ad

Removendo o Véu

Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus. Hebreus 10:19 (NVI).

Entre os famosos ditos dos pais da Igreja, nenhum é mais conhecido que o de Agostinho: "Tu nos formaste para Ti, e nossos corações estão inquietos até encontrarem descanso em Ti".

O grande santo afirma aqui em poucas palavras a origem e a história interior da raça humana. Deus nos fez para Si mesmo: essa é a única explicação que satisfaz o coração de um homem pensante, seja qual for sua razão selvagem. Se a educação defeituosa e o raciocínio perverso levarem o homem a concluir o contrário, há pouco que qualquer cristão possa fazer por ele. Para tal homem não tenho mensagem. Meu apelo é dirigido àqueles que foram previamente ensinados em segredo pela sabedoria de Deus; Eu falo com corações sedentos cujos anseios tem foi despertado pelo toque de Deus dentro deles, e como eles não precisam de prova fundamentado. Seus corações inquietos fornecem toda a prova de que precisam.

Deus nos formou para Si mesmo. O Catecismo Menor , "Acordado pela Reverenda Assembléia dos Clérigos em Westminster", como diz a antiga cartilha da Nova Inglaterra , pergunta às perguntas antigas o que e por quê e as responde em uma frase curta que dificilmente se compara em qualquer trabalho não inspirado. " Pergunta : Qual é o principal fim do homem? Resposta: O fim do homem é glorificar a Deus e desfrutá-lo para sempre." Com isto concordam os vinte e quatro anciãos que caem sobre seus rostos para adorar Aquele que vive para todo o sempre, dizendo: "Tu és digno, ó Senhor, de receber glória e honra e poder: porque tu criaste todas as coisas, e por teu prazer são e foram criados. "

Deus nos formou para o Seu prazer, e assim nos formou para que, assim como Ele pode na comunhão divina, desfrute da doce e misteriosa mistura de personalidades afins. Ele queria que nós O víssemos e vivêssemos com Ele e tirássemos nossa vida de seu sorriso. Mas temos sido culpados dessa "revolta imunda" da qual Milton fala ao descrever a rebelião de Satanás e suas hostes. Nós quebramos com Deus. Nós deixamos de obedecê-Lo ou amá-lo e, em culpa e medo, fugimos o mais longe possível de Sua Presença.

No entanto, quem pode fugir de sua presença quando o céu e o céu dos céus não podem conter Ele? quando, como a sabedoria de Salomão testifica, "o Espírito do Senhor enche o mundo?" A onipresença do Senhor é uma coisa e é um fato solene necessário à Sua perfeição; a Presença manifesta é outra coisa, e dessa Presença fugimos, como Adão, para nos escondermos entre as árvores do jardim, ou como Pedro, para nos afastarmos chorando: "Afasta-te de mim, porque sou um homem pecador, ó Senhor. "

Assim, a vida do homem na terra é uma vida longe da Presença, arrancada daquele "centro feliz" que é o nosso lugar de moradia correto e apropriado, nosso primeiro estado que não guardamos, cuja perda é a causa de nossa vida. inquietação incessante.

Toda a obra de Deus na redenção é desfazer os efeitos trágicos dessa revolta imunda e nos levar de volta ao relacionamento correto e eterno com Ele mesmo. Isso exigia que nossos pecados fossem eliminados satisfatoriamente, que uma reconciliação completa fosse efetuada e que o caminho se abrisse para que voltássemos novamente à comunhão consciente com Deus e vivêssemos novamente na Presença como antes. Então, por seu trabalho preveniente dentro de nós, Ele nos move para retornar. Isto primeiro vem ao nosso conhecimento quando nossos corações inquietos sentem um anseio pela Presença de Deus e nós dizemos dentro de nós mesmos: "Eu me levantarei e irei para meu Pai". Esse é o primeiro passo e, como disse o sábio chinês Lao Zi, "a jornada de mil milhas começa com um primeiro passo".

A viagem interior da alma das selvas do pecado para a Presença desfrutado de Deus é belamente ilustrado no tabernáculo do Antigo Testamento. O pecador que retornou entrou pela primeira vez no pátio externo, onde ofereceu um sacrifício de sangue no altar de bronze e se lavou na pia que estava perto dele. Então, através de um véu, ele passou para o lugar santo, onde não havia luz natural, mas o candelabro de ouro que falava de Jesus, a Luz do Mundo, lançava seu suave brilho sobre todos. Havia também os pães da proposição para contar sobre Jesus, o Pão da Vida e o altar de incenso, uma figura de oração incessante.

Embora o adorador tivesse desfrutado tanto, ainda não havia entrado na Presença de Deus. Outro véu separado do Santo dos Santos, onde acima do propiciatório habitou o próprio Deus em horrível e gloriosa manifestação. Enquanto o tabernáculo ficava, somente o sumo sacerdote podia entrar ali, e isso apenas uma vez por ano, com sangue que ele oferecia por seus pecados e pelos pecados do povo. Foi este último véu que foi rasgado quando o nosso Senhor abandonou o fantasma no Calvário, e o escritor sagrado explica que este dilacerar do véu abriu o caminho para que cada adorador do mundo viesse pelo novo e vivo caminho direto para o divino. Presença.

Tudo no Novo Testamento está de acordo com esta imagem do Antigo Testamento. Os homens resgatados não precisam mais pausar com medo para entrar no Santo dos Santos. Deus quer que nós devemos empurrar em Sua Presença e viver toda a nossa vida lá. Isso é para ser conhecido por nós na experiência consciente. É mais do que uma doutrina a ser realizada, é uma vida para ser desfrutada a cada momento de todos os dias.

Esta Chama da Presença era o coração pulsante da ordem levítica. Sem isso, todas as nomeações do tabernáculo eram caracteres de alguma língua desconhecida; eles não tinham significado para Israel ou para nós. O maior fato do tabernáculo era que Jeová estava ali ; Uma Presença estava esperando dentro do véu. Da mesma forma, a presença de Deus é o fato central do cristianismo. No coração da mensagem cristã está o próprio Deus esperando por Seus filhos redimidos para empurrar para a consciência de Sua Presença. Esse tipo de cristianismo que acontece agora como a moda conhece essa Presença apenas em teoria. Ele não enfatiza o privilégio do cristão de realização presente. De acordo com seus ensinamentos, estamos na Presença de Deus posicionalmente, e nada é dito sobre a necessidade de experimentar essa Presença, na verdade. O desejo ardente que levou homens como McCheyne está totalmente ausente. E a atual geração de cristãos se mede por essa regra imperfeita. O contentamento ignóbil toma o lugar do zelo ardente. Estamos satisfeitos em descansar em nossas posses judiciais e, na maior parte, nos incomodamos muito pouco com a ausência de experiência pessoal.

Quem é este dentro do véu que habita em manifestações de fogo? Não é outro senão o próprio Deus, "Um Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis" e "Um Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus; Seu Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, Luz de Luz, Muito Deus de Muito Deus, gerado, não feito, sendo de uma substância com o Pai, "e" o Espírito Santo, o Senhor e Doador da vida, que procede de o Pai e o Filho, que juntamente com o Pai e o Filho são adorados e glorificados. " No entanto, esta santa Trindade é um Deus, pois "adoramos um Deus na Trindade e a Trindade na Unidade; nem confundimos as Pessoas, nem dividimos a Substância. Pois há uma Pessoa do Pai, outra do Filho e outra da Espírito Santo, mas a divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo é uma só: a glória igual e a majestade co-eterna ”. Então, em parte, os antigos credos, e assim a Palavra inspirada declara.

Atrás do véu está Deus, aquele Deus depois de Quem o mundo, com estranha inconsistência, sentiu "se por acaso eles pudessem encontrá-Lo". Ele descobriu-se até certo ponto na natureza, mas mais perfeitamente na encarnação; agora ele espera mostrar-se em fulminante plenitude para os humildes da alma e os puros de coração.

O mundo está perecendo por falta do conhecimento de Deus e a Igreja está faminta por falta da Sua Presença. A cura instantânea da maioria dos nossos males religiosos seria para entrar na Presença na experiência espiritual, para tornar-se de repente ciente de que estamos em Deus e que Deus está em nós. Isso nos tiraria da nossa lamentável estreiteza e faria com que nossos corações fossem ampliados. Isso queimaria as impurezas de nossas vidas enquanto os insetos e fungos eram queimados pelo fogo que morava no mato.

Que mundo amplo para vagar, em que oceano nadar é esse Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é eterno , o que significa que Ele antecede o tempo e é totalmente independente dele. O tempo começou Nele e terminará Nele. Para isso, ele não presta nenhum tributo e, a partir daí, não sofre mudanças. Ele é imutável , o que significa que Ele nunca mudou e nunca pode mudar em menor medida. Para mudar, ele precisaria ir de melhor a pior ou de pior a melhor. Ele não pode fazer nada, por ser perfeito Ele não pode se tornar mais perfeito, e se Ele fosse tornar-se menos perfeito Ele seria menos que Deus. Ele é onisciente , o que significa que Ele sabe em um ato livre e sem esforço toda a matéria, todo o espírito, todos os relacionamentos, todos os eventos. Ele não tem passado e não tem futuro. Ele é , e nenhum dos termos limitantes e qualificados das criaturas pode se aplicar a ele. Amor e misericórdia e justiça são dele, e santidade tão inefável que há comparações ou figuras servirá para expressá-la. Somente o fogo pode dar até uma concepção remota dele. No fogo Ele apareceu na sarça ardente; no pilar de fogo Ele habitou durante toda a longa jornada no deserto. O fogo que brilhava entre as asas dos querubins no lugar santo foi chamado de "Shekinah," a presença, ao longo dos anos de glória de Israel, e quando o Velho tinha dado lugar ao Novo, Ele veio no dia de Pentecostes como uma chama ardente e repousava sobre cada discípulo.

Spinoza escreveu sobre o amor intelectual de Deus e ele tinha uma medida de verdade ali; mas o maior amor de Deus não é intelectual, é espiritual. Deus é espírito e somente o espírito do homem pode conhecê-lo realmente. No espírito profundo de um homem, o fogo deve brilhar ou o seu amor não é o verdadeiro amor de Deus. Os grandes do reino foram aqueles que amavam a Deus mais do que os outros. Todos nós sabemos quem eles foram e de bom grado prestar homenagem às profundezas e sinceridade de sua devoção. Nós temos que fazer uma pausa por um momento e seus nomes vêm passando por nós cheirando a mirra e aloés e cassia dos palácios de marfim.

Frederick Faber era alguém cuja alma ofegava atrás de Deus enquanto as ovas se agitavam atrás do regato de água, e a medida em que Deus se revelava ao seu coração buscava inflamar a vida inteira do bom homem com uma adoração ardente que rivalizava com a dos serafins perante o trono. Seu amor por Deus se estendia igualmente às três Pessoas da Divindade, mas ele parecia sentir por cada um um tipo especial de amor reservado somente a Ele. De Deus, o Pai, ele canta:

Apenas para sentar e pensar em Deus,
Oh que alegria é!
Para pensar o pensamento, para respirar o nome;
A terra não tem maior êxtase.
Pai de Jesus, a recompensa do amor!
Que arrebatamento será,
Prostrar-se diante de teu trono para mentir,
E olhar e olhar em ti!

Seu amor pela Pessoa de Cristo era tão intenso que ameaçava consumi-lo; Queimou dentro dele como uma doce e santa loucura e fluiu de seus lábios como ouro derretido. Em um de seus sermões ele diz: "Onde quer que nos voltemos na igreja de Deus, há Jesus. Ele é o começo, meio e fim de tudo para nós ... Não há nada de bom, nada santo, nada de belo, nada alegre que Ele não é para Seus servos Ninguém precisa ser pobre, porque, se ele escolhe, ele pode ter Jesus para sua própria propriedade e possessão Ninguém precisa ser abatido, pois Jesus é a alegria do céu, e é dele alegria para entrar em corações tristes Podemos exagerar sobre muitas coisas, mas nunca podemos exagerar nossa obrigação para com Jesus, ou a abundância compassiva do amor de Jesus para nós Todas as nossas vidas por muito tempo podemos falar de Jesus, e ainda assim devemos nunca chegará ao fim das coisas doces que se podem dizer dEle. A eternidade não será longa o suficiente para aprender tudo o que Ele é, ou para louvá-Lo por tudo o que Ele fez, mas então, isso não importa, pois estaremos sempre com Ele, e não desejamos mais nada. " E dirigindo-se diretamente ao nosso Senhor, ele diz a ele:

Eu te amo assim, eu não sei como
meu transporta para controlar;
Teu amor é como um fogo ardente
Dentro da minha alma.

O amor ardente de Faber também se estendeu ao Espírito Santo. Não somente em sua teologia ele reconheceu Sua divindade e plena igualdade com o Pai e o Filho, mas ele a celebrou constantemente em suas canções e em suas orações. Ele literalmente pressionou a testa no chão em sua fervorosa adoração da Terceira Pessoa da Divindade. Em um de seus grandes hinos ao Espírito Santo, ele resume sua devoção ardente assim:

Ó Espírito, lindo e temor!
Meu coração está apto a romper
Com amor de toda Tua ternura
Por nós pobres pecadores.

Arrisquei o tédio da citação para mostrar, por exemplo, o que me propus dizer, que Deus é tão maravilhosamente tão maravilhoso e completamente agradável que Ele pode, sem nada além de Si mesmo, encontrar-se e transbordar. as exigências mais profundas da nossa natureza total, misteriosa e profunda como a natureza é. Tal adoração, como Faber sabia (e ele é apenas um de uma grande companhia que nenhum homem pode contar) nunca pode vir de um mero conhecimento doutrinário de Deus. Corações que estão "se encaixam para quebrar" com amor para a Divindade são aqueles que têm estado na Presença e ter olhado com olhos abertos sobre a majestade de Divindade. Os homens dos corações quebrantados tinham uma qualidade sobre eles desconhecida ou compreendida pelos homens comuns. Eles habitualmente falavam com autoridade espiritual. Eles estiveram na Presença de Deus e relataram o que viram lá. Eles eram profetas, não escribas, pois o escriba nos diz o que ele leu, e o profeta conta o que viu.

A distinção não é imaginária. Entre o escriba que leu e o profeta que viu, há uma diferença tão ampla quanto o mar. Somos hoje invadidos por escribas ortodoxos, mas os profetas, onde estão eles? A voz dura do escriba soa sobre o evangelicalismo, mas a Igreja aguarda a voz terna do santo que penetrou o véu e contemplou com o olhar interior a Maravilha que é Deus. E, no entanto, assim penetrar, empurrar a experiência viva sensível para a santa Presença, é um privilégio aberto a todo filho de Deus.

Com o véu removido pela dilaceração da carne de Jesus, sem nada do lado de Deus para nos impedir de entrar, por que nos demoramos? Por que consentimos em permanecer todos os nossos dias fora do Santo dos Santos e nunca entramos em absoluto para olhar para Deus? Ouvimos o Noivo dizer: "Deixe-me ver o seu semblante, deixe-me ouvir a sua voz; pois a tua voz é doce e o teu rosto é gracioso". Sentimos que o chamado é para nós, mas ainda assim não conseguimos nos aproximar, e os anos passam e ficamos velhos e cansados ​​nos átrios exteriores do tabernáculo. O que nos impede?

A resposta geralmente dada, simplesmente que somos "frios", não explicará todos os fatos. Há algo mais sério do que a frieza de coração, algo que pode estar de volta a essa frieza e ser a causa de sua existência. O que é isso? O que, mas a presença de um véu em nossos corações ? um véu não foi levado como o primeiro véu, mas que permanece lá ainda fechando a luz e escondendo a face de Deus de nós. É o véu da nossa natureza carnal caída vivendo sem julgamento dentro de nós, sem escrúpulos e sem sermos repudiados. É o véu da vida íntima que nunca reconhecemos de verdade, do qual nos envergonhamos secretamente e que por essas razões nunca trouxemos ao julgamento da cruz. Não é muito misterioso, este véu opaco, nem é difícil de identificar. Temos apenas que olhar em nossos próprios corações e vamos vê-lo lá, costurado, remendado e consertado, mas, apesar disso, há um inimigo para nossas vidas e um bloqueio efetivo para nosso progresso espiritual.

Este véu não é uma coisa linda e não é algo sobre o qual comumente nos preocupamos em falar, mas eu estou me dirigindo às almas sedentas que estão determinadas a seguir a Deus, e sei que elas não voltarão atrás porque o caminho conduz temporariamente através do colinas enegrecidas. O impulso de Deus dentro deles irá assegurar a continuação da busca. Eles vão encarar os fatos no entanto desagradável e suportar a cruz pela alegria diante deles. Por isso, ouso dizer os fios dos quais este véu interior é tecido.

É tecido dos fios finos da vida própria, os pecados hifenizados do espírito humano. Eles não são algo que fazemos, eles são algo que somos , e aí reside tanto sua sutileza quanto seu poder.

Para ser específico, os pecados de ego são estes: farisaísmo, autopiedade, autoconfiança, auto-suficiência, auto-admiração, amor-próprio e uma multidão de outros como eles. Eles habitam muito dentro de nós e são parte demais de nossas naturezas para chamar nossa atenção até que a luz de Deus esteja focalizada neles. As manifestações mais grosseiras desses pecados, egotismo, exibicionismo, autopromoção, são estranhamente toleradas em líderes cristãos, mesmo em círculos de ortodoxia impecável. Eles estão tão em evidência quanto, na verdade, para muitas pessoas, se identificarem com o evangelho. Eu confio que não é uma observação cínica dizer que eles parecem hoje em dia um requisito para a popularidade em algumas seções da Igreja visível. Promover o eu sob o disfarce de promover Cristo é atualmente tão comum que excita pouca atenção.

Deve-se supor que a instrução apropriada nas doutrinas da depravação do homem e a necessidade de justificação pela justiça de Cristo somente nos libertaria do poder dos pecados de si mesmos; mas não funciona assim. O eu pode viver sem repreensão no próprio altar. Pode assistir o sangramento da vítima morrer e não ser o menos afetado pelo que vê. Pode lutar pela fé dos reformadores e pregar eloquentemente o credo da salvação pela graça, e ganhar força por seus esforços. Para dizer toda a verdade, parece realmente se alimentar da ortodoxia e está mais à vontade em uma conferência bíblica do que em uma taverna. Nosso próprio estado de anseio por Deus pode proporcionar-lhe uma excelente condição sob a qual prosperar e crescer.

O eu é o véu opaco que esconde o rosto de Deus de nós. Pode ser removido apenas na experiência espiritual, nunca por mera instrução. Tentar também instruir a lepra para fora do nosso sistema. Deve haver uma obra de Deus em destruição antes de sermos livres. Precisamos convidar a cruz para fazer seu trabalho mortal dentro de nós. Precisamos trazer nossos pecados para a cruz para julgamento. Precisamos nos preparar para uma provação de sofrimento em alguma medida como aquela pela qual nosso Salvador passou quando sofreu sob Pôncio Pilatos.

Lembremo-nos: quando falamos da dilaceração do véu, estamos falando de uma figura, e o pensamento dela é poético, quase agradável; mas na realidade não há nada de agradável nisso. Na experiência humana, esse véu é feito de tecido espiritual vivo; é composto de coisas sencientes e palpitantes, das quais todos os nossos seres consistem, e tocá-lo é nos tocar onde sentimos dor. Despedaçá-lo é nos ferir, nos ferir e nos fazer sangrar. Dizer o contrário é fazer da cruz não cruzada e morte sem morte alguma. Nunca é divertido morrer. Rasgar a coisa querida e tenra da qual a vida é feita nunca pode ser outra coisa senão profundamente dolorosa. No entanto, isso é o que a cruz fez com Jesus e é o que a cruz faria a cada homem para libertá-lo.

Tenhamos cuidado de mexer com a nossa vida interior em esperança de rasgar o véu. Deus deve fazer tudo por nós. Nossa parte é produzir e confiar. Devemos confessar, abandonar, repudiar a vida de si mesmo e depois considerar que ela foi crucificada. Mas devemos ter cuidado para distinguir a "aceitação" preguiçosa da verdadeira obra de Deus. Devemos insistir no trabalho que está sendo feito. Não ousamos nos contentar com uma doutrina pura de auto-crucificação. Isso é imitar Saul e poupar o melhor das ovelhas e dos bois.

Insista em que o trabalho seja feito com muita verdade e isso será feito. A cruz é áspera e é mortal, mas é eficaz. Não mantém sua vítima pendurada ali para sempre. Chega um momento em que seu trabalho está terminado e a vítima sofredora morre. Depois disso é a glória e o poder da ressurreição, e a dor é esquecida pela alegria que o véu é levado e nós entramos na verdadeira experiência espiritual como a Presença do Deus vivo.

Senhor, quão excelentes são os teus caminhos, e quão tortuosos e escuros são os caminhos do homem. Mostra-nos como morrer, para que possamos ressuscitar para a novidade da vida. Rasgar o véu da nossa auto-vida de cima para baixo como Tu rasgaste o véu do templo. Nós nos aproximamos com plena certeza de fé. Nós moraríamos com Ti na experiência diária aqui nesta terra para que possamos estar acostumados com a glória quando entrarmos em Teu céu para morar com Ti lá. Em nome de Jesus, amém.

~

A. W. Tozer
Livro: Em busca de Deus
Título original: The persuit of God
Disponível em Gutenberg.

Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: