ad

POR QUE VOCÊ DEVE ACREDITAR NA BÍBLIA?


A Bíblia é verdadeira de capa a capa? Como sabemos que é realmente a Palavra de Deus? E por que há tantas traduções?

Publicado originalmente por Martin Cockroft, em Christianity Today.

~


O que exatamente é a Bíblia?
A Bíblia é a coletânea de escritos de pessoas que conheceram Deus por muitos séculos. Mas mais do que isso, como cristãos, entendemos que Deus falou através dessas pessoas.
Alguns livros bíblicos recitam o que Deus fez na vida das pessoas - como 1 e 2 reis. Outros livros, como Isaías, mostram Deus falando diretamente a nós através da voz de um profeta. Isaías não reflete apenas sobre suas experiências pessoais com Deus. Ele fala por Deus e Deus fala através dele. E os escritores do Evangelho do Novo Testamento têm Jesus falando diretamente a nós.
Como a Bíblia surgiu?
Séculos atrás, judeus e cristãos tiveram que decidir quais escritos foram inspirados por Deus e quais não foram. Mas havia muito mais escritos flutuando do que temos agora em nossa Bíblia.
A comunidade judaica se reuniu por volta do ano 90 dC para decidir quais escritas eram autorizadas. Os livros de Moisés? Sem dúvida. Os grandes profetas? Nenhum debate Mas outros livros foram discutidos mais. A coleção de escritos que foi selecionada é o que hoje chamamos de Antigo Testamento.
Os cristãos tiveram mais dificuldade em chegar ao Novo Testamento, porque o cristianismo primitivo era um movimento clandestino; Os cristãos não podiam sequer realizar reuniões públicas até o século IV.Mas os bispos do século II (superintendentes de grupos de igrejas) já estavam escrevendo para igrejas individuais dizendo: "Leia esses livros, não leia esses livros" - mesmo antes de haver um Novo Testamento "oficial". Então, já havia livros considerados autênticos e livros considerados fraudulentos.
Como a igreja decidiu quais livros eram autênticos e quais eram fraudes?
Tudo se resume a duas questões: credibilidade histórica e benefício espiritual.
A credibilidade histórica significa simplesmente perguntar: "Um apóstolo - um dos 12 discípulos ou Paulo, por exemplo - está por trás deste escrito?" Mateus era um apóstolo e ele estava com Jesus, então seu livro tem muito peso. Marcos não era apóstolo, mas trabalhou com Pedro e Pedro estava com Jesus; É por isso que o livro de Mark tem peso.
Muitos livros reivindicavam "conexão apostólica", mas algumas dessas afirmações - como o Evangelho de Tomé - eram fraudulentas. Que traz a questão do benefício espiritual. Sábios bispos da igreja primitiva examinaram esses escritos e perguntaram: "Tomé é realmente o autor? Essa escrita reflete os compromissos espirituais e teológicos dos outros livros?" Com o Evangelho de Tomé, a resposta foi "não" em ambos os casos.
"A Bíblia tem um significado real. Quando digo que a Bíblia é verdadeira, estou dizendo que ela explica a vida de uma maneira que está além de qualquer dúvida. A Bíblia diz algo profundo sobre a experiência humana."
Por que existem tantas traduções da Bíblia?
Os tradutores querem refletir o grego e o hebraico originais com a maior precisão possível, mas de uma maneira que se comunica com clareza. Pode ser que uma palavra grega realmente deva ser traduzida como três palavras inglesas.
Algumas traduções, como o New American Standard (NAS), dão uma correspondência quase um-por-um entre hebraico e inglês ou grego e inglês. Você pode definir um NAS ao lado de um texto grego e acompanhá-lo bem de perto.
Mas a New Living Translation, por outro lado, tenta representar o coração e a alma das línguas originais, mesmo que a estrutura da sentença possa ser diferente da original.
O que significa dizer que a Bíblia é "verdadeira"?
Em parte, isso significa que a Bíblia é factual. Ele registra com êxito e com precisão eventos históricos.
Mas a verdade vai além da precisão. Algo pode ser verdade factualmente, mas não tem significado real.Eu poderia te dizer quantos botões estão na camisa que estou usando agora, mas quem se importa?
A Bíblia tem um significado real. Quando digo que a Bíblia é verdadeira, estou dizendo que isso explica a vida de uma maneira que está além da questão. A Bíblia diz algo profundo sobre a experiência humana.
A ciência moderna desmente os milagres da Bíblia como a travessia do Mar Vermelho e a ressurreição de Jesus?
Não, embora muitas pessoas critiquem a Bíblia porque ela registra eventos que parecem fantásticos, o material dos contos de fadas. Mas acho que essa discussão é menos sobre o que a Bíblia registra do que sobre nossas crenças sobre a natureza da realidade.
A maioria das pessoas acredita em um Deus. A maioria das pessoas acredita que Deus estava envolvido na criação do mundo. E a maioria das pessoas diria que Deus é maior que o mundo em si. Então, por que eles são céticos em relação aos eventos sobrenaturais?
Se Deus criou o mundo, não faz sentido que ele esteja interessado no que acontece no mundo? E se Deus é maior e mais poderoso que toda a criação, e ele pisa no mundo, as pessoas não se deslumbrariam com o que ele faz? Eventos fantásticos são possíveis. Milagres acontecem. Você não pode simplesmente desqualificá-los.
O que diferencia a Bíblia de outros grandes escritos religiosos?
Os cristãos acreditam que a Bíblia é única por várias razões. O problema é que a maioria dessas razões só funciona para os cristãos; eles não são razões muito convincentes para os não-cristãos.
Tome experiência pessoal, por exemplo. Ao longo da história da Igreja, a Bíblia teve o poder de transformar vidas. Mas o Islã faz a mesma afirmação sobre suas escrituras, o Alcorão.
Outra "prova" que muitas vezes ouço é: "Jesus cumpriu tantas profecias do Antigo Testamento que não poderia ser um acidente". Se você usar isso em sua sala de aula do ensino médio, você será martelado, porque os céticos apenas reorganizarão a linha do tempo. O Antigo Testamento profetiza que o Messias nascerá em Belém; os não-cristãos dirão que depois que Jesus nasceu, Mateus acrescentou Belém ao seu livro para garantir que a profecia fosse cumprida.
Aqui está algo sobre a Bíblia que eu acho que mantém a água com os não-cristãos: A Bíblia não foi colocada em segredo; foi um processo muito público. As pessoas puderam examinar de perto suas reivindicações o tempo todo, até hoje. E os cristãos dão boas-vindas a esse tipo de escrutínio, porque sabemos que nossa Bíblia pode resistir a isso.

Isso não é verdade no Livro de Mórmon. Os mórmons não querem esse tipo de escrutínio e pesquisa histórica. Mesma coisa com o Alcorão. O estudo histórico e crítico do Alcorão é algo que o Islã não quer fazer. Mas a Bíblia é muito mais um "livro aberto".
Outra coisa: temos vários manuscritos gregos para o Novo Testamento. A Bíblia não foi escrita por apenas uma pessoa, como o Livro de Mórmon, onde Joseph Smith afirmou ter encontrado as escrituras mórmons em tábuas de ouro que ele milagrosamente traduziu.
A Bíblia contém muitos pontos de vista. Quatro pessoas me contam a história de Jesus, histórias que foram abertas ao público até naquele dia. As pessoas podiam ler as histórias e reagir a elas. A vida de Cristo foi avaliada, estudada e examinada pelas pessoas que viveram quando Jesus viveu, e pôde verificar a exatidão dessas histórias. E para mim, essa é uma diferença valiosa.
A Bíblia ainda é a melhor maneira de conhecer a Deus?
Ainda é o melhor caminho, porque a experiência humana é atemporal. Pessoas que viveram em 100 aC lutaram com os mesmos problemas pessoais com os quais lutamos hoje. A tarefa dos professores e pregadores do século XX é examinar as lutas das pessoas nos tempos bíblicos e fazer uma ponte para os tempos modernos.
Um exemplo: o abuso de substâncias é uma questão atemporal. Como professora hoje, preciso me perguntar: "Como a questão do abuso de substâncias pode se aplicar ao mundo de hoje?"
Naturalmente, a questão é tão relevante hoje como sempre, embora a Bíblia não se refira a crack, heroína, maconha ou um pacote de seis. Como poderia? Mas uma vez que eu faço uma concessão para cultura e tempo, a Bíblia ganha vida para mim.
A Bíblia é realmente inspirada, apenas porque afirma ser? Se uma pessoa afirma ser George Washington, isso não faz dele George Washington, não importa o quão sinceramente ele a afirme.
Mas eu poderia investigá-lo com muito cuidado para descobrir se ele é realmente George Washington.Isso não é realmente difícil de fazer.
De maneira semelhante, posso fazer uma pesquisa histórica sobre a Bíblia para descobrir se é confiável.Quando Lucas fala sobre a navegação de um navio de Troas para Neapolis no Livro de Atos, ele sabe do que está falando? Sim ele faz.
Provar que a Bíblia é inspirada - "inspirada por Deus" é literalmente o que diz em 2 Timóteo 3:16 - é mais difícil. Eu acredito que a Bíblia é inspirada. Quando leio a Bíblia, muitas vezes sinto algo ressoando em meu próprio espírito. Isso é convincente e isso me dá confiança.
Mas os não-crentes podem não achar que isso seja verdade. Um cético cujo coração não está no lugar certo provavelmente não será receptivo às palavras da Bíblia.
A Bíblia não é mágica. Você não pode simplesmente ler e esperar que ele se mostre inspirado.
Como você lida com dúvidas como: "Talvez eu só pense que a Bíblia é a Palavra de Deus porque passei toda a minha vida na igreja. Talvez, se eu abrisse meus olhos, veria que tudo é uma farsa."
A primeira coisa que você precisa saber é que não há problema em ter dúvidas. A segunda coisa é que você não está sozinho; muitos cristãos tiveram as mesmas dúvidas. A terceira coisa é que existem respostas. Os líderes cristãos ao seu redor devem ajudá-lo a resolver suas dúvidas. E além disso, existem excelentes livros que responderão às suas perguntas. (Veja " Quer saber mais? " Abaixo.)
Finalmente, teste a Bíblia por si mesmo. Peça a Deus para falar com você através da sua Palavra.Encontre a Bíblia por conta própria. Você não pode herdar a experiência de outra pessoa. Você tem que ter uma experiência autêntica por si mesmo.
Isso não é algo que você pode forçar, mas ao lutar com a Bíblia, acredito que Deus se revelará. E quando ele fizer isso, você terá confiança na sua Palavra. É uma parte de sair da fé de seus pais ou avós e dizer: "Essa fé agora é minha".
Dr. Gary Burge é Professor de Novo Testamento no Wheaton College em Wheaton, Illinois. Ele ajudou a traduzir o Evangelho de João para a Tradução Nova Vida (New Life Traduction) da Bíblia.
Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: