ad

30 DE FEVEREIRO



Por: Golias Lisboa
Quando pequeno, meu pai queria que eu fosse jornalista. Não que eu tenha sido por causa dele apenas, mas houve sim um empurrão. Agora, jornalista esportivo é mérito total dele. Ele torcia por um time lá do interior, em Santa Barbaridade, o 30 de fevereiro. A equipe era tão ruim que eu cheguei a desgostar de futebol e comecei a me interessar por bocha. Entretanto, durante a ditadura juvenil, voltei ao futebol. Mas o time continuava ruim.
Para se ter uma noção do que representava o clube na vida do meu pai, ele era o sócio nº1, além de conselheiro, narrador do estádio e gandula. Em alguns casos, ele jogava de lateral esquerdo, sem deixar de ser gandula, narrador e ainda pagava o ingresso pelo privilégio de estar em campo (mas, modesto, nunca se auto-elogiou durante a narração). Era louco.
Além disso, o clube em si: o mascote era um boi verde, o presidente era o dono do açougue da cidade, os jogadores eram 50% criadores de gado, 25% de milho e 25% criadores de esterco de gado utilizado na lavoura de milho. Além do pai, é claro. Ele vivia do clube. Vendia camisetas na entrada da cidade, escrevia no jornal da cidade sobre o time e até gravou o hino do clube, que era mais ou menos assim:

Agora quem dá bola é o 30 de fevereiro,
Quando surge o 30 de fevereiro imponente,
Uma vez 30 de fevereiro, sempre 30 de fevereiro,
Vamos cantar de coração, o campeão dos campeões!

O rival do 30 de fevereiro era o Jacarense, de Novo Jacaré. Não é atoa que o mascote deste time era o réptil em questão; a torcida do boi verde gritava: “Te liga, jacaré!”. Nada que chamasse a atenção nem dos sabiás que tomavam banho nos buracos alagados do estádio. O clássico, Jacareiro, antigo 30 de Jacarense, movimentava as duas cidades, que juntas, somavam 372 habitantes. Uma multidão de ninguéns.
Enfim, o que tudo isso tem de interessante? Na verdade quase nada. Apenas há um porém: meu pai largou o 30 de fevereiro. Incrível, não? Contudo, isso foi mais recente, logo após eu me formar. Não foi pelas derrotas e tão pouco por sobrecarga de trabalho (chegou a ser centroavante e bandeirinha em uma partida). Foi por eu estar lá, cobrindo os jogos. Ele percebeu o meu envolvimento e, achando eu que ele iria se emocionar, desgostou-se de tudo. Saiu de cena. Hoje ele joga bocha, defendendo os veteranos do New Old Manure. O que quer que eu faça, onde quer que eu faça, ele não iria querer estar lá. Meu pai nunca muda. Talvez quando chegar 30 de fevereiro.
Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: