ad

O peregrino - IV



Mas agora, neste Vale da Humilhação, o pobre cristão era duro para isso; pois ele tinha ido um pouco antes de espiar um demônio imundo vindo pelo campo para encontrá-lo: seu nome é Apoliom. Então, Cristão começou a ficar com medo e a pensar se voltaria ou se manteria firme. Mas ele considerou mais uma vez que não tinha armadura para as costas e, portanto, pensou que virar as costas para ele poderia lhe dar maior vantagem com facilidade para perfurá-lo com dardos; portanto ele resolveu aventurar-se e manter-se firme; pois, pensou ele, eu não tinha mais em meus olhos do que a salvação da minha vida, seria a melhor maneira de ficar de pé. Então ele continuou, e Apoliom o encontrou. Agora, o monstro era horroroso de se ver: ele estava vestido de escamas como um peixe, e eles são o seu orgulho; ele tinha asas como um dragão, e pés como um urso, e de sua barriga veio fogo e fumaça; e sua boca era como a boca de um leão. Quando ele foi até Cristão, ele o viu com um semblante desdenhoso, e assim começou a questionar com ele:

Apoliom: De onde vem você e para onde você está preso?

Cristão: Eu venho da Cidade da Destruição, que é o lugar de todo o mal, e estou indo para a Cidade de Sião.

Apoliom: Com isso, percebo que és um dos meus súditos; porque todo o país é meu e eu sou o príncipe e deus dele. Como é então que fugiu do teu rei? Se não fosse que eu esperasse que me fizesses mais serviço, eu te golpearia agora com um golpe no chão.

Cristão: Eu realmente nasci no seu reino; mas o seu serviço era duro e os seus salários, como um homem, não podiam viver; porque o salário do pecado é a morte; portanto, quando cheguei a anos, fiz o que outras pessoas atenciosas fazem, olhe para fora, se talvez eu pudesse me consertar.

Apoliom: Não há nenhum príncipe que assim perderá levemente seus súditos, nem eu ainda te perderei; mas, uma vez que você se queixa do teu serviço e salário, esteja contente em voltar, e o que o nosso país terá condições de fazer aqui prometo dar-te.

Cristão: Mas eu me permiti a outro, até ao rei dos príncipes; e como posso com justiça voltar contigo?

Apoliom: Fizeste isto de acordo com o provérbio: "mudou o mal para pior"; mas é comum para aqueles que se chamam Seus servos, depois de algum tempo dar-lhe o deslize, e voltar para mim. Assim também, e tudo ficará bem.

Cristão: Eu dei a ele minha fé e jurei meu serviço a ele; como, então, posso voltar disso e não ser enforcado como traidor?

Apoliom: Tu o mesmo para mim, e ainda assim eu sou disposto a passar por tudo, se agora tu ainda virar de novo e voltar.

Cristão: O que eu te prometi foi na minha juventude e, além disso, conto que o Príncipe, sob cuja bandeira agora estou, é capaz de me libertar, sim, e também perdoar o que fiz em meu serviço contigo. E além disso, ó tu destruindo Apoliom, para falar a verdade, eu gosto do Seu serviço, Seu salário, Seus servos, Seu governo, Sua companhia, e seu país, melhor que o teu; portanto, deixe de me persuadir ainda mais: sou seu servo e seguirei-o.

Apoliom: Considere novamente quando estiveres a sangue frio, o que é provável que encontres na forma como vais. Tu sabes que na maioria das vezes os Seus servos acabam mal, porque são desobedientes contra mim e os meus caminhos. Quantos deles foram colocados em mortes vergonhosas! E além disso, tu consideras o Seu serviço melhor que o meu; enquanto que Ele nunca veio ainda do lugar onde Ele está, para libertar qualquer que O servisse de suas mãos; mas quanto a mim, quantas vezes, como bem sabe todo o mundo, entreguei, seja por poder ou por fraude, os que me serviram fielmente, dele e dele, embora por eles levados! E assim eu te entregarei.

Cristão: Sua tolerância no presente para libertá-los é propositalmente para tentar seu amor, se eles se apegarão a Ele até o fim; e, quanto ao fim, tu dizes que eles vêm para o que é mais glorioso em sua conta. Pois, para o presente livramento, eles não o esperam muito; porque eles permanecem para a sua glória, e então eles terão isto quando o seu príncipe vier em Sua e a glória dos anjos.

Apoliom: Tu já foste infiel no teu serviço a ele; e como pensas receber os salários Dele?

Cristão: Em que, ó Apoliom, fui infiel a ele?

Apoliom: Tu desmaiaste à primeira partida, quando foste quase afogada no Golfo do Desânimo. Tu tentaste maneiras erradas de livrar-te do teu fardo, ao passo que devias ter ficado até que o teu Príncipe o tivesse tirado. Tu dormiste pecaminosamente e perdeste as tuas coisas escolhidas. Tu quase foste persuadido a voltar à vista dos leões. E, quando falas da tua viagem e daquilo que viste e ouviste, por mais íntimo desejas a glória de ti mesmo em tudo o que dizes ou fazes.

Cristão: Tudo isso é verdade e muito mais do que deixaste de fora; mas o Príncipe a quem sirvo e honro é misericordioso e pronto a perdoar. Mas além disso, estas enfermidades me possuíram em teu próprio país; pois ali os chupei e gemi embaixo deles, lamentei e obtive o perdão do meu príncipe.

Apoliom: Então Apoliom irrompeu em uma raiva grave, dizendo: "Eu sou um inimigo deste Príncipe; eu odeio a Sua pessoa, as Suas leis e as pessoas. Eu saí de propósito para resistir a ti."

Cristão: Apoliom, cuidado com o que você faz, porque eu sou na estrada do Rei, o caminho da santidade: portanto, preste atenção para si mesmo.

Apoliom: Então Apoliom se estendeu por toda a extensão do caminho, e disse: "Eu estou sem medo neste assunto. Prepare-se para morrer; porque eu juro pelo meu covil infernal, que não irá mais longe: aqui eu derramarei teu alma." E, com isso, ele jogou um dardo flamejante em seu peito; mas Cristão segurou um escudo na mão, com o qual ele pegou, e assim impediu o perigo disso.

Então Cristão atraiu, pois ele viu que era hora de o fundir; e Apoliom fez-o tão rápido, lançando dardos tão grossos como granizo, pelo qual, apesar de tudo o que Cristão podia fazer para evitá-lo, Apoliom feriu-o na cabeça, na mão e no pé. Isso fez Cristão devolver um pouco; Apoliom, portanto, seguiu seu trabalho por um tempo, e Cristão novamente tomou coragem, e resistiu tão habilmente quanto pôde. Este combate dolorido durou mais de meio dia, até que Cristão quase foi gasto. Pois você deve saber que o cristão, por causa de suas feridas, precisa crescer cada vez mais fraco.

Então Apoliom, espiando sua oportunidade, começou a se aproximar de Cristão, e, lutando com ele, deu-lhe uma queda terrível; e, com isso, a espada de Cristão voou de sua mão. Então disse Apoliom: "Tenho certeza de você agora". E, com isso, ele quase o pressionou até a morte, de modo que Cristão começou a se desesperar da vida. Mas, como Deus teria, enquanto Apoliom foi buscar o último golpe, assim, fazer uma final cheia de este homem bom, Cristão agilmente estendeu a mão para sua espada e pegou isto, dizendo: "Alegrai-vos e não contra eu, meu inimigo, quando eu cair, me levantarei " e, com isso, deu-lhe um impulso mortal, que o fez retribuir como alguém que havia recebido sua ferida mortal. Cristão, percebendo isso, voltou a fazê-lo, dizendo: "Em todas estas coisas somos mais que vencedores, por Aquele que nos amou". E, com isso, Apoliom  estendeu as asas de seu dragão, e o afastou, aquele cristão por uma estação não o viu mais.

Nesse combate, ninguém pode imaginar, a menos que tenha visto e ouvido, como eu, o que Gritando e Apoliom rugindo fazia o tempo todo da briga: ele falava como um dragão; e, do outro lado, que suspiros e gemidos explodiram do coração de Cristão. Eu nunca o vi o tempo todo dando um único olhar agradável, até que ele percebeu que havia ferido Apoliom com sua espada de dois gumes; então, de fato, ele sorriu e olhou para cima; mas foi a visão mais horrível que já vi.

Cristão: Assim, quando a batalha terminou, Cristão disse: "Eu darei graças a Deus que me livrou da boca do leão; àquele que me ajudou contra Apoliom". E assim ele fez, dizendo:

"Grande Satanás, o capitão deste demônio,
Desenhou minha ruína; portanto, para esse fim,
Ele o enviou arrebanhado; e ele, com ira.
Aquele que era infernal, me feriu ardentemente;

Mas abençoados anjos me ajudaram; e eu,
por de espada, rapidamente o fez voar:
Portanto a Deus deixe-me dar louvor duradouro,
E agradeça e abençoe Seu santo nome sempre."

Então chegou a ele uma mão com algumas das folhas da árvore da vida; o que Cristão tomou, e colocou sobre as feridas que ele havia recebido na batalha, e foi curado imediatamente. Ele também se sentou naquele lugar para comer pão e para beber da garrafa que lhe foi dada um pouco antes: assim, sendo revigorado, saiu em sua jornada, com a espada desembainhada na mão; "Pois", ele disse, "não sei, mas outro inimigo pode estar próximo". Mas ele não encontrou nenhum outro dano de Apoliom por este vale.

Agora, no final deste vale havia outro, chamado Vale da Sombra da Morte; e Cristão precisa passar por isso, porque o caminho para a Cidade Celestial ficava no meio dela. Agora este vale é um lugar muito solitário; o profeta Jeremias assim descreve: "Um deserto, uma terra de desertos e poços, uma terra seca e da sombra da morte, uma terra que ninguém, senão um cristão", passa e onde nenhum homem habitava.

Agora, aqui, Cristão foi pior do que em sua luta com Apoliom, como na história que você verá.

Vi então no meu sonho, que quando Cristão foi chegou às fronteiras da sombra da morte, não o conheci dois homens, filhos dos que trouxe um relatório mal da boa terra, fazendo com pressa para voltar; a quem Cristão falou da seguinte forma:

Cristão: Para onde você está indo?

Homens. Eles disseram: "De volta, de volta! E nós queremos que você faça o mesmo, se a vida ou a paz é valorizada por você".

Cristão: "Por que, qual é o problema?" disse Cristão.

Homens. "Importam!" Eles disseram: "Nós estávamos indo para o caminho que você está indo, e foi tão longe quanto nós ousaríamos: e na verdade nós estávamos quase no passado voltando, pois se tivéssemos ido um pouco mais longe, não tínhamos estado aqui para trazer a notícia para ti "

Cristão: "Mas o que você encontrou?" disse Cristão.

Homens. Ora, estávamos quase no Vale da Sombra da Morte, mas pelo bom estado olhávamos diante de nós e vimos o perigo antes de chegarmos a ele.

Cristão: "Mas o que você viu?" disse Cristão.

Homens. Visto! por que, o próprio vale, que é tão escuro quanto o campo: também vimos os duendes, sátiros e dragões do poço; também ouvimos naquele vale um uivo contínuo e gritos, como de um povo sob miséria indescritível, que ali estava atado em aflições e ferros; e sobre ele pendiam as nuvens desanimadoras de confusão; A morte também sempre abre suas asas sobre ela. Em suma, é tudo horrível, sem qualquer ordem.

Cristão: Então, disse Cristão, "Eu não percebo ainda, pelo que você disse, mas que este é o meu caminho para o paraíso desejado."

Homens. Seja o teu caminho, não o escolheremos para o nosso.

Então eles se separaram, e Cristão seguiu seu caminho, mas ainda com a espada desembainhada na mão, com receio de ser atacado.

Eu vi então no meu sonho, no que se refere a este vale, havia à direita um fosso muito profundo; essa vala é na qual os cegos guiaram os cegos em todas as eras, e ambos morreram miseravelmente. Mais uma vez, eis que, à esquerda, havia um pântano muito perigoso, no qual, se cair um homem bom, ele não encontra um fundo para o pé: em meio àquele ressoador, o rei Davi uma vez caiu; sem dúvida houve sufocado, se Ele não o tivesse arrancado.

O caminho era aqui também extremamente estreito e, portanto, bom cristão era o que mais lhe atribuía; pois quando ele procurava, no escuro, evitar a vala, por um lado estava pronto para tombar na lama do outro; também quando ele tentou escapar da lama, sem grande cuidado, ele estaria pronto para cair na vala. Assim ele continuou, e eu o ouvi suspirar amargamente, pois além do perigo mencionado acima, o caminho estava aqui tão escuro, que muitas vezes, quando ele levantava o pé para ir para frente, ele não sabia onde ou sobre o que deveria definir. próximo.

Sobre o meio deste vale eu percebi que a boca do inferno era, e ela também ficava à beira do caminho. Agora, pensou Cristão, o que devo fazer? E sempre e antes a chama e a fumaça saíam em tal abundância, com faíscas e ruídos hediondos (coisas que não se importavam com a espada de Cristão, como fez Apoliom antes), que ele foi forçado a erguer a espada, e se dirigir a outro arma, chamado "Toda oração". Então ele chorou ao meu ouvido: "Ó Senhor, suplico-te, livra-me a alma." Assim ele foi em um grande tempo, ainda assim as chamas estariam se aproximando dele; também ouviu vozes tristes e corridas de um lado para o outro, de modo que às vezes achava que devia ser despedaçado ou pisado como lama nas ruas. Essa visão assustadora foi vista, e aqueles ruídos terríveis foram ouvidos por ele, por vários quilômetros juntos, e, chegando a um lugar onde ele pensava ter ouvido uma companhia de demônios se aproximando para encontrá-lo, ele parou, e começou a meditar o que ele tinha melhor a fazer. Às vezes ele pensava em voltar; Então, novamente, ele pensou que poderia estar a meio caminho do vale. Lembrou-se também de como já havia vencido muitos perigos e que o perigo de voltar poderia ser muito mais do que seguir em frente. Então ele resolveu continuar; mas os demônios pareciam se aproximar cada vez mais. Mas, quando chegaram quase a ele, gritou com voz veemente: "Andarei na força do Senhor Deus". Então eles devolveram e não vieram mais longe.

Uma coisa que eu não deixaria escapar: notei que agora o pobre cristão estava tão confuso que não conhecia sua própria voz; e assim percebi: justo quando ele se aproximou da boca do poço em chamas, um dos iníquos se aproximou dele, e se aproximou dele suavemente, e sussurrantemente sugeriu muitas palavras más para ele, o que ele realmente achava que tinha feito. procedeu de sua própria mente. Isso colocou Cristão mais para isso do que qualquer coisa que ele já havia encontrado antes, até mesmo para pensar que agora ele deveria falar mal dele que ele tanto amou antes. No entanto, se ele pudesse ter ajudado, ele não teria feito isso; mas ele não tinha a sabedoria de parar seus ouvidos ou saber de onde vinham essas palavras perversas.

Quando Cristão viajou por este triste estado por algum tempo considerável, ele pensou ter ouvido a voz de um homem, como se estivesse diante dele, dizendo: "Embora eu ande pelo Vale da Sombra da Morte, não temerei mal algum; porque Tu estás com mim."

Então ele ficou feliz, e que por estas razões:

Primeiro, porque ele reuniu dali que alguns que temiam a Deus estavam neste vale e também em si mesmo.

Em segundo lugar, por que ele percebeu que Deus estava com eles, embora naquele estado sombrio e sombrio. E por que não, pensou comigo, embora em razão da gentileza que acompanha este lugar, não posso percebê-lo?

Em terceiro lugar, - Para que esperava que (ele poderia ultrapassar eles) tivesse companhia. Então ele prosseguiu e chamou o que era antes; mas ele não sabia o que responder, pois também achava que estava sozinho. E por-e-por o dia quebrou. Então, disse Cristão: "Ele transformou a sombra da morte na manhã".

Agora, vindo a manhã, ele olhou para trás, não por desejo de voltar, mas para ver, à luz do dia, que perigos ele havia passado no escuro. Então ele viu mais perfeitamente a vala que estava de um lado, e o problema que estava do outro; também quão estreito o caminho que levou entre ambos. Também agora ele via os duendes e sátiros e dragões do poço, mas todos de longe; porque depois do raiar do dia eles não chegaram perto; todavia lhe foram mostrados de acordo com o que está escrito: "Ele mostra coisas profundas das trevas e traz à luz a sombra da morte".

Agora Cristão era muito afetado com sua libertação de todos os perigos de seu caminho solitário; Que perigos, embora ele os temesse muito antes, ainda os via mais claramente agora, porque a luz do dia os tornava claros para ele. E nessa época o sol estava nascendo, e isso era outra misericórdia para o cristão; pois você deve notar que, embora a primeira parte do Vale da Sombra da Morte fosse perigosa, ainda assim essa segunda parte, a qual ele ainda estava para ir, era, se possível, muito mais perigosa; pois, desde o lugar onde ele estava agora, até o fim do vale, o caminho estava todo tão cheio de armadilhas, armadilhas, gins e redes aqui, e tão cheio de buracos, armadilhas, buracos profundos. e abrigos lá embaixo, que, agora estava escuro, como quando ele chegou na primeira parte do caminho, se ele tivesse mil almas, eles tinham, em razão, sido expulsos. Mas, como eu disse agora, o sol estava nascendo. Então ele disse: "A sua vela resplandece na minha cabeça, e pela sua luz eu atravesso a escuridão".

Nesta luz, portanto, ele chegou ao fim do vale. Agora, vi em meu sonho que no fim do vale havia sangue, ossos, cinzas e corpos mutilados de homens, até mesmo de peregrinos que tinham ido assim antigamente; e, enquanto eu pensava qual deveria ser o motivo, espiei um pouco diante de mim uma caverna, onde dois gigantes, o papa e o pagão, moravam em tempos antigos; por cujo poder e tirania, os homens cujos ossos, sangue, cinzas etc. estavam ali, foram cruelmente condenados à morte. Mas por este lugar Cristão foi sem perigo, onde eu um pouco me perguntei; mas eu aprendi desde então, que pagão tem estado morto muitos por dia; e, como para o outro, embora ele ainda esteja vivo, ele é, por causa da idade, também dos muitos pincéis astutos que ele encontrou em sua juventude, ficando tão louco e duro em suas articulações, que agora ele pode fazer pouco mais do que sentar na boca de sua caverna, sorrindo para os peregrinos enquanto eles passam, e roendo as unhas, porque ele não pode ir até eles.

Então eu vi que Cristão seguiu seu caminho; ainda, com a visão do velho homem que estava sentado na boca da caverna, ele não poderia dizer o que pensar, especialmente porque ele falou com ele, embora não pudesse ir atrás dele, dizendo: "Você nunca vai conserte até que mais de você seja queimado ". Mas ele se manteve em paz e colocou uma boa cara nele, e assim passou e não se feriu. Então cantou Cristão:

"Oh, mundo das maravilhas (eu não posso dizer menos),
Que eu deveria ser preservado naquela aflição
Que eu encontrei aqui! Oh, abençoada seja
Aquela mão que dela me libertou!
Perigos na escuridão, diabos, inferno, e o pecado,
me rodeou, e enquanto eu neste vale estava em;
Sim, laços, e covas e armadilhas e redes fez mentir
meu caminho sobre, que inútil, bobo eu
poderia ter sido apanhado, emaranhados, e abatida;
Mas, desde que eu vivo, deixe Jesus usar a coroa".

~

John Bunyan

O peregrino. Parte I. Capítulo IV.
Disponível sob o título The Pilgrim's Progress em Gutenberg.

Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: