ad

Uma novela de nove cartas

I

( De Pyotr Ivanitch Para Ivan Petrovitch )

Prezado Senhor e Amigo Mais Precioso, Ivan Petrovitch,

Nos últimos dois dias, devo dizer que estou em busca de você, meu amigo, tendo que conversar sobre assuntos urgentes com você, e não posso encontrar você em lugar nenhum. Ontem, enquanto estávamos no Semyon Alexeyitch's, minha esposa fez uma piada muito boa sobre você, dizendo que Tatyana Petrovna e você eram um par de pássaros sempre na asa. Você não foi casado há três meses e já negligencia seu lar doméstico. Todos nós rimos com entusiasmo - pelo nosso genuíno sentimento gentil por você, é claro - mas, brincando, meu precioso amigo, você me deu muitos problemas. Semyon Alexeyitch disse-me que você pode estar indo ao baile no clube da União Social! Deixando minha esposa com a boa dama de Semyon Alexeyitch, eu voei para a União Social. Foi engraçado e trágico! Goste da minha posição! Eu no baile - e sozinho, sem minha esposa! Ivan Andreyitch, encontrando-me no alojamento do porteiro e me vendo sozinha, logo concluí (o patife!) Que eu tinha paixão por danças, e me pegando pelo braço, queria me arrastar à força para uma aula de dança, dizendo que estava lotado demais na União Social, que um espírito ardente não tinha espaço para se virar e que sua cabeça doía do patchouli e da mignonette. Eu não encontrei você nem Tatyana Petrovna. Ivan Andreyitch jurou e declarou que você estaria em Ai de Sagacidade, no teatro Alexandrinsky.

Eu voei para o teatro Alexandrinsky: você também não estava lá. Esta manhã eu esperava encontrá-lo em Tchistoganov - nenhum sinal de você lá. Tchistoganov enviou aos Perepalkins - a mesma coisa ali. Na verdade, estou bastante esgotada; você pode julgar quantos problemas eu tomei! Agora estou escrevendo para você (não há mais nada que eu possa fazer). Meu negócio não é de forma alguma literário (você me entende?); seria melhor nos encontrarmos cara a cara, é extremamente necessário discutir algo com você e o mais rápido possível, e por isso peço-lhe para vir até nós hoje com Tatyana Petrovna para o chá e para uma conversa à noite. Minha Anna Mihalovna ficará extremamente satisfeita em vê-lo. Você vai verdadeiramente, como eles dizem, me obrigar ao meu dia da morte. A propósito, meu precioso amigo - desde que peguei minha caneta, vou entrar em tudo que tenho contra você - tenho uma ligeira reclamação que devo fazer; na verdade, devo censurá-lo, meu valioso amigo, por um truque aparentemente muito inocente que você jogou às minhas custas... Você é um patife, um homem sem consciência. No meio do mês passado, você trouxe para minha casa um conhecido seu, Yevgeny Nikolaitch; você atestou por sua amigável e, para mim, é claro, recomendação sagrada; Regozijei-me com a oportunidade de receber o jovem de braços abertos e, quando o fiz, coloquei a cabeça em um nó. Um laço dificilmente é, mas acabou sendo um negócio bonito. Eu não tenho tempo agora para explicar, e de fato é uma coisa estranha de se escrever, apenas um pedido muito humilde para você, meu amigo malicioso: você não poderia de alguma forma muito delicadamente, de passagem, deixar uma sugestão no ouvido do jovem? que há muitas casas na metrópole além da nossa? É mais do que eu aguento, meu caro amigo! Nós caímos a seus pés, como diz nosso amigo Semyonovitch. Eu vou contar tudo sobre isso quando nos encontrarmos. Eu não quero dizer que o jovem pecou contra os bons costumes, ou é falta de qualidades espirituais, ou não é até a marca em algum outro caminho. Pelo contrário, ele é um sujeito amável e agradável; mas espere, nós nos encontraremos; Enquanto isso, se você o vir, pelo amor de Deus, sussurre uma dica para ele, meu bom amigo. Eu faria isso sozinho, mas você sabe o que eu sou, eu simplesmente não posso, e é tudo sobre isso. Você o apresentou. Mas eu me explicarei mais completamente esta noite, de qualquer maneira. Agora adeus. Eu permaneço, etc.

Obs: Meu filhinho está doente há uma semana, e piora a cada dia; ele está cortando seus pobres e pequenos dentes. Minha esposa está cuidando dele o tempo todo e está deprimida, coitadinha. Não deixe de vir, você nos dará um verdadeiro prazer, meu precioso amigo.

II

( De Ivan Petrovitch para Piotr Ivanitch )

Caro senhor, Pyotr Ivanitch!

Recebi sua carta ontem, li e fiquei perplexo. Você me procurou, sabe bem onde e eu simplesmente estava em casa. Até as dez horas eu estava esperando Ivan Ivanitch Tolokonov. Imediatamente, ao receber sua carta, saí com minha esposa, fui à custa de pegar um táxi e cheguei à sua casa por volta das seis e meia. Você não estava em casa, mas fomos recebidos pela sua esposa. Esperei para ver você até as dez e meia, não pude ficar mais tarde. Saí com minha esposa, voltei às custas de um táxi, a vi em casa e fui até os Perepalkins, pensando que poderia encontrá-lo lá, mas de novo eu estava no meu julgamento. Quando chego em casa, não durmo a noite toda, sinto-me desconfortável; de manhã, dirigi para você três vezes, às nove, às dez e às onze; três vezes eu fui à custa de um táxi e novamente você me deixou na mão.

Eu li sua carta e fiquei espantado. Você escreve sobre Yevgeny Nikolaitch, implorar-me para sussurrar alguma dica, e fazer. Não me diga o que dizer. Eu recomendo a sua cautela, mas todas as cartas não são iguais, e eu não dou documentos de importância para a minha esposa para curl-papers. Estou confuso, de fato, para saber com que motivo você escreveu tudo isso para mim. No entanto, se se trata disso, por que eu deveria me intrometer no assunto? Eu não insisto no assunto dos outros. Você não pode estar em casa com ele; Só vejo que devo ter uma explicação breve e decisiva com você e, além disso, o tempo está passando. E eu estou em dificuldades e não sei o que fazer se você for negligenciar os termos do nosso acordo. Uma jornada por nada; uma viagem custa algo também, e minha esposa está reclamando para eu conseguir um manto de veludo da última moda. Sobre Yevgeny Nikolaitch Eu me apresso em mencionar que quando eu estava no Pavel Semyonovitch Perepalkin ontem fiz perguntas sem perda de tempo. Ele tem quinhentos servos na província de Yaroslav e tem expectativas de sua avó de uma propriedade de trezentos servos perto de Moscou. Quanto dinheiro ele tem eu não posso dizer; Eu acho que você deveria saber disso melhor. Peço-lhe uma vez por todas para nomear um lugar onde eu possa conhecer você. Você conheceu Ivan Andreyitch ontem, e você escreve que ele te disse que eu estava no teatro Alexandrinsky com minha esposa. Escrevo que ele é um mentiroso e mostra quão pouco ele é digno de confiança em tais casos, que apenas anteontem ele fez sua avó com oitocentos rublos. Tenho a honra de permanecer, etc.

PS - Minha esposa vai ter um bebê; ela está nervosa com isso e se sente deprimida às vezes. No teatro, às vezes, têm armas de fogo e tempestades violentas. E por medo de um choque nos nervos da minha esposa, não a levo ao teatro. Eu não tenho grande parcialidade para o teatro.

III

( De Pyotr Ivanitch para Ivan Petrovitch )

Meu precioso amigo, Ivan Petrovitch,

Eu sou culpada, culpada, mil vezes a culpa, mas apresso-me a me defender. Entre as cinco e as seis de ontem, exatamente quando estávamos falando de você com o mais caloroso afeto, um mensageiro do tio Stepan Alexeyitch galopou com a notícia de que minha tia era muito ruim. Tendo medo de alarmar minha esposa, não disse uma palavra disso a ela, mas, a pretexto de outros assuntos urgentes, dirigi-me para a casa de minha tia. Eu a encontrei quase morrendo. Apenas às cinco horas ela teve um derrame, o terceiro que ela teve nos últimos dois anos. Karl Fyodoritch, seu médico de família, nos disse que ela poderia não viver a noite toda. Você pode julgar a minha posição, meu querido amigo. Nós estávamos em nossas pernas a noite toda em tristeza e ansiedade. Não foi até a manhã que, totalmente exausto e dominado pela fraqueza moral e física, me deitei no sofá; Esqueci-me de dizer-lhes para me acordar e só acordei às onze e meia. Minha tia foi melhor. Eu dirigi para casa para minha esposa. Ela, coitadinha, estava exausta esperando por mim. Peguei um pedaço de algo, abracei meu garotinho, tranquilizei minha esposa e parti para chamar você. Você não estava em casa. No seu apartamento, encontrei Yevgeny Nikolaitch. Quando cheguei em casa, peguei uma caneta e aqui estou escrevendo para você. Não resmungue e se cruze comigo, meu verdadeiro amigo. Bata-me, corte minha cabeça culpada dos meus ombros, mas não me prive do seu afeto. De sua esposa, aprendi que você estará na casa dos Slavyanov esta noite. Eu certamente estarei lá. Estou ansioso com a maior impaciência de ver você.

Eu permaneço, etc.

PS - Estamos em perfeito desespero com o nosso menino. Karl Fyodoritch prescreve ruibarbo. Ele geme Ontem ele não conhecia ninguém. Esta manhã ele nos conheceu, e começou a chorar papa, mamãe, vaia.... Minha esposa chorou a manhã inteira.

IV

( De Ivan Petrovitch para Piotr Ivanitch )

Meu caro senhor, Pyotr Ivanitch!

Estou escrevendo para você, no seu quarto, no seu escritório; e antes de pegar minha caneta, tenho esperado por mais de duas horas e meia para você. Agora permita-me dizer-lhe diretamente, Pyotr Ivanitch, minha opinião franca sobre este incidente miserável. De sua última carta, juntei que você era esperado nos Slavianov, que estava me convidando para ir até lá; Eu apareci, fiquei por cinco horas e não havia sinal de você. Por que eu deveria ser motivo de riso para as pessoas, você acha? Com licença, meu caro senhor... Eu vim a você esta manhã, eu esperava encontrar você, não imitando certas pessoas enganosas que procuram por pessoas, Deus sabe onde, quando elas podem ser encontradas em casa em qualquer momento escolhido. Não há sinal de você em casa. Eu não sei o que me impede de contar a você toda a dura verdade. Só vou dizer que vejo que parece que você está voltando à sua barganha em relação ao nosso acordo. E só agora refletindo sobre todo o assunto, não posso deixar de confessar que estou absolutamente espantado com o funcionamento artístico de sua mente. Eu vejo claramente agora que você está nutrindo seu design hostil há muito tempo. Essa minha suposição é confirmada pelo fato de que na semana passada, de uma maneira quase imperdoável, você tomou posse daquela carta que me foi dirigida, na qual você se deitou, embora vagamente e incoerentemente, os termos de nosso acordo em relação a uma circunstância da qual eu não preciso te lembrar. Você tem medo de documentos, você os destrói e tenta me fazer de idiota. Mas não me permitirei ser ridicularizado, pois ninguém nunca me considerou um até agora, e cada um pensou bem em mim a esse respeito. Eu estou abrindo meus olhos. Você tenta me afastar, me confundir com uma conversa sobre Yevgeny Nikolaitch, e quando com a sua carta do sétimo deste mês, que ainda estou perdida de entender, eu procuro uma explicação pessoal sua, você faz anotações falsas, enquanto você fica fora do caminho. Certamente você não acha, senhor, que eu não sou igual a perceber tudo isso? Você prometeu me recompensar pelos meus serviços, dos quais você está bem ciente, na forma de apresentar várias pessoas, e ao mesmo tempo, e eu não sei como você faz isso, você inventa pedir dinheiro emprestado de mim somas consideráveis ​​sem dar recibo, como aconteceu há pouco mais do que na semana passada. Agora, tendo o dinheiro, você fica fora do caminho e, além disso, repudia o serviço que fiz em relação a Yevgeny Nikolaitch. Provavelmente, você está pensando em minha rápida partida para Simbirsk e esperando que eu não tenha tempo para resolver seus negócios. Mas eu lhe asseguro solenemente e testifico em minha palavra de honra que, se chegar a esse ponto, estou preparado para passar mais dois meses em Petersburgo expressamente para realizar meus negócios, alcançar meus objetivos e me apoderar de você. Pois eu também, de vez em quando, sei tirar o melhor das pessoas. Em conclusão, peço para informá-lo que, se você não me der uma explicação satisfatória para o dia, primeiro por escrito e, em seguida, pessoalmente cara a cara, e não fazer uma nova declaração em sua carta dos principais pontos do acordo existindo entre nós, e não explique totalmente suas opiniões em relação a Yevgeny Nikolaitch, serei obrigado a recorrer a medidas que serão altamente desagradáveis ​​para você, e também repugnantes para mim também.

Permita-me permanecer, etc.

V

(DE PYOTR IVANITCH PARA IVAN PETROVITCH)

11 de novembro.

Meu querido e honrado amigo, Ivan Petrovitch!

Eu fui cortada para o coração por sua carta. Eu me pergunto se você não estava envergonhado, meu amigo querido, mas injusto, de se comportar assim com um de seus amigos mais devotados. Por que ter tanta pressa, e sem explicar as coisas completamente, me ferir com tais suspeitas insultuosas? Mas apresso-me a responder às suas acusações. Você não me encontrou ontem, Ivan Petrovitch, porque de repente eu fui inesperadamente chamado para um leito de morte. Minha tia, Yefimya Nikolaevna, faleceu ontem à noite às onze horas da noite. Com o consentimento geral dos parentes, fui selecionado para fazer os preparativos para a triste e dolorosa cerimônia. Eu tinha tanto a fazer que não tive tempo de te ver hoje de manhã nem de te mandar uma linha. Estou entristecido com o coração pelo mal-entendido que surgiu entre nós. Minhas palavras sobre Yevgeny Nikolaitch proferidas casualmente e em tom de brincadeira você tomou um sentido bastante errado, e atribuíram a elas um significado profundamente ofensivo para mim. Você se refere ao dinheiro e expressa sua ansiedade sobre isso. Mas sem desperdiçar palavras, estou pronto para satisfazer todas as suas reivindicações e exigências, embora deva lembrar-lhe que os trezentos e cinquenta rublos que recebi na semana passada estavam de acordo com um certo acordo e não por meio de um empréstimo. Neste último caso, certamente haveria um recibo. Não condescenderei em discutir os outros pontos mencionados em sua carta. Eu vejo que é um mal entendido. Eu vejo que é a sua pressa habitual, temperamento quente e obstinação. Sei que sua bondade e seu caráter aberto não permitirão que dúvidas persistam em seu coração e que você será, de fato, o primeiro a estender a mão para mim. Você está enganado, Ivan Petrovitch, você está muito enganado!

Embora sua carta tenha me ferido profundamente, eu deveria estar preparada até hoje para vir até você e pedir desculpas, mas desde o dia anterior estou tão ansiosa e exausta que estou completamente exausta e mal posso ficar em pé. Para completar meus problemas, minha esposa está descansada; Receio que ela esteja gravemente doente. Nosso menino, graças a Deus, é melhor; mas devo deitar minha caneta, tenho uma massa de coisas para fazer e são urgentes. Permita-me, meu querido amigo, permanecer, etc.

VI

( De Ivan Petrovitch para Piotr Ivanitch )

14 de novembro

Caro senhor, Pyotr Ivanitch!

Eu tenho esperado por três dias, eu tentei fazer um uso lucrativo deles - enquanto isso eu sinto que polidez e boas maneiras são os maiores ornamentos para todos. Desde a minha última carta do décimo deste mês, eu não tenho nem por palavra nem ação lembrou a você da minha existência, em parte para permitir que você não perturbado para realizar o dever de um cristão em relação a sua tia, em parte porque eu precisava do tempo para certas considerações e investigações em relação a um negócio que você conhece. Agora me apresso a me explicar a você da maneira mais completa e decisiva.

Eu francamente confesso que, ao ler suas duas primeiras cartas, eu sinceramente supus que você não entendia o que eu queria; Foi assim que procurei uma entrevista com você e explicações face a face. Eu estava com medo de escrever, e me culpei por falta de clareza na expressão dos meus pensamentos no papel. Você está ciente de que eu não tenho as vantagens da educação e boas maneiras, e que eu evitar um show oco de gentileza porque eu aprendi com a experiência amarga como as aparências enganosas são frequentemente, e que uma serpente às vezes fica escondido sob as flores. Mas você me entendeu; você não me respondeu como deveria porque, na traição do seu coração, você havia planejado antecipadamente ser infiel à sua palavra de honra e às relações amistosas existentes entre nós. Você provou isso absolutamente pela sua conduta abominável em relação a mim ultimamente, o que é fatal para os meus interesses, o que eu não esperava e que me recusei a acreditar até o presente momento. Desde o início de nosso conhecimento, você me cativou por suas maneiras inteligentes, pela sutileza de seu comportamento, seu conhecimento dos assuntos e as vantagens a serem obtidas pela associação com você. Imaginei que havia encontrado uma verdadeira amiga e simpatizante. Agora reconheço claramente que há muitas pessoas que, sob um exterior lisonjeiro e brilhante, escondem veneno em seus corações, que usam sua esperteza para tecer armadilhas para o próximo e para um engano imperdoável, e por isso têm medo de caneta e papel, e ao mesmo tempo o tempo usa sua boa linguagem não para o benefício de seu vizinho e seu país, mas para drogar e enfeitiçar a razão daqueles que entraram em relações comerciais de qualquer tipo com eles. Sua traição para mim, meu caro senhor, pode ser claramente vista a partir do que se segue.

Em primeiro lugar, quando, nos termos claros e distintos de minha carta, descrevi minha posição, senhor, e ao mesmo tempo lhe pedi em minha primeira carta o que você quis dizer com certas expressões e intenções suas, principalmente em relação a Yevgeny Nikolaitch, você tentou, na maior parte do tempo, evitar responder e, confundindo-me com dúvidas e suspeitas, calmamente deixou o assunto de lado. Então, depois de me tratar de uma maneira que não pode ser descrita por nenhuma palavra decente, você começou a escrever que estava ferido. Por que eu devo chamar isso, senhor? Então, quando cada minuto era precioso para mim e quando você tinha definido me correndo atrás de você por toda a cidade, você escreveu, fingindo amizade pessoal, cartas nas quais, evitando intencionalmente qualquer menção de negócio, você falaram de assuntos totalmente irrelevantes; a saber, das doenças da sua boa senhora, pelas quais eu tenho, em todo caso, todo respeito, e como seu bebê foi tomado com ruibarbo e estava cortando um dente. Tudo isso você aludiu em todas as cartas com uma regularidade repugnante que foi insultante para mim. É claro que estou preparado para admitir que o coração de um pai pode ser dilacerado pelos sofrimentos de seu bebê, mas por que mencionar isso quando algo diferente, muito mais importante e interessante, era necessário? Eu aguentei em silêncio, mas agora, quando o tempo passou, acho que é meu dever me explicar. Finalmente, enganando-me traiçoeiramente várias vezes ao fazer incômodos, tentei, ao que parece, fazer com que eu fosse um idiota e uma piada para você, coisa que nunca pretendo ser. Então, depois de primeiro me convidar e me enganar completamente, você me informou que foi chamado para sua tia sofredora que tivera um derrame cerebral, precisamente às cinco horas, como declarou com vergonhosa exatidão. Felizmente para mim, senhor, no decorrer desses três dias, consegui investigar e aprendi com eles que sua tia teve um derrame no dia anterior ao sétimo, não muito antes da meia-noite. Deste fato, vejo que você fez uso de relações familiares sagradas para enganar as pessoas de modo algum preocupadas com elas. Finalmente, em sua última carta, você menciona a morte de seus parentes como se tivesse ocorrido precisamente no momento em que eu deveria ter visitado você para consultar sobre vários assuntos de negócios. Mas aqui a vileza de suas artes e cálculos excede toda a crença, pois a partir de informações confiáveis ​​que eu consegui por uma chance de sorte de obter apenas no momento, descobri que sua tia morreu vinte e quatro horas mais tarde do que o tempo você tão impiedosamente fixado por sua morte em sua carta. Eu nunca farei se enumerar todos os sinais pelos quais descobri sua traição em relação a mim. É suficiente, de fato, para qualquer observador imparcial que em cada carta que você me estilo, seu verdadeiro amigo, e me chamar de todos os tipos de educado nomes, que você faz, com o melhor de minha crença, por nenhum outro objeto que para colocar minha consciência para dormir.

Eu vim agora para o seu principal ato de fraude e traição em relação a mim, a saber, o seu silêncio contínuo ultimamente em relação a tudo a respeito de nossos interesses comuns, em relação ao seu roubo perverso da carta na qual você declarou, embora em linguagem um tanto obscura e não perfeitamente inteligível para mim, nossos acordos mútuos, seu bárbaro empréstimo forçado de trezentos e cinquenta rublos que você emprestou de mim como seu parceiro sem dar qualquer recibo e, finalmente, suas calúnias abomináveis ​​de nosso conhecido comum, Yevgeny Nikolaitch. Eu vejo claramente agora que você queria me mostrar que ele era, se você permitir que eu diga, como um bode, bom para leite ou lã, que ele não era uma coisa nem outra, nem peixe nem carne, que você colocou como um vício nele em sua carta do sexto instante. Eu conhecia Yevgeny Nikolaitch como um jovem modesto e bem-comportado, por meio do qual ele pode atrair, ganhar e merecer respeito na sociedade. Eu também sei que todas as noites, durante a última quinzena, você colocou em seu bolso dúzias e às vezes até centenas de rublos, jogando jogos de azar com Yevgeny Nikolaitch. Agora você repudia tudo isso, e não apenas se recusa a me compensar pelo que sofri, mas até me apropriou de dinheiro que me pertencia, tentando-me com sugestões de que eu deveria ser sócio do caso e atraindo-me com várias vantagens que eram acumular. Depois de ter se apropriado, de uma maneira muito ilegal, do meu dinheiro e do de Yevgeny Nikolaitch, você se recusa a compensar-me, recorrendo a esse objeto à calúnia com a qual, injustificadamente, enegreceu em meus olhos um homem a quem eu, por meus esforços e esforços, introduzido em sua casa. Ao contrário, pelo que ouvi de seus amigos, você ainda está quase babando por ele, e dá a todo mundo que ele é seu melhor amigo, embora não exista ninguém no mundo tão tolo como não adivinhe imediatamente o que seus projetos estão objetivando e o que suas relações amistosas realmente significam. Devo dizer que eles significam engano, traição, esquecimento dos deveres e propriedades humanas, contrários à lei de Deus e viciosos em todos os sentidos. Eu me considero uma prova e um exemplo. De que maneira eu te ofendi e por que você me tratou dessa forma sem Deus?

Eu terminarei minha carta. Eu me expliquei. Agora em conclusão. Se, senhor, você não o fizer no menor tempo possível depois de receber esta carta, devolva-me integralmente, em primeiro lugar, os trezentos e cinquenta rublos que lhe dei e, em segundo lugar, todas as somas que devem vir a mim de acordo com sua promessa. Recorrer-me-ei a todos os meios possíveis para obrigá-lo a devolvê-lo, inclusive à força aberta, em segundo lugar à proteção das leis, e, finalmente, imploro para informá-lo de que possuo fatos que, se permanecerem no mãos do seu humilde servo, pode arruinar e desgraçar o seu nome aos olhos de todo o mundo. Permita-me permanecer, etc.

VII

( De Pyotr Ivanitch para Ivan Petrovitch )

15 de novembro.

Ivan Petrovitch!

Quando recebi sua carta vulgar e ao mesmo tempo estranha, meu impulso para o primeiro minuto foi rasgá-la em pedaços, mas a preservei como uma curiosidade. No entanto, lamento sinceramente nossos mal-entendidos e relações desagradáveis. Eu não queria te responder. Mas sou obrigado por necessidade. Devo, nestas linhas, informá-lo que seria muito desagradável para mim vê-lo em minha casa a qualquer momento; minha esposa sente o mesmo: ela está com saúde delicada e o cheiro de alcatrão a incomoda. A minha mulher envia a sua mulher o livro, Dom Quixote de la Mancha, com os seus sinceros agradecimentos. Quanto as galochas que você diz que deixou para trás aqui na sua última visita, devo informá-lo com pesar que eles estão longe de ser encontrada. Eles ainda estão sendo procurados; mas se eles não aparecerem, comprarei um novo par para você.

Tenho a honra de permanecer seu amigo sincero

VIII

No dia 16 de novembro, Pyotr Ivanitch recebeu pelo correio duas cartas endereçadas a ele. Abrindo o primeiro envelope, ele tirou uma nota cuidadosamente dobrada em papel rosa pálido. A caligrafia era de sua esposa. Foi dirigido a Yevgeny Nikolaitch e datado de novembro a segunda. Não havia mais nada no envelope. Pyotr Ivanitch leu:

Caro Eugène,

Ontem foi absolutamente impossível. Meu marido estava em casa a noite toda. Não deixe de chegar amanhã às onze horas. Às dez e meia, meu marido vai para Tsarskoe e não volta antes do anoitecer. Eu estava com raiva a noite toda. Obrigado por me enviar as informações e a correspondência. Que muito papel. Ela realmente escreveu tudo isso? Ela tem estilo embora; muito obrigado querido; Eu vejo que você me ama. Não fique com raiva, mas, pelo amor de Deus, venha amanhã.

A.

Pyotr Ivanitch abriu a outra carta:

Pyotr Ivanitch,

Eu nunca deveria ter pego novamente em sua casa; você não precisa se incomodar com o papel solo sobre isso.

Na próxima semana vou a Simbirsk. Yevgany Nikolaitch continua sendo seu precioso e amado amigo. Desejo-lhe boa sorte e não se incomode com as galochas.

IX

No dia dezessete de novembro, Ivan Petrovitch recebeu pelo correio duas cartas dirigidas a ele. Abrindo a primeira carta, ele tirou uma nota apressada e descuidadamente escrita. A caligrafia era da esposa dele; foi endereçado a Yevgeny Nikolaitch, e datou de agosto a quarta. Não havia mais nada no envelope. Ivan Petrovitch leu:

Adeus, adeus, Yevgeny Nikolaitch! O Senhor te recompensa por isso também. Que você seja feliz, mas meu destino é amargo, terrivelmente amargo! É a sua escolha. Se não fosse pela minha tia, não teria depositado tanta confiança em você. Não ria de mim nem da minha tia. Amanhã é nosso casamento. Tia fica aliviada porque um bom homem foi encontrado e que ele me levará sem um dote. Dei uma boa olhada nele pela primeira vez hoje. Ele parece bem-humorado. Eles estão me apressando. Adeus, adeus... Minha querida !! Pense em mim às vezes; Eu nunca te esquecerei. Despedida! Assino este último como a minha primeira carta, lembra?

Tatiana.

A segunda carta foi a seguinte:

Ivan Petrovitch,

Amanhã você receberá um novo par de galochas. Não é meu hábito roubar os bolsos de outros homens, e não gosto de pegar todo tipo de lixo nas ruas.

Yevgeny Nikolaitch vai para Simbirsk em um dia ou dois nos negócios de seu avô, e ele me pediu para encontrar um companheiro de viagem para ele; você não gostaria de levá-lo com você?

~

Fiodor DostoiévskiBreves Histórias (1847).
Disponível em Gutenberg.

Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: