dia, por um caminho elevado de vida espiritual, muito acima do caminho comum.

Suas diferenças devem ter sido incidentais e aos olhos de Deus sem significado. Em alguma qualidade vital, eles devem ter sido iguais. O que foi isso?

Atrevo-me a sugerir que a única qualidade vital que eles tinham em comum era a receptividade espiritual. Algo neles estava aberto para o céu, algo que os instigava a Deus. Sem tentar qualquer coisa como uma análise profunda, direi simplesmente que eles tinham consciência espiritual e que eles continuaram a cultivá-la até que ela se tornasse a maior coisa em suas vidas. Eles diferiam da pessoa média quando sentiam o desejo interior de fazer algo a respeito. Eles adquiriram o hábito de uma resposta espiritual ao longo da vida. Eles não foram desobedientes à visão celestial. Como Davi explicou claramente: "Quando tu disseres, procurai minha face; meu coração te disse: Teu rosto, Senhor, procurarei."

Como com tudo de bom na vida humana, de volta de essa receptividade é Deus. A soberania de Deus está aqui, e é sentida até mesmo por aqueles que não colocaram ênfase particular nela teologicamente. O piedoso Michael Angelo confessou isso em um soneto:

Meu coração desassistido é barro estéril,Isso do seu eu nativo não pode alimentar nada:De obras boas e piedosas Tu és a semente,Isso só acelera onde Tu dizes:A menos que Tu nos mostre Teu verdadeiro caminhoNenhum homem pode encontrá-lo: pai! Tu deves liderar.

Estas palavras retribuirão o estudo como o testemunho profundo e sério de um grande cristão.

Por mais importante que seja o fato de reconhecermos Deus trabalhando em nós, eu ainda advertiria contra uma preocupação demasiadamente grande com o pensamento. É um caminho seguro para a passividade estéril. Deus não nos responsabilizará por compreender os mistérios da eleição, predestinação e soberania divina. A melhor e mais segura maneira de lidar com essas verdades é levantar os olhos para Deus e, em profunda reverência, dizer: "Ó Senhor, tu sabes." Essas coisas pertencem ao profundo e misterioso Profundo da onisciência de Deus. Buscar neles pode fazer teólogos, mas nunca fará santos.

Receptividade não é uma coisa única; é um composto, uma mistura de vários elementos dentro da alma. É uma afinidade para com uma resposta simpática a um desejo de ter. A partir disso, pode-se concluir que ela pode estar presente em graus, para que possamos ter pouco, mais ou menos, dependendo do indivíduo. Pode ser aumentado por exercício ou destruído por negligência. Não é uma força soberana e irresistível que vem sobre nós como uma tomada de cima. É uma dádiva de Deus, na verdade, mas que deve ser reconhecida e cultivada como qualquer outra dádiva, se for para realizar o propósito para o qual foi dada.

Não ver isso é a causa de um colapso muito sério no evangelicalismo moderno. A idéia de cultivo e exercício, tão cara aos santos da antiguidade, agora não tem lugar em nosso quadro religioso total. É muito lento, muito comum. Nós agora exigimos glamour e ação dramática de fluxo rápido. Uma geração de cristãos criados entre botões e máquinas automáticas está impaciente com métodos mais lentos e menos diretos de alcançar seus objetivos. Temos tentado aplicar métodos da era da máquina às nossas relações com Deus. Nós lemos nosso capítulo, temos nossas devoções curtas e corremos para longe, na esperança de compensar nossa profunda falência interna participando de outra reunião do evangelho ou ouvindo outra história emocionante contada por um aventureiro religioso que recentemente voltou de longe.

Os resultados trágicos deste espírito são todos sobre nós. Vida rasa, filosofias religiosas vazias, a preponderância do elemento de diversão nas reuniões do evangelho, a glorificação dos homens, confiança nas externalidades religiosas, comunhões quase-religiosos, métodos de vendedores, o confundimento da personalidade dinâmica com o poder do Espírito: estes e tais são os sintomas de uma doença maligna, uma doença profunda e grave da alma.

Para esta grande doença que está sobre nós, ninguém é responsável, e nenhum cristão está totalmente livre de culpa. Todos nós contribuímos, direta ou indiretamente, com este triste estado de coisas. Temos sido cegos demais para ver, ou tímidos demais para falar, ou auto-satisfeitos demais para desejar algo melhor do que a dieta pobre com que os outros parecem satisfeitos. Em outras palavras, aceitamos as noções uns dos outros, copiamos as vidas uns dos outros e transformamos as experiências uns dos outros em modelos próprios. E por uma geração a tendência tem sido descendente. Agora chegamos a um lugar baixo de areia e grama queimada e, pior de tudo, fizemos a Palavra da Verdade conforme nossa experiência e aceitamos este plano baixo como o próprio pasto dos abençoados.

Isso exigirá um coração determinado e mais do que um pouco de coragem para nos desvencilhar das garras de nossos tempos e retornar aos caminhos bíblicos. Mas isto pode ser feito. De vez em quando, no passado, os cristãos precisavam fazê-lo. A história registrou vários retornos em grande escala liderados por homens como São Francisco, Martinho Lutero e George Fox. Infelizmente, parece não haver Lutero ou Fox no horizonte no presente. Se outro retorno desse tipo pode ou não ser esperado antes da vinda de Cristo é uma questão sobre a qual os cristãos não estão totalmente de acordo, mas isso não é de grande importância para nós agora.

O que Deus em Sua soberania ainda pode fazer em escala mundial eu não pretendo saber: mas o que Ele fará pelo simples homem ou mulher que busca Seu rosto, acredito que conheço e posso contar aos outros. Que todo homem se volte para Deus a sério, que comece a exercer-se para a piedade, procure desenvolver seus poderes de receptividade espiritual pela confiança, obediência e humildade, e os resultados excederão qualquer coisa que ele possa ter esperado em sua vida mais magra e fraca. dias.

Qualquer homem que por arrependimento e um retorno sincero a Deus se libertará do molde em que foi mantido, e irá para a própria Bíblia por seus padrões espirituais, ficará encantado com o que encontrar lá.

Vamos dizer de novo: A Presença Universal é um fato. Deus está aqui. O universo inteiro está vivo com a vida dele. E Ele não é um Deus estranho ou estranho, mas o Pai familiar de nosso Senhor Jesus Cristo, cujo amor há milhares de anos envolveu a raça de homens pecadores. E sempre Ele está tentando chamar nossa atenção, revelar-se a nós, comunicar-se conosco. Temos dentro de nós a capacidade de conhecê-lo, se quisermos, mas responderemos às suas aberturas. (E isso nós chamamos de perseguir a Deus!) Nós O conheceremos em grau crescente, à medida que nossa receptividade se tornar mais perfeita pela fé, amor e prática.

Ó Deus e Pai, eu me arrependo da minha preocupação pecaminosa com as coisas visíveis. O mundo tem sido demais comigo. Você esteve aqui e eu não sabia. Eu tenho sido cego para a tua presença. Abra meus olhos para que eu possa contemplar a Ti e ao meu redor. Por amor a Cristo, amém.

~

A. W. Tozer
Livro: Em busca de Deus
Título original: The persuit of God
Disponível em Gutenberg.


Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: