ad

7 Provas da Ressurreição

Evidência que a ressurreição de Jesus Cristo aconteceu


A ressurreição de Jesus Cristo é um evento histórico que realmente aconteceu, ou é apenas um mito, como muitos ateus alegam? Enquanto ninguém testemunhou a ressurreição real, muitas pessoas juraram que viram o Cristo ressuscitado após sua morte, e suas vidas nunca mais foram as mesmas.


Descobertas arqueológicas continuam a apoiar a precisão histórica da Bíblia. Nós tendemos a esquecer que os Evangelhos e o livro de Atos são testemunhas oculares da vida e morte de Jesus. Outra evidência não-bíblica da existência de Jesus vem dos escritos de Flávio Josefo, Cornélio Tácito, Luciano de Samósata e do Sinédrio judaico. As seguintes sete provas da ressurreição mostram que Cristo, de fato, ressuscitou dos mortos.

Prova da ressurreição # 1: O túmulo vazio de Jesus

O túmulo vazio pode ser a prova mais forte que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos. Duas teorias principais foram apresentadas por incrédulos: alguém roubou o corpo de Jesus ou as mulheres e discípulos foram ao túmulo errado. Os judeus e romanos não tinham motivo para roubar o corpo. Os apóstolos de Cristo eram covardes demais e teriam que vencer os guardas romanos. As mulheres que encontraram o túmulo vazio já haviam visto Jesus sendo sepultado; eles sabiam onde estava o túmulo correto. Mesmo se tivessem ido ao túmulo errado, o Sinédrio poderia ter colocado um corpo no túmulo certo para impedir as histórias da ressurreição. Os panos de enterro de Jesus foram deixados dobrados por dentro, dificilmente o ato de apressar os ladrões de túmulos. Anjos disseram que Jesus havia ressuscitado dos mortos.

Prova da ressurreição # 2: As testemunhas oculares das mulheres sagradas

As testemunhas oculares são mais uma prova de que os evangelhos são registros históricos precisos. Se as contas tivessem sido inventadas, nenhum autor antigo teria usado mulheres como testemunhas da ressurreição de Cristo. As mulheres eram cidadãs de segunda classe nos tempos bíblicos; seu depoimento nem sequer foi permitido em tribunal. No entanto, a Bíblia diz que o Cristo ressurreto apareceu pela primeira vez a Maria Madalena e outras mulheres santas. Mesmo os apóstolos não acreditaram em Maria quando ela lhes disse que a tumba estava vazia. Jesus, que sempre teve um respeito especial por essas mulheres, honrou-as como as primeiras testemunhas oculares de sua ressurreição. Os escritores do Evangelho do sexo masculino não tiveram escolha senão relatar este ato embaraçoso do favor de Deus, porque foi assim que aconteceu.

Prova da Ressurreição # 3: A Nova Coragem dos Apóstolos de Jesus

Depois da crucificação, os apóstolos de Jesus se esconderam atrás de portas trancadas, aterrorizados de serem executados em seguida. Mas algo os transformou de covardes em pregadores corajosos. Qualquer um que entenda o caráter humano sabe que as pessoas não mudam muito sem alguma influência importante. Essa influência foi ver o seu Mestre, ressuscitado dos mortos. Cristo apareceu a eles na sala trancada, na costa do Mar da Galileia e no Monte das Oliveiras. Depois de ver Jesus vivo, Pedro e os outros deixaram o quarto trancado e pregaram o Cristo ressuscitado, sem medo do que aconteceria com eles. Eles pararam de se esconder porque sabiam a verdade. Eles finalmente entenderam que Jesus é Deus encarnado, que salva as pessoas do pecado.

Prova da ressurreição # 4: Mudou vidas de Tiago e outros

Vidas modificadas são mais uma prova da ressurreição. Tiago, o irmão de Jesus, era abertamente cético de que Jesus era o Messias. Mais tarde, Tiago tornou-se um corajoso líder da igreja de Jerusalém, sendo apedrejado até a morte por sua fé. Por quê? A Bíblia diz que o Cristo ressuscitado apareceu para ele. Imagine o choque ver seu próprio irmão, vivo novamente, depois que você soube que ele estava morto! Tiago e os apóstolos eram missionários eficazes porque as pessoas podiam dizer que esses homens tinham tocado e visto o Cristo ressuscitado. Com tais testemunhas oculares zelosas, a igreja primitiva explodiu em crescimento, espalhando-se do oeste de Jerusalém para Roma e além. Por 2.000 anos, os encontros com o Jesus ressuscitado mudaram vidas.

Prova da Ressurreição # 5: Grande Multidão de Testemunhas Oculares

Uma grande multidão de mais de 500 testemunhas viu o Jesus Cristo ressuscitado ao mesmo tempo. O apóstolo Paulo registra esse evento em 1 Coríntios 15: 6. Ele afirma que a maioria desses homens e mulheres ainda estavam vivos quando ele escreveu esta carta, cerca de 55 d.C. Sem dúvida eles contaram a outros sobre esse milagre. Hoje, os psicólogos dizem que seria impossível para uma grande multidão de pessoas ter a mesma alucinação de uma só vez. Grupos menores também viram o Cristo ressuscitado, como os apóstolos, e Cléofas e seu companheiro. Todos viram a mesma coisa e, no caso dos apóstolos, tocaram Jesus e o viram comer comida. A teoria da alucinação é ainda mais desmascarada porque depois da ascensão de Jesus ao céu, as aparições dele pararam.

Prova da ressurreição # 6: Conversão de Paulo

A conversão de Paulo registra a vida mais drasticamente modificada da Bíblia. Como Saulo de Tarso, ele era um agressivo perseguidor da igreja primitiva. Quando o Cristo ressuscitado apareceu a Paulo na estrada de Damasco, Paulo tornou-se o missionário mais determinado do cristianismo. Ele sofreu cinco açoites, três espancamentos, três naufrágios, um apedrejamento, pobreza e anos de ridicularização. Finalmente, o imperador romano Nero mandou decapitar Paulo porque o apóstolo se recusou a negar sua fé em Jesus. O que poderia fazer uma pessoa aceitar de bom grado - até receber bem - essas dificuldades? Os cristãos acreditam que a conversão de Paulo aconteceu porque ele encontrou Jesus Cristo que havia ressuscitado dos mortos.

Prova da ressurreição # 7: Eles morreram por Jesus

Inúmeras pessoas morreram por Jesus, absolutamente certas de que a ressurreição de Cristo é um fato histórico. A tradição diz que dez dos apóstolos originais morreram como mártires de Cristo, assim como o apóstolo Paulo. Centenas, talvez milhares de cristãos primitivos morreram na arena romana e nas prisões por sua fé. Ao longo dos séculos, milhares mais morreram por Jesus porque acreditavam que a ressurreição é verdadeira. Ainda hoje, as pessoas sofrem perseguição porque acreditam que Cristo ressuscitou dos mortos. Um grupo isolado pode desistir de suas vidas por um líder de culto, mas mártires cristãos morreram em muitos países, por quase 2.000 anos, acreditando que Jesus conquistou a morte para lhes dar a vida eterna.



Fonte: Zavada, Jack. "7 Proofs of the Resurrection." ThoughtCo, Jul. 5, 2018, Link.




Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: