ad

Primeiros Dias da Igreja Cristã em Roma

Aprenda sobre a igreja que Paulo arriscou tudo para servir



O Império Romano foi a força política e militar dominante durante os primeiros dias do cristianismo, com a cidade de Roma como sua fundação. Portanto, é útil ter uma melhor compreensão dos cristãos e das igrejas que viveram e ministraram em Roma durante o primeiro século d.C. Vamos explorar o que estava acontecendo em Roma quando a igreja primitiva começou a se espalhar pelo mundo conhecido.

A cidade de Roma
Localização: A cidade foi originalmente construída no rio Tibre, na região centro-oeste da Itália moderna, perto da costa do Mar Tirreno. Roma permaneceu relativamente intacta por milhares de anos e ainda existe hoje como um importante centro do mundo moderno.

População: Na época em que Paulo escreveu o Livro de Romanos, a população total daquela cidade era de cerca de 1 milhão de pessoas. Isso fez de Roma uma das maiores cidades mediterrâneas do mundo antigo, juntamente com Alexandria no Egito, Antioquia na Síria e Corinto na Grécia.

Política: Roma foi o centro do Império Romano, que fez dele o centro da política e do governo. Apropriadamente, os imperadores romanos viviam em Roma, junto com o Senado. Para se ter uma ideia, a Roma antiga tinha muitas semelhanças com a moderna Washington D.C.


Cultura: Roma era uma cidade relativamente rica e incluía várias classes econômicas - incluindo escravos, indivíduos livres, cidadãos romanos oficiais e nobres de diferentes tipos (políticos e militares).

Roma do primeiro século era conhecida por ser cheia de todos os tipos de decadência e imoralidade, das práticas brutais da arena à imoralidade sexual de todos os tipos.

Religião: Durante o primeiro século, Roma foi fortemente influenciada pela mitologia grega e pela prática do culto ao imperador (também conhecido como culto imperial).

Assim, a maioria dos habitantes de Roma era politeísta - eles adoravam vários deuses e semideuses diferentes dependendo de suas próprias situações e preferências. Por essa razão, Roma continha muitos templos, santuários e lugares de culto sem um ritual ou prática centralizados. A maioria das formas de adoração era tolerada.

Roma também foi lar de "forasteiros" de muitas culturas diferentes, incluindo cristãos e judeus.

A igreja em Roma
Ninguém tem certeza de quem fundou o movimento cristão em Roma e desenvolveu as primeiras igrejas dentro da cidade. Muitos estudiosos acreditam que os primeiros cristãos romanos eram judeus habitantes de Roma que foram expostos ao cristianismo enquanto visitavam Jerusalém - talvez até mesmo durante o dia de Pentecostes, quando a igreja foi estabelecida pela primeira vez (veja Atos 2: 1-12).

O que sabemos é que o cristianismo havia se tornado uma presença importante na cidade de Roma no final dos anos 40 d.C. Como a maioria dos cristãos no mundo antigo, os cristãos romanos não eram reunidos em uma única congregação. Em vez disso, pequenos grupos de seguidores de Cristo se reuniam regularmente em igrejas domiciliares para adorar, comunhão e estudo das Escrituras juntos.


Como exemplo, Paulo mencionou uma igreja doméstica específica que era conduzida por convertidos casados ​​a Cristo chamados Priscila e Aquila (ver Romanos 16: 3-5).

Além disso, havia cerca de 50.000 judeus vivendo em Roma durante a passagem de Paulo. Muitos deles também se tornaram cristãos e se juntaram à igreja. Como os judeus convertidos de outras cidades, eles provavelmente se reuniam nas sinagogas em toda a Roma, juntamente com outros judeus, além de se reunirem separadamente nas casas.

Ambos estavam entre os grupos de cristãos que Paulo abordou na abertura de sua epístola aos romanos:

Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser um apóstolo e separado para o evangelho de Deus ... A todos em Roma que são amados por Deus e chamados a ser seu povo santo: Graça e paz para você de Deus, nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Romanos 1: 1,7

Perseguição
O povo de Roma era tolerante com a maioria das expressões religiosas. No entanto, essa tolerância limitou-se em grande parte às religiões que eram politeístas - o que significa que as autoridades romanas não se importavam com quem você adorava, desde que você incluísse o imperador e não criasse problemas com outros sistemas religiosos.

Esse foi um problema para os cristãos e judeus em meados do primeiro século. Isso porque tanto os cristãos quanto os judeus eram ferozmente monoteístas; eles proclamaram a doutrina impopular de que há apenas um Deus - e, por extensão, eles se recusaram a adorar o imperador ou reconhecê-lo como qualquer tipo de divindade.


Por estas razões, cristãos e judeus começaram a experimentar intensa perseguição. Por exemplo, o imperador romano Cláudio baniu todos os judeus da cidade de Roma em 49 dC Este decreto durou até a morte de Cláudio 5 anos depois.

Os cristãos começaram a experimentar uma maior perseguição sob o domínio do imperador Nero - um homem brutal e pervertido que nutria uma intensa antipatia pelos cristãos. De fato, sabe-se que perto do fim de seu governo, Nero gostava de capturar cristãos e colocá-los em chamas para fornecer luz para seus jardins à noite. O apóstolo Paulo escreveu o Livro de Romanos durante o início do reinado de Nero, quando a perseguição cristã estava apenas começando. Surpreendentemente, a perseguição só piorou no final do primeiro século sob o imperador Domiciano.

Conflito
Além da perseguição de fontes externas, há também ampla evidência de que grupos específicos de cristãos em Roma vivenciam conflitos. Especificamente, houve confrontos entre cristãos de origem judaica e cristãos que eram gentios.

Como mencionado acima, os primeiros cristãos convertidos em Roma eram provavelmente de origem judaica. As primeiras igrejas romanas eram dominadas e lideradas pelos discípulos judeus de Jesus.

Quando Cláudio expulsou todos os judeus da cidade de Roma, somente os cristãos gentios permaneceram. Portanto, a igreja cresceu e expandiu-se como uma comunidade em grande parte gentia de 49 a 54 d.C.

Quando Cláudio morreu e os judeus foram autorizados a regressar a Roma, os cristãos judeus que retornavam vieram para casa para encontrar uma igreja que era muito diferente da que eles tinham deixado. Isso resultou em divergências sobre como incorporar a lei do Antigo Testamento ao seguimento de Cristo, incluindo rituais como a circuncisão.


Por estas razões, grande parte da carta de Paulo aos Romanos inclui instruções para os cristãos judeus e gentios sobre como viver em harmonia e adorar adequadamente a Deus como uma nova cultura - uma nova igreja. Por exemplo, Romanos 14 oferece um forte conselho sobre a resolução de divergências entre cristãos judeus e gentios em relação a comer carne sacrificada a ídolos e observar os diferentes dias santos da lei do Antigo Testamento.

Seguindo em frente
Apesar desses muitos obstáculos, a igreja em Roma experimentou um crescimento saudável ao longo do primeiro século. Isso explica por que o apóstolo Paulo estava tão ansioso para visitar os cristãos em Roma e fornecer liderança adicional durante suas lutas:

11 Eu anseio por vê-lo para que eu possa conceder-lhe algum dom espiritual para torná-lo forte - 12 isto é, que você e eu possamos ser mutuamente encorajados pela fé um do outro. 13 Eu não quero que você não saiba, irmãos e irmãs, que eu planejei muitas vezes ir até você (mas fui impedido de fazê-lo até agora) a fim de ter uma colheita entre vocês, assim como eu tive entre os outros gentios.

14 Sou obrigado tanto a gregos como a não-gregos, tanto para os sábios como para os tolos. 15 É por isso que estou tão ansioso por pregar o evangelho a vocês que estão em Roma.
Romanos 1: 11-15

De fato, Paulo estava tão desesperado para ver os cristãos em Roma que ele usou seus direitos como cidadão romano para apelar a César após ser preso por oficiais romanos em Jerusalém (veja Atos 25: 8-12). Paulo foi enviado para Roma e passou vários anos em uma prisão domiciliar - anos em que ele costumava treinar líderes da igreja e cristãos dentro da cidade.


Nós sabemos da história da igreja que Paulo acabou sendo libertado. No entanto, ele foi preso novamente por pregar o evangelho sob nova perseguição de Nero. A tradição da Igreja sustenta que Paulo foi decapitado como um mártir em Roma - um lugar apropriado para seu ato final de serviço à igreja e expressão de adoração a Deus.


Fonte: O'Neal, Sam. "Earliest Days of the Roman Christian Church." ThoughtCo, Jan. 15, 2018, thoughtco.com/the-early-church-at-rome-363409.


Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: