ad

Sobre oração

Sobre o poder que a oração possui

Nenhuma criatura humana pode acreditar, disse Lutero, quão poderosa é a oração e o que é capaz de efetuar, mas apenas aqueles que a aprenderam pela experiência.
É uma grande questão quando em extrema necessidade, como então se pode pegar a oração. Sei, tantas vezes quantas orei fervorosamente, que fui ricamente ouvido e obtive mais do que orei; de fato, Deus algumas vezes adiou, mas apesar disso ele veio.
Eclesiastes diz: "A oração de um bom e piedoso cristão vale mais para a saúde do que a do médico".
Oh quão grande e justa e piedosa é a oração cristã! quão poderoso é com Deus; que uma pobre criatura humana fale com a alta majestade de Deus no céu, e não se assuste, mas, pelo contrário, sabe que Deus sorri para ele por amor de Cristo, seu amado Filho. O coração e a consciência, neste ato de oração, não devem voar e recuar para trás em razão de nossos pecados e indignidade, e não devem ficar em dúvida, nem ser afugentados. Não devemos fazer, disse Lutero, como a Bavária fez, que com grande devoção chamou a St. Leonard, um ídolo, instalado em uma igreja na Bavária, atrás da qual um ídolo se posicionou como alguém que respondeu ao bávaro e disse: , Bávaro ”; e, nesse tipo de época, sentia repulsa e não podia ser ouvido: por fim, o bávaro foi embora e disse: "Fica contigo, Leonard".
Mas quando oramos, não devemos deixar que isso aconteça; mas deve certamente manter, concluir e crer que já somos ouvidos naquilo pelo qual oramos com fé em Cristo. Portanto, os antigos descreviam preciosamente a oração, ou seja, que é Ascensus mentis ad Deum , uma subida do coração a Deus, ou seja, se eleva, clama e suspira a Deus: nem eu mesmo, disse Lutero, nem qualquer outro que eu sei, entendi corretamente a definição deste Ascenso . De fato, temos nos gabado e falado muito da subida do coração; mas nós falhamos em Syntaxi , nós não poderíamos trazer a palavra Deum ; ou melhor, nós voamos de Deus, tivemos medo de nos aproximarmos dele e de orar por meio de Cristo, em quem a força da oração consiste totalmente; sempre rezamos no condicional do Popedom , condicionalmente e, portanto, com incerteza.
Mas oremos de coração e também com nossos lábios; para a oração, pelo nosso amoroso Deus, sustenta o mundo; de outra maneira, sem oração, ficaria em um estado muito mais lamentável.

Do poder da oraçãoe da Oração do Senhor

Nosso Salvador Cristo, disse Lutero, muito excelentemente, e com muito poucas palavras, compreendeu, no Pai-Nosso, todas as coisas necessárias e necessárias; mas sem problemas, provações e aflições, a oração não pode ser feita corretamente. Portanto, Deus diz: “Invoca-me no tempo da angústia”, etc., sem problemas, é apenas uma tagarelice fria e não vem do coração; o ditado comum é “Necessidade de ensinar a orar”. E embora os papistas digam que Deus compreende bem todas as palavras daqueles que oram, ainda assim São Bernardo está longe de outra opinião, onde ele diz: “Deus não ouve as palavras de um só. que reza, a menos que aquele que ora os ouça primeiro ”. O Papa é um mero tormento da consciência. A assembléia de sua tripulação engraxada e religiosa em oração era como o coaxar de sapos, o que não edificava absolutamente nada. Era mero sofisma e enganador, infrutífero e improdutivo.
A oração é um muro forte e um forte da igreja; é a arma de um cristão piedoso, que nenhum homem conhece nem encontra, mas somente aquele que tem o espírito de graça e de oração.
As três primeiras petições na oração de nosso Senhor compreendem coisas tão grandes e celestiais que nenhum coração é capaz de perscrutá-las. A quarta petição contém toda a política e economia, ou o temporal e o governo da casa, e todas as coisas necessárias para esta vida. A quinta oração luta e luta contra a nossa própria consciência do mal, contra os pecados originais e atuais, que perturbam o mesmo, etc. Na verdade, eles foram escritos pela própria sabedoria; ninguém, mas Deus poderia ter feito o mesmo.
Não podemos rezar sem fé em Cristo, o Mediador. Os turcos, os judeus e os ímpios podem ensaiar e falar as palavras de oração depois de um, mas não podem orar. E embora os Apóstolos tivessem aprendido esta oração com Cristo e orado freqüentemente, eles não oraram como deveriam ter orado: porque Cristo disse: “Até agora não orastes em meu nome”, ao passo que, sem dúvida, haviam orado muito, e falaram as palavras. Mas quando o Espírito Santo veio, então eles oraram corretamente em nome de Cristo. Se orar e ler a oração é apenas uma obra nua, como dizem os papistas, então a justiça da lei não vale nada. A oração correta de um cristão piedoso é uma proteção forte, como o próprio Deus diz: “E procurei um homem entre eles que fizesse a cerca, e fiquei na brecha diante de mim pela terra, para não destruí-la. mas não encontrei nenhum ”etc. Portanto, disse Lutero, quando outros blasfemarem, vamos orar. Davi diz: “Ele faz a vontade dos que o temem e ouve as suas orações”.

Que devemos estar diariamente em oração

Eu, disse Lutero, tenho todos os dias o suficiente para rezar. E quando eu me deito para descansar, eu rezo a Oração do Senhor, e depois tomo duas ou três sentenças da Bíblia, e então me permito dormir, então estou bem satisfeito.

Que os pregadores devem unir suas orações juntos

Dr. Aepinus, Superintendente de Hambrough, vindo a Wittemberg para falar com Lutero, que, após o seu despacho, e em sua despedida, disse, recomendo a mim e nossa igreja em Hambrough para suas orações. Lutero respondeu-lhe, e disse: Amar Aepine, a causa não é nossa, mas de Deus: vamos nos unir em nossas orações, pois então a causa será perdida. Vou orar contra o papa e o turco enquanto viver: e gosto muito que você faça o mesmo em Hambrough, sinceramente para orar contra Maomé e o papa.

Do poder da oração

Deus sempre dá mais do que oramos; quando verdadeiramente oramos por um pedaço de pão, assim dá a Deus um acre inteiro de terra. Quando minha esposa, disse Lutero, estava doente, orei a Deus para que ela pudesse viver, de modo que ele não apenas concedeu esse pedido, mas também nos deu uma boa fazenda em Zolfdorf e nos abençoou com um ano frutífero. Naquela época, minha esposa disse-me: Senhor! como é que, no Popedom, rezam tão freqüentemente com grande veemência, mas estamos muito frios e descuidados em orar? Respondi-lhe: o diabo dirige continuamente os seus servos; eles são diligentes e se esforçam muito em sua adoração falsa, mas nós, na verdade, estamos gelados e negligentes.

Da Oração de Lutero por uma chuva graciosa

No ano de 1532, em toda a Alemanha foi uma grande seca, o milho nos campos de uma maneira lamentável começou a murchar. No dia nove de junho do mesmo ano, Lutero convocou toda a assembléia para a igreja, e dirigiu sua oração, com profundos suspiros, a Deus da maneira seguinte: “Ó Senhor, eis nossas orações por causa da tua promessa; oramos e nossos corações suspiraram, mas a cobiça dos fazendeiros ricos impede e bainha em tua bênção; pois vendo que através do teu evangelho eles são desenfreados, eles pensam que é livre para eles viverem e fazerem o que querem; eles agora não temem nem a morte nem o inferno, mas dizem: 'Eu creio, portanto serei salvo'; eles se tornam maomônitos rancorosos e amaldiçoados e cobiçados gargantas que sugam a terra e as pessoas. Além disso, também, os usurários entre a pequena nobreza em todo lugar lidam com ímpios, de certo modo, como parece, ó Deus, agora nos visitará, juntamente com eles, com a vara; todavia, todavia, ainda tens meios pelos quais preservar os que são teus, embora não permitas que caia chuva entre os ímpios.
Depois de dizer isso, ergueu os olhos para o céu e disse: “Senhor Deus, tu, pela boca de teu servo, Davi disse: 'O Senhor está perto de todos os que o invocam fielmente;ele faz a vontade dos que o temem e ouve as suas orações e ajuda-os na sua angústia. Como é que, Senhor, não dá chuva, vendo que clamamos e oramos tanto a ti? 'Seja feita a tua vontade' Ó Senhor! sabemos que, embora você não dê chuva, contudo, apesar de tudo, nos dará algo melhor, uma vida tranqüila e pacífica. Agora oramos, ó Senhor, do fundo de nossos corações. Se tu, ó Senhor, não estiver satisfeito em ouvir e nos der chuva, então o ímpio dirá: Cristo, teu único Filho, é um mentiroso. Pois ele diz: “Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes em meu nome é Pai, esse lhe dará” etc. De tal maneira que eles mentirão a teu Filho. Eu sei, ó Senhor, que clamamos a ti de nossos corações, com saudades e gemidos, por que então não nos ouves? ”Agora, mesmo no mesmo dia, e no espaço de meia hora depois que o povo foi de igreja, começou a chover tão doce e suavemente, que continuou por uma quinzena inteira, de modo que os terrenos, assim, foram mudados e revigorados da maneira mais miraculosa. Isso aconteceu em 9 de junho de 1532.

Da oração papística

A oração em Popedom, é um mero tormento das consciências, é apenas uma debulha e língua debulhando, não orando, mas uma obra de obediência. A partir daí procedeu-se a um confuso mar cheio de Horas Cânálicas , os uivos e balbuciando nas celas e mosteiros, onde lia e cantava os salmos e recolhia sem toda devoção espiritual, de tal modo que não entendiam as palavras, frases, nem o significado.
De que maneira, e como eu me atormentava, disse Lutero, com aqueles Horis Canonicis antes do advento do Evangelho, o qual, por causa de muitas empresas que eu frequentemente interrompi, não sou capaz de expressar. Nos sábados, costumava me trancar em minha cela e cumprir toda a semana que eu havia negligenciado. Mas, por fim, fiquei perturbado com tantos assuntos, que muitas vezes eu sentia falta de omitir também as devoções do meu sábado. Por fim, quando vi que Amsdorff e outros ridicularizavam esse tipo de devoção, então eu praticamente deixei isso de lado.
Foi um grande tormento, do qual agora somos entregues pelo Evangelho. Embora, disse Lutero, eu não tivesse feito mais, mas apenas libertar as pessoas daquele tormento, ainda que pudessem me agradecer por isso. Inúmeras leis e obras foram ensinadas e impostas a pessoas sem o espírito, como no livro, Fundamentação Divinorum , muitas coisas abomináveis ​​são escritas.

Orar pela paz

Lutero recebendo uma carta escrita a ele, da Assembléia Imperial, por Philip Melancthon, após a leitura dele, ele disse: O que Filipe Melancthon escreve tem mãos e pés, tem autoridade e gravidade, é de peso, contido em poucas palavras, como sempre achei por suas cartas. Mas, percebo, devemos ter guerras; pois os papistas, de bom grado, continuariam, mas eles querem um bom estômago, e não podemos suportar o caso com base nesses termos. Portanto, prossiga nomine Domini ; Eu vou cometer todas as coisas para Deus, e será Crito na peça. Eu vou orar para que Deus converta nossos adversários. Nós temos uma boa causa do nosso lado. Quem não lutaria e arriscaria corpo e sangue, pro Sacris , pelo Holidom, que é a Palavra de Deus? E, além disso, as leis temporais e os estatutos da política também concordam e concordam com nossos procedimentos; pois sempre desejamos e clamamos pela paz, mas nossos Príncipes são provocados e atraídos para defender a si mesmos e seus súditos e, por necessidade, devem resistir a seu poder; nossos adversários não nos permitirão viver em paz. Esta carta, disse Lutero, foi escrita dez dias depois; a essa altura, conclui-se o que deve ser feito. O eterno misericordioso Deus dá a Sua graça a ele! Vamos vigiar e orar, porque Satanás não dorme.

Da paz temporal

A paz mundana e externa é um dos mais altos dons de Deus; mas nós abusamos demais disso; cada um vive após sua vontade e prazer, contra Deus e o magistrado. Oh, quão solenemente nossos senhores e fazendeiros, na Alemanha, pagarão por isso antes de cento e cinquenta anos chegarão ao fim, como já fizeram na Hungria e na Áustria; mas depois Deus vai restaurá-los novamente e derrotar o Popedom. Não deixemos de orar.

De unidade e concórdia

Através do concórdia pequenas coisas e riqueza aumentam, como os pagãos disseram; mas a dissensão é perigosa e dolorosa, especialmente nas escolas, nas profissões, nas artes superiores e nos seus professores, em que um deve alcançar a mão para o outro - deve beijar-se e abraçar-se. Mas quando mordemos e devoramos uns aos outros, então vamos ter cuidado para não sermos engolidos juntos. Portanto, oremos e nos esforcemos; porque a palavra da fé e as orações dos justos são as armas mais poderosas; além disso, o próprio Deus envia seus santos anjos ao redor dos que o temem. Devemos bravamente lutar, pois estamos sob o Senhor dos Exércitos e um Príncipe de Guerra; portanto, com uma mão, devemos construir e, na outra, pegar a espada - isto é, devemos ensinar e resistir.
Agora é hora de assistir, pois somos a marca em que eles atiram; nossos adversários pretendem fazer uma confederação com o turco; eles visam a nós, devemos nos arriscar; pois o Anticristo guerreará e obterá a vitória contra os santos de Deus, como Daniel diz. Nós, disse Lutero, estamos fora do perigo, por traição e traição; os papistas se esforçam com dinheiro para engordar e corromper nossos capitães e oficiais. Um asno carregado de dinheiro pode fazer qualquer coisa, como Cornélio Tácito nos escreve alemães; nós os ensinamos a receber dinheiro; não há fidelidade nem verdade na terra.

Do poder da oração

A oração do coração, disse Lutero, e os suspiros dos pobres e oprimidos, fazem tal alarma e clamam no céu, que Deus e todos os anjos devem ouvir o mesmo. Ó, nosso Senhor Deus tem um ouvido atento e aguçado.

Do suspiro do coração

Quando Moisés, com os filhos de Israel, chegou ao Mar Vermelho, clamou com tremor e tremor, mas não abriu a boca, nem ouviu a voz do povo na terra: sem dúvida, disse Lutero, ele chorou e suspirou. em seu coração, e disse: "Ah, Senhor Deus! que curso devo tomar agora? Qual caminho devo agora me virar? Como cheguei a este estreito? Nenhuma ajuda ou conselho pode nos salvar: diante de nós está o mar; atrás de nós são nossos inimigos os egípcios; em ambos os lados montanhas altas e enormes; Eu sou a causa de todo este povo ser agora destruído ”, etc. Então, respondeu a Deus, e disse:“ Por que clamas a mim? ”Como se Deus dissesse:“ Que alarma, grito e choro alto? tu fazes que todo o céu deve tocar com ela! ”etc. Mas, ai de mim! disse Lutero, lemos exemplos como letras mortas; a razão humana não é capaz de pesquisar essa passagem. O caminho pelo Mar Vermelho é tão amplo e mais largo (se não mais) do que Wittenberg vem de Coburg, que é de trinta milhas holandesas, pelo menos 120 ingleses: sem dúvida as pessoas foram constrangidas na estação da noite a descansar, a isca e comer nele; pois seiscentos mil homens, além de mulheres e crianças, precisariam de um bom tempo para passar, embora fossem cento e cinquenta em posição e arquivo.

A oração de Deus, oração

É impossível que Deus não ouça as orações que com fé são feitas em Cristo, embora Deus não dê de acordo com a medida, a maneira e o tempo que ditamos a ele; ele não será amarrado. Em tal tipo lidou com Deus com a mãe de St. Austin. Ela orou a Deus para que seu filho Austin se convertesse, mas, ainda assim, não seria; então ela correu para o erudito, pedindo-lhes que o persuadissem e aconselhassem. Por fim, ela propôs-lhe um casamento com uma virgem cristã, para que assim ele pudesse ser atraído de volta e levado à fé cristã; mas tudo não faria ainda. Mas quando nosso Senhor Deus veio a ele, ele veio ao propósito, e fez dele um tal Austin, que ele se tornou uma grande luz para a Igreja. São Tiago diz: “Orem uns pelos outros, pois a oração dos justos vale muito” etc. A oração, disse Lutero, é uma coisa poderosa;porque Deus amarrou e se amarrou a ele. Cristo ensinou a Oração do Senhor de acordo com a maneira dos judeus - isto é, ele a direcionou apenas para o Pai; enquanto os que oram da mesma maneira são ouvidos por amor do Filho. Isso foi feito porque Cristo não seria louvado antes de sua morte.

Do poder da oração

Como o rei da Pérsia, disse Lutero, sitiou a cidade Nasili, o bispo que estava lá viu que ele estava muito fraco (pela ajuda do homem) para defender a cidade contra um rei tão poderoso; Por isso, ele subiu ao muro, levantou as mãos para o céu e orou à vista de seus inimigos. Imediatamente, os olhos dos cavalos em todo o exército foram assediados com uma multidão de moscas inumeráveis, que com seus cavaleiros fugiram, e assim levantaram o cerco, por meio do qual a cidade foi preservada.De tal maneira, Deus poderia desviar as empresas perversas dos papistas contra nós, se orássemos diligentemente.

Que um verdadeiro cristão ora sempre

As orações dos cristãos íntegros são sem cessar; embora orem nem sempre com a boca, mas seus corações oram continuamente, dormindo e acordando; para o suspiro de um verdadeiro cristão é uma oração. Como diz o Salmo: “Por causa do profundo suspiro dos pobres, subirei, diz o Senhor”, etc. Da mesma forma, um verdadeiro cristão sempre carrega a cruz, embora não a sinta sempre.

Da força da oração do Senhor

A Oração do Senhor, disse Lutero, une o Povo e os une uns aos outros, tanto que um ora por outro, e um junto ao outro; e é tão forte e poderoso que afasta o medo da morte.

~
Por: Martinho Lutero
De: Table Talk (Tischreden). Edição de 1886, disponível em inglês em Gutenberg.

Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: