ad

Sobre dietas imperiais

De dietas e assembleias imperiais em causas de religião

No ano de 1518, 9 de julho, quando eu, disse Lutero, fui citado e convocado, eu vim e apareceu: Frederico Príncipe Eleitor da Saxônia tendo me nomeado um grande e forte comboio e salvo-conduto. Em todo caso, fui avisado a não ter conversas com os italianos nem a depositar confiança neles. Eu passei três dias inteiros em Augsburg sem o salvo-conduto do Imperador. Nesse meio tempo, um italiano veio até mim e levou-me ao Cardeal Caetano; e, a propósito, ele me persuadiu a revogar e retratar; Deveria, disse ele, precisar falar apenas uma palavra diante do cardeal, a saber, Revoco , e então o cardeal me recomendaria a favor do papa para que, com honra, eu pudesse voltar em segurança novamente para meu mestre, o príncipe eleitor. Depois de três dias veio o Bispo de Trier, que, em nome do imperador, mostrou e declarou ao cardeal meu salvo-conduto. Então fui até ele com toda a humildade, caí de joelhos primeiro; em segundo lugar, todo o tempo no chão; em terceiro lugar, quando eu permaneci por algum tempo tão mentindo, o cardeal fez-me três vezes para levantar; então eu me levantei. Isso o agradou muito, esperando que eu considerasse, e melhor me apresente.
No dia seguinte, quando eu vim antes dele novamente, e não revogou nada, então ele me disse: “O que? pensas que o Papa cuida da Alemanha? Ou pensas que os Príncipes irão erguer armas e exércitos para manter e defender-te? Ah não; onde estarás em segurança? ”Eu disse: Sob o Céu. Depois disso, o papa se humilhou e escreveu à nossa igreja, sim, escreveu até para o capelão do príncipe eleitor, e para um de seus conselheiros, Spalatine e Pfeffinger, que eles me entregariam em suas mãos, e procurariam que o prazer dele e comando pode ser colocado em execução. E o papa também escreveu ao príncipe eleitor da seguinte maneira:
“Embora, para mim, seja uma pessoa desconhecida, vi seu pai, o príncipe Ernestus, em Roma, que era um filho obediente da Igreja; Ele visitou e freqüentou nossa religião com grande devoção, e realizou o mesmo em maior honra. Eu gostaria e desejaria que a sua serenidade ilustre também trilhe seus passos ”, etc.
Mas o Príncipe Eleitor marcou bem a humildade incomum do papa e sua má consciência; Ele também estava familiarizado com o poder e operação das Sagradas Escrituras. Portanto, ele permaneceu onde estava e retornou graças ao Papa por sua afeição por ele.
Meus livros, disse Lutero, em pouco tempo foram, sim, voaram por toda a Europa; portanto, o Príncipe Eleitor foi confirmado e fortalecido, de modo que ele se recusou totalmente a executar os mandamentos do Papa, mas se sujeitou ao reconhecimento das Escrituras.
Se o cardeal me tratara com maior discrição em Augsburg e me tratara gentilmente quando caí a seus pés, então nunca chegara tão longe; porque naquela época eu vi muito poucos erros do Papa que agora vejo. Se ele tivesse ficado em silêncio, eu também teria me calado levemente. O estilo e costume da corte romana em casos escuros e confusos, foi este: que o papa disse: Nós, pelo poder papal, levamos essas causas até nós; nós os apagamos e os destruímos. Estou convencido de que o Papa de bom grado daria três cardeais, com a condição de que ainda estivesse naquele vaso em que estava antes de começar a se intrometer comigo.

Da jornada e dos procedimentos de Lutero na Dieta Imperial em WormsAnno 1520

Na terça-feira da semana da Paixão, disse Lutero, fui citado pelo arauto para aparecer na Dieta; Trouxe consigo um salvo-conduto do imperador e de muitos outros príncipes, mas o salvo-conduto logo foi quebrado, mesmo no dia seguinte (quarta-feira), em Worms, onde fui condenado e meus livros foram queimados. Agora, quando cheguei a Erfurt, recebi a informação de que fui escalado e condenado em Worms, sim, e que, em todas as cidades e lugares, foi publicado e divulgado no exterior; De modo que o arauto me perguntou se eu pretendia ir a Worms ou não?
Embora eu estivesse um tanto espantado com as notícias, respondi ao arauto e disse, embora em Worms houvesse tantos demônios quanto telhas nas casas, mas, se Deus quiser, eu irei para lá.
Quando cheguei a Oppenheim, no Palatinado, não muito longe de Worms, Bucer veio até mim e dissuadiu-me de entrar na cidade; pois, disse ele, Sglapian, o confessor do imperador, estivera com ele e pedira-lhe que me avisasse para não ir para lá, porque eu deveria ser queimado; mas sim que eu deveria ir a um cavalheiro ali perto, Francis Von Sickingen, e permanecer com ele, que de bom grado me receberia e entreteria. Essa trama, os infelizes maus, disse Lutero, planejou contra mim, até o fim, eu não deveria aparecer; pois se eu tivesse contraído o tempo e ficado afastado por três dias, então meu salvo-conduto tinha expirado e então eles teriam trancado os portões da cidade e, sem ouvir, eu deveria ter sido condenado e levado embora. Mas continuei com toda a simplicidade e, quando vi a cidade, escrevi para Spalatine e dei-lhe a notícia de minha chegada, desejando saber onde deveria estar alojado. Então todos se perguntaram quando cheguei, o que estava muito longe de sua expectativa; pois eles realmente pensaram que eu teria ficado longe, tão assustados com suas ameaças. Havia dois senhores dignos (John Von Hirschfeld e St. John Schott), que me receberam pelo comando do Príncipe Eleitor e me levaram para o alojamento deles.
Nenhum Príncipe veio a mim, mas apenas Condes e cavalheiros, que sinceramente olharam para mim, e que exibiram quatrocentos artigos para sua Majestade Imperial contra aqueles da espiritualidade, e desejaram uma reparação e uma remoção daquelas suas queixas, caso contrário eles mesmos deve ser obrigado a remediar o mesmo;de todas as queixas que agora são entregues através do Evangelho, que eu (Deus seja louvado) trouxeram novamente à luz. O Papa na época escreveu ao imperador que não deveria realizar o salvo-conduto; para o que todos os bispos também pressionaram o imperador; mas os Príncipes e Estados do Império não consentiram nisso: pois alegaram que um grande tumulto surgiria então. Recebi deles muita cortesia, de modo que os papistas tinham mais medo de mim do que eu deles.
Pois o Landgrave de Hesse (sendo então apenas um jovem Príncipe) desejou que eu fosse ouvido, e ele disse abertamente para mim: “Senhor, é a tua causa justa e correta, então suplico a Deus que te ajude”. Agora, estar em Worms Escrevi a Sglapian e desejei que ele desse um passo até mim, mas não o faria. Depois, sendo chamado, compareci ao Senado antes do Conselho e do Estado de todo o Império, onde o imperador e os príncipes eleitores estavam reunidos.
Então o Dr. Eck (o fiscal do Bispo de Trier) começou, e disse-me: “Martin, tu és chamado aqui para dar resposta, se tu reconheces estes escritos como teus livros ou não?” (Os livros estavam sobre uma mesa que ele me mostrou.) Eu respondi e disse: "Creio que sejam minhas." Mas Hierome Schurfe disse logo: "Que os títulos deles sejam lidos". Agora, quando o mesmo foi lido, então eu disse: "Sim, eles são meus. ”Então ele disse:“ Você os revogará? ”Eu respondi e disse:“ Senhor e Imperador da mais graciosa, alguns dos meus livros são livros de controvérsias, em que toco meus adversários: alguns, pelo contrário, são livros de doutrina; o mesmo eu não posso nem vou revogar. Mas, se por acaso tenho em meus livros de controvérsias sido violentos demais contra qualquer homem, então fico contente em ser mais bem dirigido e, para esse fim, desejo descanso do tempo ”. Então eles me deram um dia e uma noite. No dia seguinte fui citado pelos bispos e outros, que foram designados para lidar comigo, tocando minha revogação. Então eu disse: “A Palavra de Deus não é minha palavra, portanto eu não sei como entregá-la; mas em tudo o que houver, além do mesmo, mostrarei obediência. ”Então o Marquês Joaquim me disse:“ Senhor Martin, pelo que entendi, você está contente em ser instruído, exceto apenas o que pode dizer respeito às Escrituras Sagradas ”. disse: "Sim", então eles me pressionaram para referir a causa a Sua Majestade Imperial; Eu disse, eu não me atrevo a fazer isso.Então eles disseram: “Você não acha que somos também cristãos, que com todo o cuidado e diligência terminariam e acabariam com tais causas? Devias depositar tanta confiança e confiança em nós, que concluiríamos em retidão. ”A isso respondi e disse:“ Não ouso confiar em você até agora, para que você conclua contra si mesmo, que mesmo agora me lançou e me condenou. , estando sob salvo-conduto; todavia, para que vejais o que eu farei, entregarei em vossas mãos o meu salvo-conduto e farei comigo o que me agradar ”. Então todos os príncipes disseram:“ Realmente, ele oferece o suficiente, se não for muito ”. Depois eles disseram:“ Rendam-nos ainda em alguns artigos. ”Eu disse:“ Em nome de Deus, tais artigos não dizem respeito às Sagradas Escrituras, não resistirei. ”Atualmente, dois Bispos foram ao Imperador, e mostrei a ele que eu havia revogado. Então o imperador me enviou outro bispo, para saber se eu havia remetido a causa a ele e ao Império. Eu disse, eu não tinha feito, nem pretendia fazer. Nesse tipo, disse Lutero, só eu resisti a tantos, de tal forma que meu Doutor e vários outros de meus amigos ficaram muito ofendidos e envergonhados por causa de minha constância; sim, disseram alguns deles, se eu tivesse encaminhado os artigos à consideração deles, eles teriam cedido e cedido aos artigos que no conselho de Costnitz haviam sido condenados. Então veio Cocleus em cima de mim e disse: "Senhor Martin, se você ceder seu salvo-conduto, então entrarei em litígio com você". Eu, da minha parte, disse que Lutero, em minha simplicidade, teria aceitado o mesmo. . Mas Hieronimus Schurfe sinceramente pediu que eu não fizesse o mesmo e, em escárnio e desprezo, respondeu Cocleus e disse: "Ó oferta corajosa, se um homem fosse tão tolo a ponto de entretê-lo!"
Veio então um médico para mim, pertencente ao Marquês de Baden, que, com uma série de palavras carregadas, me moveu, admoestou-me e disse: “É verdade, senhor Martin, você deve fazer muito e rendimento em prol do amor fraterno, e para que a paz e a tranqüilidade entre o povo sejam preservadas, para que tumultos e insurreições não sejam ocasionados e levantados. Além disso, também era muito conveniente que você demonstrasse obediência à Majestade Imperial e diligentemente precavido de causar ofensas no mundo; portanto, eu o aconselharia a revogar. ”Pelo que, disse Lutero, eu disse:“ Em prol do amor fraterno e da amizade, pude e faria muito, na medida em que não fosse contra a fé e a honra de Cristo ”. estes haviam feito seus vaidosos ataques, então o chanceler de Trier disse-me: “Martinho Lutero, você é desobediente à majestade imperial; portanto, você tem licença e licença para partir novamente com seu salvo-conduto ”. Desta maneira, eu novamente parti de Worms com muita gentileza e cortesia, para a admiração de todo o mundo cristão, de modo que os papistas desejavam que tivessem saído. eu em casa. Depois da minha partida, aquele edito abominável de proscrever foi posto em execução em Worms, o que deu oportunidade a todos os homens de se vingarem dos seus inimigos, sob o nome e o título de heresia protestante. Mas os tiranos, não muito depois, foram obrigados a recordar o mesmo novamente.

Da Dieta Imperial em AugsburgAnno 1530

A Dieta Imperial, realizada em Augsburgo, em 1530, é digna de todo louvor; pois então e dali veio o Evangelho entre o povo de outros países, contrariando as vontades e expectativas tanto do imperador quanto do papa; portanto, disse Lutero, o que foi gasto ali não deveria ser penoso para ninguém. Deus designou a Dieta Imperial em Augsburg, até o fim, o Evangelho deveria ser espalhado ainda mais no exterior e plantado. Eles se escalaram em Augsburg, pois os papistas aprovaram abertamente nossa doutrina. Antes que a Dieta fosse realizada, os papistas haviam feito o Imperador acreditar que nossa doutrina era completamente frívola; e quando ele veio para a Dieta, ele deveria ver que eles nos colocariam todos em silêncio, de modo que nenhum de nós deveria ser capaz de falar uma palavra em defesa de nossa religião; mas caiu de outra forma; pois nós confessamos abertamente e livremente o Evangelho perante o Imperador e todo o Império. E nessa Dieta nós confundimos nossos adversários no mais alto grau. A Dieta Imperial em Augsburg foi inestimável, em razão da Confissão de Fé e da Palavra de Deus, que de nossa parte foi realizada: pois os adversários foram constrangidos a confessar que nossa Confissão era correta e verdadeira.

Da Confissão e Apologia que em Augsburg foi exibido ao imperador

O Imperador, disse Lutero, censurou de maneira compreensiva e discreta, e se portou principesco nessa causa de religião; ele achou nossa Confissão muito diferente do que os papistas haviam informado a ele - a saber, que éramos pessoas ímpias e levamos o tipo de vida mais perverso e detestável; e que ensinamos contra a primeira e segunda tabelas dos Dez Mandamentos de Deus. Por essa causa, o Imperador enviou nossa Confissão e Apologia a todas as universidades; seu conselho também expressou suas opiniões e disse: “Se a doutrina deles fosse contra a santa fé cristã, então eles achavam apropriado que Sua Majestade Imperial procurasse suprimi-la com todo o seu poder. Mas se for apenas contra cerimônias e abusos (como agora parece ser), então, refira-se à consideração e censura de pessoas instruídas ”etc. Isto, disse Lutero, era um conselho bom e sábio.
Dr. Eck confessou abertamente, e disse: "Os protestantes não podem ser confundidos e opostos das Sagradas Escrituras". Portanto, o Bispo de Mainz disse-lhe: "Oh, quão finamente os nossos Divinos eruditos nos defendem e nossa doutrina!" Bispo de Mainz - disse Lutero - sustenta nossa doutrina para ser honesto e verdadeiro, mas ele apenas corteja o papa, caso contrário, muito antes disso, ele teria feito brincadeiras estranhas com sua Santidade.

Da força e do lucro da confissão e da desculpa de Augsburg

A Palavra de Deus é poderosa; quanto mais é perseguido, mais e mais se espalha no exterior. Veja a Dieta Imperial em Augsburg, que sem dúvida é a última trombeta antes do terrível Dia do Juízo. Como assola o mundo contra a Palavra! Oh, disse Lutero, como éramos capazes de orar o papa e os papistas, que eles ficariam satisfeitos em permitir e sofrer que Cristo vivesse em silêncio no céu! Ali nossa doutrina penetrou na luz de tal maneira, que pelo mandamento estrito do Imperador o mesmo foi enviado a todos os reis, príncipes e universidades. Esta nossa doutrina imediatamente iluminou muitas pessoas excelentes, dispersas aqui e ali nos tribunais dos príncipes, entre as quais alguns de Deus foram escolhidos para apoderar-se desta doutrina, como se fosse uma lixeira, e depois acendeu-se também em outros.
Nossa Apologia e Confissão com grande honra vieram à luz; as confutações dos papistas são mantidas em trevas e mal cheiram. Oh, disse Lutero, como gostaria que suas confutações aparecessem ao mundo; então eu me deitava naquela velha pele rasgada e esfarrapada e, nesse tipo de coisa, a basearia, para que as suas flechas voassem aqui e ali; mas eles evitam a luz. Desta vez, doze meses, nenhum homem teria dado um centavo aos protestantes, tão seguros de que os papistas ímpios eram de nós. Pois, disse Lutero, quando meu mais gracioso senhor e mestre, o príncipe eleitor da Saxônia, antes que outros príncipes chegassem à Dieta, os papistas se maravilhavam muito, pois acreditavam que ele não teria aparecido, pela razão (como imaginavam sua causa era muito ruim e ruim para ser trazida diante da luz. Mas o que caiu? Mesmo isso, que em sua maior segurança, eles estavam sobrecarregados com os maiores medos e afetos. Como o príncipe eleitor, como um príncipe, aparecia tão cedo em Augsburgo, os outros príncipes papistas enviavam rapidamente de Augsburg a Innsbruck, onde tinham sérios conselhos com o príncipe George e o marquês de Baden, todos imaginando o que o príncipe faria. A aproximação tão precoce de Elector à Dieta deveria significar tanto que o próprio imperador ficou atônito, e duvidou se ele poderia ir e vir em segurança ou não. Ao que os príncipes foram constrangidos a prometer, que eles estabeleceriam corpo, bens e sangue pelo Imperador, a única oferta para manter 6.000 cavalos, outros tantos milhares de soldados de infantaria, etc., até o fim Sua Majestade poderia ser o melhor garantido.Havia uma maravilha entre as maravilhas a serem vistas, em que Deus atacou com medo e covardia os inimigos da verdade. E, embora naquela época o Príncipe Eleitor da Saxônia estivesse sozinho, e apenas a centésima das ovelhas, enquanto as outras tinham noventa e nove, ainda assim, apesar de tudo, ficou claro que todos eles tremeram e ficaram com medo. Agora, quando eles chegaram ao ponto, e começaram a levar o negócio em mãos, então apareceu apenas uma pequena pilha que ficava ao lado da Palavra de Deus.
Mas, disse Lutero, nós trouxemos conosco um forte e poderoso Rei, um Rei acima de todos os Imperadores e Reis, a saber, Cristo Jesus, a poderosa Palavra de Deus.Então todos os papistas gritaram e disseram: “Oh, é insuportável que um montão tão pequeno e bobo se coloque contra o poder imperial.” Mas, disse Lutero, o Senhor dos Exércitos frustra os conselhos dos Príncipes. Pilatos tinha poder para matar nosso abençoado Salvador, mas de bom grado não o faria; Anás e Caifás de boa vontade teriam feito isso, mas não conseguiram.
O Imperador, por sua própria parte, é bom e honesto; mas os bispos e cardeais papistas são indiscutivelmente escravos. E visto que o Imperador agora se recusa a banhar as mãos em sangue inocente, por isso os Príncipes frenéticos se desprezam, desprezam e desprezam o bom Imperador no mais alto grau. O papa também por raiva está pronto para explodir em pedaços, porque a Dieta, desse modo, sem derramamento de sangue, deve ser dissolvida; por isso manda a espada ao duque da Baviera, para proceder com ela, e pretende tirar a coroa da cabeça do imperador e colocá-la sobre a cabeça da Baviera; mas ele não o cumprirá. Desta maneira ordenou a Deus o negócio, que os reis, príncipes, e o próprio papa caíssem do imperador, e que nos uníssemos a ele, o que era uma grande maravilha da providência de Deus, naquilo a quem o diabo pretendia usar contra nós, mesmo o mesmo, Deus toma, faz e usa para nós. Oh, maravilha, disse Lutero, acima de tudo maravilhas!

Da Assembléia dos Príncipes de Brunswick1531

Quando os príncipes (professos da Confissão Agostiniana) realizaram uma assembléia em Brunswick, Lutero recebeu três cartas, nas quais foi mostrado que o príncipe eleitor da Saxônia viajou cinco dias pelo Marquês de Brandemburgo, enquanto o príncipe Henrique de Brunswick não lhe deu comboio nem permitir que ele passe por seu país. Mas o príncipe eleitor de Brandemburgo, em seu país, dava-lhe entretenimento principesco em todos os lugares, e muitos saíam de Brunswick para encontrá-lo e recebê-lo. Mas o Landgrave de Hessen foi para o outro lado, através de Goslar, sem um comboio. Christianus, rei da Dinamarca, no segundo dia da assembléia, entregou a Confissão de sua Fé, e foi considerado e considerado um segundo Davi. Ao que Lutero disse, Deus de sua misericórdia o ajudou a santificar seu nome. Mas, disse ele, o orgulho do duque de Brunswick pode facilmente remeter a sua própria mágoa e preconceito, que, ao contrário de toda lei e equidade, negou um comboio seguro a um de seus melhores e mais verdadeiros amigos. Moisés também desejou um comboio seguro ao rei dos amorreus; mas sendo negado, ele assim aproveitou a ocasião para levantar guerra contra ele. O Senhor do Céu nos concede a paz. No mesmo dia, outras cartas chegaram a Lutero de Brunswick, mostrando que o Rei da Dinamarca em pessoa, os embaixadores da Inglaterra e da França, e de muitas cidades imperiais, chegaram lá, entre os quais alguns se levaram muito estranhamente para os protestantes. Liga. Lutero disse, sob o nome e cor do Evangelho, eles buscam suas próprias vantagens particulares, mas no mínimo perigo eles estão com medo.Essas ligas e uniões políticas e terrestres não têm mão nem participação no Evangelho: somente Deus preserva e defende o mesmo em tempos de perseguição.Coloquemos confiança e confiança nele e com ele; vamos erigir e estabelecer uma liga eterna, pois o mundo é o mundo e permanecerá o mundo.

Da Convenção e Assembléia do Estado Protestante em Frankfort-on-the-Main1539

Deus, de sua infinita misericórdia, disse Lutero, ajude-os em Frankfort-on-the-Main, para que eles possam, como cristãos, consultarem e concluírem, para que a honra de Deus, o bem e o lucro da comunidade possam ser promovidos. De fato, é uma assembléia muito pequena; tem um aspecto estranho a ser realizado em uma cidade imperial; mas, por serem limitados pelos adversários, devem estar contentes.
Os papistas, sem vergonha, empreendem imprudentemente possuir-se das cidades e, por fraude, atrair seus adeptos; então, eles fazem questão de manter a paz, mas, enquanto isso, eles tentam separar e confundir todo o corpo e os membros para fazer um massacre; secretamente caem sobre Hamburgo, sobre Minden e Frankfort. Eles poderiam mais sabiamente ir trabalhar, se por guerras abertas eles nos atacassem. Em Augsburg eles nos condenaram abertamente; e se os do nosso partido não tivessem sido pacientes, isso já ocorrera naquele momento. Em 1539, no dia 16 de fevereiro, Lutero ordenou que as orações públicas fossem feitas para o dia em Frankfort, para que a paz pudesse ser confirmada. Pois, se o Landgrave ficar indignado, toda a resistência será em vão. O Landgrave não provoca nem dá ocasião a guerras; mas, ao contrário, quando ele é provocado, ele ainda busca a paz; considerando que, no entanto, ele é melhor mobiliado e provido para as guerras do que seu adversário é, por 2.000 cavalos, pois Hessen e Saxon são cavaleiros; quando eles são colocados na sela, eles não são tão facilmente içados novamente. Quanto aos cavaleiros do campo alto, eles, disse Luther, estão dançando senhores. Deus preserva o Landgrave; para um homem valente e o Príncipe é de grande importância.Augustus Cæsar costumava dizer: "Eu preferiria estar em um exército de cervos, onde um leão é general, do que estar em um exército de leões onde um cervo é general".
No dia 25 de fevereiro, Lutero orou novamente com grande devoção pela paz, e pelo dia em Frankfort, que através de guerras civis (que são mais dolorosas), a religião, política e a Palavra de Deus podem não ser sofisticadas e rasgadas em pedaços. Guerras são agradáveis ​​para aqueles que não tiveram julgamento ou experiência deles; Deus nos abençoe nas guerras.
~
Por: Martinho Lutero
De: Table Talk (Tischreden). Edição de 1886, disponível em inglês em Gutenberg.

Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: