ad

Sobre o perigo de não ser exemplar na prática de todas as virtudes cristãs

EMBORA a bondade de Deus e Suas ricas misericórdias em Cristo Jesus são uma garantia suficiente para nós, que Ele será misericordioso com nossas fraquezas e fraquezas inevitáveis, isto é, para os fracassos que são os efeitos da ignorância ou da surpresa; contudo, não temos razão para esperar a mesma misericórdia em relação àqueles pecados em que vivemos, por falta de intenção de evitá-los.

Por exemplo; o caso de um palavrão comum, que morre nessa culpa, parece não ter título para a misericórdia Divina; por esta razão, porque ele não pode mais alegar qualquer fraqueza ou enfermidade em sua desculpa, do que o homem que escondeu seu talento na terra poderia alegar sua falta de força para mantê-lo fora da terra.

Mas agora, se este é o raciocínio correto no caso de um plebeu comum, que seu pecado não deve ser considerado uma fragilidade perdoável, porque ele não tem fraqueza para pleitear em sua desculpa, por que então não levamos esse raciocínio para sua verdadeira extensão? por que não tanto condenamos todos os outros erros da vida, que não tem mais fraqueza para alegar em sua desculpa do que o juramento comum?

Pois se isso é tão ruim, porque pode ser evitado, se o fizermos sinceramente, não devemos, então, que todos os outros modos errôneos de vida sejam muito culpados, se vivermos neles, não por fraqueza e incapacidade, mas porque nós nunca sinceramente pretendíamos evitá-los?

Por exemplo; talvez você não tenha feito nenhum progresso nas virtudes cristãs mais importantes, você quase não foi em humildade e caridade; agora, se o seu fracasso nesses deveres é puramente devido à sua falta de intenção de realizá-los em qualquer grau verdadeiro, você não tem tão pouco a ponto de implorar por si mesmo, e você não é tanto sem toda desculpa, quanto o comum jurador?

Por que, portanto, você não pressiona essas coisas para casa em sua consciência? Por que você não acha perigoso que você viva em tais defeitos, como estão em seu poder de emendar, pois é perigoso para um suposto comum viver na violação desse dever, o que ele está em seu poder observar? Não é negligência e falta de intenção sincera, tão culpável em um caso como em outro?

Você pode estar tão distante da perfeição cristã, quanto o mais comum é manter o terceiro mandamento; você não está, portanto, tão condenado pelas doutrinas do Evangelho, como o que jura é pelo terceiro mandamento?

Você talvez dirá que todas as pessoas ficam aquém da perfeição do Evangelho e, portanto, você está contente com suas falhas. Mas isso não está dizendo nada para o propósito. Pois a questão não é se a perfeição do Evangelho pode ser plenamente alcançada, mas se você chega tão perto quanto uma intenção sincera e diligente diligência pode levá-lo. Se você não está em um estado muito mais baixo do que você poderia estar, se você sinceramente planejou, e cuidadosamente trabalhou, para avançar em todas as virtudes cristãs?

Se você é tão avançado na vida cristã quanto os seus melhores esforços podem torná-lo, então você pode justamente esperar que suas imperfeições não sejam colocadas à sua disposição: mas se seus defeitos de piedade, humildade e caridade, são devido à sua negligência e a intenção sincera de ser tão eminente quanto possível nessas virtudes, então você se deixa tanto sem desculpa quanto aquele que vive no pecado do xingamento, pela falta de uma intenção sincera de se afastar dela.

A salvação de nossas almas é apresentada na Escritura como uma dificuldade, que exige toda nossa diligência, que deve ser trabalhada com temor e tremor. [Filipenses 2. 12]

É-nos dito que "o estreito é o portão, e estreito é o caminho que conduz à vida, e poucos são os que o encontram". [Mateus 7. 14] Que "muitos são chamados, mas poucos são escolhidos". Mateus 22. 14 E que muitos perderão a salvação deles, que parecem ter se esforçado para obtê-la: como nestas palavras: "Esforcem-se por entrar pela porta estreita: pois muitos, eu vos digo, procura entrar, e não poderá. " [Lucas 13 24]

Aqui nosso bendito Senhor nos ordena a nos esforçarmos para entrar, porque muitos falharão, e somente procurarão entrar. Por meio do qual somos claramente ensinados, que a religião é um estado de trabalho e esforço, e que muitos falharão em sua salvação; não porque não se importassem nem se importassem com isso, mas porque não se esforçavam nem se importavam o suficiente; eles só procuraram, mas não se esforçaram para entrar.

Todo cristão, portanto, deve também examinar sua vida por essas doutrinas, como pelos mandamentos. Pois essas doutrinas são como marcas claras de nossa condição, pois os mandamentos são sinais claros de nosso dever.

Pois se a salvação é dada somente àqueles que se esforçam por isso, então é razoável para mim considerar se o meu curso de vida é um curso de esforço para obtê-lo, a fim de considerar se estou cumprindo algum dos mandamentos.

Se minha religião é apenas uma conformidade formal com os modos de adoração que estão na moda em que eu vivo; se não me custar nenhuma dor ou problema; se não me colocar sob regras e restrições; se não tenho pensamentos cuidadosos e reflexões sóbrias sobre isso, não é uma grande fraqueza pensar que estou me esforçando para entrar no portão estreito?

Se estou procurando tudo o que possa deleitar meus sentidos e regalar meus apetites; gastando meu tempo e fortuna em prazeres, diversões e prazeres mundanos; um estranho para vigílias, jejuns, orações e mortificação; como se pode dizer que estou trabalhando minha salvação com medo e tremor?

Se não há nada na minha vida e conversa que me mostre diferente dos judeus e dos pagãos; se eu uso o mundo e os prazeres mundanos, como a generalidade das pessoas agora faz e em todas as eras tem feito; Por que eu deveria pensar que estou entre aqueles poucos que estão andando no caminho estreito para o céu?

E, no entanto, se o caminho é estreito, se ninguém pode andar nele, mas aqueles que se esforçam, não é necessário que eu o considere, se o caminho que estou em ser estreito o suficiente, ou o trabalho que eu tomo ser um esforço suficiente , para considerar se eu observo suficientemente o segundo ou terceiro mandamento?

A soma deste assunto é esta: Das supracitadas e muitas outras passagens da Escritura, parece claro que nossa salvação depende da sinceridade e perfeição de nossos esforços para obtê-la.

Homens fracos e imperfeitos, apesar de suas fragilidades e defeitos, serão recebidos, como tendo agradado a Deus, se tiverem feito o máximo para agradá-Lo.

As recompensas da caridade, da piedade e da humildade serão dadas àqueles cujas vidas têm sido um trabalho cuidadoso para exercê-las no mais alto grau possível.

Não podemos oferecer a Deus o serviço dos anjos; não podemos obedecê-lo como o homem em estado de perfeição poderia; mas os homens caídos podem dar o seu melhor, e esta é a perfeição que é exigida de nós; é apenas a perfeição de nossos melhores esforços, um trabalho cuidadoso para ser o mais perfeito possível.

Mas, se pararmos com isso, por qualquer coisa que conheçamos, pararemos diante da misericórdia de Deus e não deixaremos nada que nos defenda dos termos do Evangelho. Porque Deus não fez promessas de misericórdia para com os preguiçosos e negligentes. Sua misericórdia é oferecida apenas aos nossos frágeis e imperfeitos, mas melhores esforços, para praticar todo tipo de justiça.

Como a lei para os anjos é a justiça angelical, como a lei para aperfeiçoar os seres é uma perfeição estrita, também a lei para nossas naturezas imperfeitas é a melhor obediência que nossa natureza frágil é capaz de realizar.

A medida do nosso amor a Deus parece, na justiça, ser a medida do nosso amor por todas as virtudes. Devemos amá-lo e praticá-lo com todo o nosso coração, com toda a nossa alma, com toda a nossa mente e com toda a nossa força. E quando deixamos de viver com este respeito à virtude, vivemos abaixo de nossa natureza e, em vez de sermos capazes de alegar nossas enfermidades, ficamos imputáveis ​​com negligência.

É por essa razão que somos exortados a trabalhar nossa salvação com medo e tremor; porque a menos que nosso coração e nossas paixões se inclinem avidamente para a obra de nossa salvação; a menos que os medos sagrados animem nossos esforços e mantenham nossas consciências rígidas e sensíveis sobre cada parte de nosso dever, examinando constantemente como vivemos e como estamos aptos a morrer; com toda a probabilidade cairemos num estado de negligência e nos sentaremos em tal curso de vida, como nunca nos levarão às recompensas do céu.

E aquele que considera que um Deus justo só pode fazer concessões que sejam adequadas à Sua justiça, para que nossas obras sejam todas examinadas pelo fogo, descobrirá que o medo e o tremor são temperamentos apropriados para aqueles que estão se aproximando de tão grande tentativas.

E, de fato, não há probabilidade de que alguém deva fazer todo o dever que se espera dele, ou que progrida na piedade, que a santidade e a justiça de Deus exigem dele, mas aquele que tem medo de ficar aquém dele. .

Ora, isso não tem a intenção de possuir a mente das pessoas com uma ansiedade escrupulosa e de se desinteressar no serviço de Deus, mas preenchê-las com o justo medo de viver em preguiça e ociosidade, negligenciando as virtudes que desejarão. no dia do julgamento. É para excitá-los a um exame sério de suas vidas, a tal zelo, cuidado e preocupação após a perfeição cristã, como eles usam em qualquer assunto que tenha ganho seu coração e afeições. É apenas desejá-los ser tão apreensivos de seu estado, tão humildes na opinião de si mesmos, tão sinceros após graus mais elevados de piedade, e tão temerosos de não terem felicidade, como o grande apóstolo São Paulo era, quando ele assim escreveu aos filipenses: "Não como se eu já tivesse atingido, ou já eram perfeitos: (...) mas uma coisa eu faço, esquecendo as coisas que estão por trás, e estendendo as coisas que estão antes, eu pressiono para ... guarda a marca pelo prêmio do alto chamado de Deus em Cristo Jesus. " E então ele acrescenta: "Portanto, sejamos tantos quantos forem perfeitos, tenhamos a mente". [Filipenses 3. 12-15]

Mas agora, se o apóstolo considerasse necessário que aqueles que estavam em seu estado de perfeição estivessem "assim preocupados", isto é, laborando, pressionando e aspirando a algum grau de santidade, ao qual eles não eram então chegados com certeza, é muito mais necessário para nós, que nascemos nos resíduos do tempo, e trabalharmos sob grandes imperfeições, sermos "assim pensados", isto é, assim seriamente e esforçando-nos depois de tais graus de uma vida santa e divina, como nós ainda não atingimos.

A melhor maneira de qualquer um saber quanto deve aspirar à santidade é considerar não o quanto facilitará sua vida presente, mas perguntar a si mesmo o quanto acha que o tornará mais fácil na hora da morte.

Agora, qualquer homem que ouse ser tão sério, a ponto de colocar essa questão para si mesmo, será forçado a responder que, na morte, todos desejarão que ele tenha sido tão perfeito quanto a natureza humana pode ser.

Não é isto, portanto, suficiente para nos colocar não somente em desejar, mas em laborar após toda essa perfeição, a qual nós então lamentaremos a falta de? Não é loucura excessiva estar contente com tal curso de piedade, como já sabemos que não pode nos contentar, no momento em que assim o desejarmos, a ponto de não ter mais nada para nos consolar? Como podemos levar uma condenação mais severa contra nós mesmos do que crer que, na hora da morte, desejaremos as virtudes dos santos e desejaríamos que estivéssemos entre os primeiros servos de Deus e, no entanto, não adotássemos métodos de salvação? chegando ao auge da piedade, enquanto estamos vivos?

Embora isto seja um absurdo que podemos facilmente passar no presente, enquanto a saúde de nossos corpos, as paixões de nossas mentes, o ruído, e a pressa, e prazeres e negócios do mundo, nos conduzem com olhos que não vêem e ouvidos que não ouvem; mas, na morte, ele se colocará diante de nós em uma magnitude terrível, nos assombrará como um fantasma sombrio, e nossa consciência nunca nos permitirá tirar os olhos dele.

Vemos nos assuntos mundanos, que tormento é a auto-condenação e quão dificilmente um homem é capaz de perdoar a si mesmo, quando se coloca em alguma calamidade ou desgraça, puramente por sua própria insensatez. A aflição é feita duplamente atormentadora, porque ele é forçado a cobrar tudo sobre si mesmo, como seu próprio ato e ação, contra a natureza e a razão das coisas, e contrário ao conselho de todos os seus amigos.

Agora, com isso, podemos até certo ponto adivinhar quão terrível será a dor dessa auto-condenação, quando um homem se encontrar nas misérias da morte sob a severidade de uma consciência auto-condenadora, cobrando toda a sua aflição de sua própria insensatez. e a loucura, contra o sentido e a razão de sua própria mente, contra todas as doutrinas e preceitos da religião, e contrária a todas as instruções, chamados e advertências, tanto de Deus quanto do homem.

Penitens [1] era um comerciante atarefado e notável, e muito próspero em seus negócios, mas morreu no trigésimo quinto ano de sua idade.

Um pouco antes de sua morte, quando os médicos o entregaram, alguns de seus vizinhos vieram uma noite para vê-lo, ocasião em que ele falou para eles:

Eu vejo, meus amigos, a terna preocupação que você tem por mim, pela tristeza que aparece em seu semblante, e eu conheço os pensamentos que você tem agora sobre mim. Você pensa como é melancólico o caso, ver um homem tão jovem e em negócios tão florescentes, entregues à morte. E talvez, se eu tivesse visitado algum de vocês na minha condição, eu deveria ter tido os mesmos pensamentos sobre você.

Mas agora, meus amigos, meus pensamentos não são mais como seus pensamentos do que minha condição é como a sua.

Não me custa agora pensar que devo morrer jovem ou antes de ter levantado uma propriedade.

Essas coisas agora estão afundadas em tais meras palavras, que eu não tenho nome suficiente para chamá-las. Pois se em poucos dias ou horas, eu devo deixar esta carcaça para ser enterrada na terra, e para me encontrar para sempre feliz no favor de Deus, ou eternamente separado de toda luz e paz, qualquer palavra pode expressar suficientemente pequenez de tudo mais?

Existe algum sonho como o sonho da vida, que nos diverte [2] com a negligência e desconsideração dessas coisas? Existe alguma loucura como a loucura do nosso estado varonil, que é muito sábio e atarefado, para estar à vontade para essas reflexões?

Quando consideramos a morte como uma miséria, pensamos apenas nela como uma separação miserável dos prazeres desta vida. Raramente choramos um velho que morre rico, mas lamentamos os jovens que são levados no progresso de sua fortuna. Vocês mesmos me olham com pena, não que eu esteja indo despreparado para encontrar o Juiz de rápido e morto, mas que eu devo deixar um comércio próspero na flor da minha vida.

Quando consideramos a morte como uma miséria, pensamos apenas nela como uma separação miserável dos prazeres desta vida. Raramente choramos um velho que morre rico, mas lamentamos os jovens que são levados no progresso de sua fortuna. Vocês mesmos me olham com pena, não que eu esteja indo despreparado para encontrar o Juiz de rápido e morto, mas que eu devo deixar um comércio próspero na flor da minha vida.

Pois o que há de miserável ou terrível na morte, mas as conseqüências disso? Quando um homem está morto, o que significa alguma coisa para ele, mas o estado em que ele está?

Nosso pobre amigo Lépido [3] morreu, você sabe, enquanto ele se vestia para um banquete: você acha que agora é parte do problema dele, que ele não viveu até que o entretenimento acabasse? Festas e negócios, e prazeres e prazeres, parecem-nos grandes coisas, enquanto não pensamos em mais nada; mas assim que acrescentamos a morte a eles, todos se afundam em igual pequenez; e a alma que está separada do corpo não mais lamenta a perda de negócios do que a perda de uma festa.

Se estou indo agora para as alegrias de Deus, poderia haver algum motivo para lamentar, que isso aconteceu comigo antes dos quarenta anos de idade? Poderia ser uma coisa triste ir para o Céu, antes de eu ter feito mais algumas barganhas, ou ficar um pouco mais atrás de um balcão?

E se eu tiver que ir entre os espíritos perdidos, poderia haver alguma razão para estar contente, que isso não aconteceu comigo até que eu estivesse velho e cheio de riquezas?

Se os bons Anjos estivessem prontos para receber minha alma, poderia haver algum pesar para mim, que eu estava morrendo em uma pobre cama em um sótão?

E se Deus me entregou aos espíritos malignos, para ser arrastado por eles a lugares de tormentos, poderia ser algum consolo para mim, que eles me encontrassem em um leito de estado?

Quando você está tão perto da morte quanto eu, você saberá que todos os diferentes estados da vida, seja de juventude ou idade, riquezas ou pobreza, grandeza ou mesquinhez, não significam mais para você, do que se você morre pobre ou imponente. apartamento.

A grandeza daquelas coisas que seguem a morte faz tudo o que acontece antes de afundar em nada.

Agora que o julgamento é a próxima coisa que eu procuro, e felicidade eterna ou miséria vem tão perto de mim, todos os prazeres e prosperidades da vida parecem tão vãos e insignificantes, e não têm mais a ver com a minha felicidade, do que as roupas que eu usava antes que eu pudesse falar.

Mas, meus amigos, como me surpreende que nem sempre tenha tido esses pensamentos? pois o que há nos terrores da morte, nas vaidades da vida, ou nas necessidades de piedade, mas o que eu poderia ter tão fácil e plenamente visto em qualquer parte da minha vida?

Que coisa estranha é que um pouco de saúde, ou o pobre negócio de uma loja, nos mantenha tão insensíveis a estas grandes coisas, que estão vindo tão rápido sobre nós!

Assim como você veio ao meu quarto, eu estava pensando comigo mesmo, que número de almas existem agora no mundo, em minha condição neste exato momento, surpreso com uma convocação para o outro mundo; alguns tirados de suas lojas e fazendas, outros de seus esportes e prazeres, estes em ternos de lei, aqueles em mesas de jogo, alguns na estrada, outros em suas próprias fogueiras, e todos apreendidos em uma hora quando eles não pensavam nisso; amedrontados com a aproximação da morte, confundidos com a vaidade de todos os seus trabalhos, projetos e projetos, atônitos com a loucura de suas vidas passadas, sem saber para que lado dirigir seus pensamentos, para encontrar algum consolo. Suas consciências voam em seus rostos, trazendo todos os seus pecados à lembrança, atormentando-os com as mais profundas convicções de sua própria insensatez, apresentando-os com a visão do juiz irado, o verme que nunca morre, o fogo que nunca se apaga, os portões do inferno, os poderes das trevas e as amargas dores da morte eterna.

Ah meus amigos! abençoe a Deus que você não é deste número, que você tem tempo e força para empregar-se em tais obras de piedade, como pode trazer-lhe a paz no final.

E leve isso junto com você, que não há nada além de uma vida de grande piedade, ou uma morte de grande estupidez, que possa afastar essas apreensões.

Se eu tivesse agora mil mundos, daria a todos eles por mais um ano, a fim de poder apresentar a Deus um ano de tamanha devoção e boas obras, como nunca antes pretendera.

Você, talvez, quando considera que eu vivi livre de escândalo e devassidão, e na comunhão da Igreja, admiro-me ao ver-me tão cheio de remorso e auto-condenação na aproximação da morte.

Mas, ai de mim! o que é uma coisa pobre, ter vivido apenas livre de assassinatos, roubo e adultério, o que é tudo o que posso dizer de mim mesmo.

Você sabe, de fato, que eu nunca fui considerado um beberrão, mas vocês são, ao mesmo tempo, testemunhas, e têm sido companheiros frequentes de minha intemperança, sensualidade e grande indulgência. E se agora vou a um julgamento, onde nada será recompensado, a não ser boas obras, posso muito bem me preocupar, embora não seja beberrão, mas não tenho sobriedade cristã para implorar por mim.

É verdade, eu tenho vivido na comunhão da Igreja, e geralmente frequento sua adoração e serviço aos domingos, quando eu não sou nem muito ocioso, ou não descartado pelos meus negócios e prazeres. Mas, então, minha conformidade com o culto público tem sido mais uma coisa do que qualquer intenção real de fazer aquilo que o serviço da Igreja supõe: se não fosse assim, eu tinha sido mais freqüente na Igreja, mais devoto quando e mais temeroso de alguma vez negligenciar isso.

Mas o que agora me surpreende acima de tudo é que nunca tive uma intenção geral de viver de acordo com a piedade do Evangelho. Isso nunca entrou na minha cabeça ou no meu coração. Eu nunca uma vez em toda a minha vida considerou se eu estava vivendo como as leis da religião diretas, ou se o meu modo de vida era tal, como me obteria a misericórdia de Deus a esta hora.

E pode-se pensar que guardei os termos da salvação do Evangelho, sem jamais pretender, de maneira séria e deliberada, conhecê-los ou mantê-los? Pode-se pensar que agradeço a Deus com a vida que Ele requer, embora eu tenha vivido sem considerar o que Ele exige, ou o quanto eu tenho feito? Quão fácil seria uma salvação, se pudesse cair em minhas mãos descuidadas, quem nunca teve tanto pensamento sério sobre isso, como sobre qualquer barganha comum que eu tenha feito?

No negócio da vida, usei prudência e reflexão. Eu fiz tudo por regras e métodos. Eu fiquei feliz em conversar com homens de experiência e julgamento, para descobrir as razões pelas quais alguns falham e outros conseguem em qualquer negócio. Não tomei nenhum passo no comércio, mas com muito cuidado e cautela, considerando todas as vantagens ou perigos que o acompanham. Eu sempre tive meus olhos no principal objetivo dos negócios e estudei todos os meios e meios de ser um ganhador com tudo que fiz.

Mas qual é a razão pela qual eu não trouxe nenhum desses temperamentos à religião? Qual é a razão pela qual eu, que falei tantas vezes da necessidade de regras, e métodos, e diligências, nos negócios mundanos, tenho tudo isso enquanto nunca pensei em quaisquer regras, ou métodos, ou gerências, para me levar? em uma vida de piedade?

Você acha que qualquer coisa pode surpreender e confundir um homem morrendo assim? Que dor você acha que um homem deve sentir quando sua consciência coloca toda essa loucura ao seu encargo, quando isso lhe mostrará quão regular, exato e sábio ele tem sido em assuntos pequenos, que se passaram como um sonho, e como? estúpido e sem sentido ele viveu, sem qualquer reflexão, sem quaisquer regras, em coisas de tal momento eterno, como nenhum coração pode concebê-las suficientemente?

Se eu tivesse apenas minhas fragilidades e imperfeições para lamentar neste momento, eu deveria estar aqui confiando humildemente nas misericórdias de Deus. Mas, ai de mim! como posso chamar uma desconsideração geral, e uma completa negligência de toda melhoria religiosa, uma fragilidade ou imperfeição, quando estava tão ao meu alcance ter sido exata, cuidadosa e diligente em um curso de piedade, como no negócio? do meu comércio?

Eu poderia ter chamado tantas ajudas, praticado tantas regras, e aprendido tantos métodos de vida santa, quanto prosperar em minha loja, se tivesse desejado, e desejado.

Ah meus amigos! Uma vida descuidada, despreocupada e desatenta aos deveres da religião, é tão sem toda a desculpa, tão indigna da misericórdia de Deus, uma vergonha para o sentido e a razão de nossas mentes, que mal posso conceber uma punição maior do que para um homem para ser jogado no estado em que estou, para refletir sobre ele.

Penitens estava aqui em frente, mas teve sua boca interrompida por uma convulsão, que nunca lhe permitiu falar mais nada. Ficou convulsionado cerca de doze horas e depois desistiu do fantasma.

Agora, se todo leitor imaginasse que esse Penitente tivesse alguma familiaridade ou relação particular com ele, e imaginasse que ele viu e ouviu tudo o que está aqui descrito; Como ele ficou ao lado de sua cama quando seu pobre amigo estava tão angustiado e agoniado, lamentando a loucura de sua vida passada, seria, com toda a probabilidade, um ensinamento de tal sabedoria que nunca entrou em seu coração antes. Se a isso ele deve considerar quantas vezes ele próprio poderia ter sido surpreendido no mesmo estado de negligência, e feito um exemplo para o resto do mundo, esta dupla reflexão, tanto sobre a angústia de seu amigo, quanto a bondade daquele Deus. , que o havia preservado dele, com toda a probabilidade amoleceria seu coração em temperamentos santos, e faria com que ele transformasse o restante de sua vida em um curso regular de piedade.

Sendo assim uma meditação tão útil, deixarei aqui o leitor, como espero, seriamente envolvido nisso.


~

William Law

Do livro Serious Call to a Devout and Holy Life (Importante chamada para uma vida devota e santa)
Capítulo III.

Disponível em CCEL (inglês).


Notas:
[1] - Penitente quase no sentido de remorso.
[2] - Ocupa a atenção (cf. Watts em 1789, estamos tão divertidos e absortos com as coisas do sentido que nos esquecemos do nosso Criador).
[3] - Elegante.

Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: