ad

UM CHAMADO À ORAÇÃO




"HOMENS PRECISAM SEMPRE ORAR." Lucas 18: 1 
"Eu quero que os homens orem em toda parte." 1 Timóteo 2: 1

Eu tenho uma pergunta para lhe fazer. Está contido em duas palavras: você ora?

A questão é uma que ninguém além de você pode responder. Quer você frequente ou não o culto público, seu ministro sabe. Se você tem orações familiares ou não suas relações sabem. Mas se você ora em particular ou não, é uma questão entre você e Deus.

Suplico-lhe em todas as afeições para atender ao assunto que eu trago diante de você. Não diga que minha pergunta é muito próxima. Se seu coração está bem aos olhos de Deus, não há nada nele para deixá-lo com medo. Não desligue minha pergunta respondendo que você faz suas orações. Uma coisa é proferir suas orações e outra é orar. Não me diga que minha pergunta é necessária. Leia por alguns minutos e eu lhe mostrarei boas razões para fazê-lo.

IEu pergunto se você ora, porque a oração é absolutamente necessária para a salvação de uma pessoa.

Eu digo, absolutamente necessário, e digo isso com prudência. Eu não estou falando agora de bebês ou idiotas. Eu não estou definindo o estado dos pagãos. Eu sei onde pouco é dado, pouco será necessário. Eu falo especialmente daqueles que se chamam cristãos, em uma terra como a nossa. E de tal eu digo, nenhum homem ou mulher pode esperar ser salvo que não ora.

Eu mantenho a salvação pela graça tão fortemente quanto qualquer um. Eu ficaria feliz em oferecer um perdão total e gratuito ao maior pecador que já viveu. Eu não hesitaria em ficar de pé junto à sua cama moribunda e dizer: "Crê no Senhor Jesus Cristo agora mesmo e serás salvo". Mas que uma pessoa pode ter salvação sem pedir, eu não encontro na Bíblia. Que uma pessoa receba o perdão de seus pecados, sem levantar seu coração interiormente, e dizer: "Senhor Jesus, dê-me isso", não consigo encontrar. Eu posso descobrir que ninguém será salvo por suas próprias orações, mas não posso ter certeza que sem oração ninguém será salvo.

Não é absolutamente necessário para a salvação que uma pessoa leia a Bíblia. Uma pessoa pode não ter aprendizado, ou ser cega, e ainda ter Cristo em seu coração. Não é absolutamente necessário que uma pessoa ouça a pregação pública do evangelho. Eles podem viver onde o evangelho não é pregado, ou podem estar acamados ou surdos. Mas a mesma coisa não pode ser dita sobre a oração. É absolutamente necessário para a salvação que uma pessoa deve orar.

Não há estrada real nem para a saúde nem para a aprendizagem. Primeiros ministros e reis, pobres homens e camponeses, todos atendem às necessidades de seus próprios corpos e de suas próprias mentes. Nenhuma pessoa pode comer, beber ou dormir por procuração. Nenhuma pessoa pode obter o alfabeto aprendido por outro. Todas estas são coisas que todos devem fazer por si mesmas, ou elas não serão feitas.

Assim como é com a mente e o corpo, assim é com a alma. Há certas coisas absolutamente necessárias à saúde e bem-estar da alma. Cada um deve atender a essas coisas por si mesmos. Cada um deve se arrepender por si mesmo. Cada um deve aplicar-se a Cristo para eles mesmos. E para si mesmos, cada um deve falar com Deus e orar. Você deve fazer isso por si mesmo, pois ninguém mais pode ser feito. Estar sem oração é estar sem Deus, sem Cristo, sem graça, sem esperança e sem o céu. É estar no caminho para o inferno. Agora você pode se perguntar que eu faço a pergunta, você reza?

IIPergunto novamente se você ora, porque o hábito da oração é uma das marcas mais seguras de um verdadeiro cristão.
Todos os filhos de Deus na terra são iguais nesse aspecto. A partir do momento em que há alguma vida e realidade sobre sua religião, eles oram. Assim como o primeiro sinal da vida de uma criança nascida no mundo é o ato de respirar, o primeiro ato de homens e mulheres quando nascem de novo é orar.

Essa é uma das marcas comuns de todos os eleitos de Deus: "Eles clamam a ele dia e noite". Lucas 18: 1 O Espírito Santo, que faz deles novas criaturas, trabalha neles um sentimento de adoção, e faz o clamor "Abba, Pai". Romanos 8:15. O Senhor Jesus, ao avivá-los, dá-lhes uma voz e uma língua e lhes diz: "Não seja mais burro". Deus não tem filhos mudos. É tão parte de sua nova natureza orar, tanto quanto é de uma criança chorar. Eles vêem sua necessidade de misericórdia e graça. Eles sentem seu vazio e fraqueza. Eles não podem fazer outra coisa que eles. Eles devem orar.

Eu tenho olhado com cuidado sobre as vidas dos santos de Deus na Bíblia. Não consigo encontrar alguém cuja história nos seja muito contada, de Gênesis a Apocalipse, que não fosse uma pessoa de oração. Eu acho que é mencionado como uma característica do piedoso, que "eles invocam o Pai", que "invocam o nome do Senhor Jesus Cristo". Eu acho isso registrado como uma característica dos ímpios, que "não invocam o Senhor". 1 Pedro 1:17; 1 Coríntios 1: 2; Salmo 14: 4.

Li as vidas de muitos cristãos eminentes que estão na Terra desde os dias da Bíblia. Alguns deles, eu vejo, eram ricos e alguns pobres. Alguns foram aprendidos e alguns foram desaprendidos. Alguns deles eram episcopais e alguns eram cristãos de outros nomes. Alguns eram calvinistas e alguns eram arminianos. Alguns gostaram de usar liturgia e outros de usar nenhum. Mas uma coisa, vejo, todos eles tinham em comum. Todos eles foram pessoas de oração.

Estudei relatos de sociedades missionárias em nossos tempos. Vejo com alegria que homens e mulheres perdidos estão recebendo o evangelho em várias partes do globo. Há conversões na África, na Nova Zelândia, na Índia, na China. As pessoas convertidas são naturalmente diferentes umas das outras em todos os aspectos. Mas uma coisa notável eu observo em todas as estações missionárias: as pessoas convertidas sempre oram.

Eu não nego que uma pessoa pode orar sem coração e sem sinceridade. Não pretendo, por um momento, dizer que o simples fato de uma pessoa orar prova tudo sobre sua alma. Como em todas as outras partes da religião, também nisso, pode haver decepção e hipocrisia.

Mas isto eu digo, que não orar é uma prova clara de que uma pessoa ainda não é um verdadeiro cristão. Eles não podem realmente sentir seus pecados. Eles não podem amar a Deus. Eles não podem sentir-se devedores de Cristo. Eles não podem muito depois da santidade. Eles não podem desejar o céu. Eles ainda precisam nascer de novo. Eles ainda precisam ser feitos uma nova criatura. Eles podem se orgulhar de eleição, graça, fé, esperança e conhecimento, e enganar pessoas ignorantes. Mas você pode estar certo de que é tudo conversa fiada se eles não orarem.

E eu digo, além disso, que de todas as evidências da verdadeira obra do Espírito, um hábito de oração privada é um dos mais satisfatórios que podem ser nomeados. Uma pessoa pode pregar de motivos falsos. Uma pessoa pode escrever livros e, fazer bons discursos e parecer diligente em boas obras, e ainda ser um Judas Iscariotes. Mas uma pessoa raramente entra em seu armário e derrama sua alma diante de Deus em segredo, a menos que sejam sinceros. O próprio Senhor estabeleceu sua marca na oração como a melhor prova de conversão. Quando ele enviou Ananias a Saulo em Damasco, ele não deu a ele nenhuma outra evidência de sua mudança de coração do que isso: "Eis que ele ora". Atos 9:11.

Eu sei que muito pode continuar na mente de uma pessoa antes de serem trazidos para orar. Eles podem ter muitas convicções, desejos, desejos, sentimentos, intenções, resoluções, esperanças e medos. Mas todas estas coisas são evidências muito incertas. Eles são encontrados em pessoas ímpias e muitas vezes não dão em nada. Em muitos casos, não são mais duradouros do que a nuvem da manhã e o orvalho que passa. Uma oração sincera, movendo-se de um espírito quebrantado e contrito, vale todas essas coisas juntas.

Eu sei que o Espírito Santo, que chama os pecadores de seus caminhos perversos, em muitos casos os leva, muito lentamente, ao conhecimento de Cristo. Mas o olho do homem só pode julgar pelo que vê. Eu não posso chamar ninguém justificado até que eles acreditem. Não me atrevo a dizer que alguém acredita até que eles orem. Eu não consigo entender uma fé idiota. O primeiro ato de fé será falar com Deus. A fé é para a alma o que a vida é para o corpo. A oração é para a fé o que a respiração é para o corpo. Como uma pessoa pode viver e não respirar é passado a minha compreensão, e como uma pessoa pode acreditar e não orar é passado a minha compreensão também.

Nunca se surpreenda se você ouvir os ministros do evangelho falando muito sobre a importância da oração. Este é o ponto que eles querem trazer para você. Eles querem saber que você ora. Suas opiniões de doutrina podem estar corretas. Seu amor pelo protestantismo pode ser caloroso e inconfundível. Mas ainda assim, isso pode ser nada mais que conhecimento de cabeça e espírito de festa. Eles querem saber se você está realmente familiarizado com o trono da graça, e se você pode falar com Deus, assim como falar sobre Deus.

IIIPergunto se você ora, porque não há dever na religião tão negligenciado quanto a oração privada.

Vivemos em dias de profissão religiosa abundante. Há mais lugares de culto público do que antes. Há mais pessoas que as frequentam do que nunca. No entanto, apesar de toda essa religião pública, acredito que há uma grande negligência na oração privada. É uma daquelas transcrições privadas entre Deus e nossas almas, que nenhum olho vê e, portanto, que as pessoas são tentadas a passar e deixar de fazer.

Acredito que centenas de milhares nunca proferem uma palavra de oração. Eles comem. Eles bebem. Eles dormem. Eles se levantam. Eles vão para o seu trabalho. Eles voltam para suas casas. Eles respiram o ar de Deus. Eles viajam na terra de Deus. Eles gostam das misericórdias de Deus. Eles têm corpos moribundos. Eles têm julgamento e eternidade diante deles. Mas eles nunca falam com Deus. Eles vivem como os animais que perecem. Eles se comportam como criaturas sem almas. Eles não têm uma palavra para dizer a Ele em cujas mãos estão sua vida e respiração, e todas as coisas, e de cuja boca eles devem um dia receber sua sentença eterna. Quão terrível isso parece; mas, se os segredos das pessoas fossem diariamente conhecidos, seria mais comum.

Acredito que existam centenas de milhares cujas orações não são nada mais que mera formalidade, um conjunto de palavras repetidas de cor, sem refletir nisso. Alguns dizem algumas frases apressadas recolhidas no berçário quando eram crianças. Alguns se contentam em repetir o Credo, esquecendo que não há um pedido nele. Alguns acrescentam a oração do Senhor, mas sem o menor desejo de que suas petições solenes sejam concedidas.

Muitos, mesmo aqueles que usam boas formas, murmuram suas preces depois de terem ido dormir, ou enquanto se lavam ou se vestem de manhã. As pessoas podem pensar o que querem, mas podem depender disso que, aos olhos de Deus, isso não é oração. Palavras ditas sem coração são tão inúteis para nossas almas quanto o bater de selvagens antes de seus ídolos. Onde não há coração, pode haver trabalho labial e trabalho de língua, mas não há oração. Saulo, não tenho dúvida, fez muitas orações antes que o Senhor o encontrasse a caminho de Damasco. Mas não foi até que seu coração foi quebrado, e o Senhor disse. "Ele ora".

Isso te surpreende? Ouça-me, e eu vou lhe mostrar que não estou falando como eu sem razão. Você acha que minhas afirmações são extravagantes e injustificáveis? Dê-me sua atenção e logo mostrarei que estou lhe contando a verdade.

Você esqueceu que não é natural que alguém ore? "A mente carnal é inimizade contra Deus". O desejo do coração de uma pessoa é se afastar de Deus e não ter nada a ver com ele. Seus sentimentos em relação a ele não são senão medo. Por que então uma pessoa deve orar quando não tem um sentido real de pecado, nenhum sentimento real de necessidades espirituais, nenhuma crença completa em coisas invisíveis, nenhum desejo de santidade e céu? De todas essas coisas, a grande maioria das pessoas conhece e não sente nada. As multidões andam no caminho largo. Eu não posso esquecer isso. Por isso digo corajosamente, creio que poucos oram.

Você esqueceu que não é moda orar? É uma daquelas coisas que muitos teriam vergonha de admitir. Há centenas que preferem atacar uma brecha ou levar uma esperança desesperada e confessar publicamente que criam o hábito de orar. Há milhares que, se forem obrigados a dormir no mesmo quarto com um estranho, deitar-se-ão na cama sem uma oração. Para se vestir bem, para ir aos cinemas, para ser inteligente e agradável, tudo isso é moda, mas não para orar. Eu não posso esquecer isso. Não consigo pensar que seja comum o hábito que tantos parecem vergonha de admitir. Assim, acredito que poucos orem.

Você esqueceu as vidas que muitos vivem? Podemos realmente acreditar que as pessoas estão orando contra o pecado noite e dia, quando as vemos mergulharem nele? Podemos supor que eles oram contra o mundo, quando são totalmente absorvidos e tomados por suas atividades? Podemos pensar que eles realmente pedem a graça de Deus para servi-lo, quando eles não demonstram o menor interesse em servi-lo? Oh, não, é claro como a luz do dia que a grande maioria das pessoas não pede nada de Deus ou não quer dizer o que dizem quando perguntam, o que é exatamente a mesma coisa. Orar e pecar nunca viverão juntos no mesmo coração. A oração consumirá o pecado, ou o pecado sufocará a oração. Eu não posso esquecer isso. Eu olho a vida das pessoas. Eu acredito que poucos oram.

Você esqueceu as mortes que muitos morrem? Quantos, quando se aproximam da morte, parecem inteiramente estranhos a Deus. Não só eles são tristemente ignorantes do seu evangelho, mas infelizmente falta o poder de falar com ele. Há uma terrível estranheza e timidez em seus esforços para se aproximar dele. Eles parecem estar tomando uma coisa nova. Eles aparecem como se quisessem uma introdução a Deus e como se nunca tivessem conversado com ele antes. Lembro-me de ter ouvido falar de uma pessoa que estava ansiosa por ter um ministro para visitá-los em sua última doença. Eles desejavam que ele orasse por eles. Ele perguntou a ela o que ele deveria orar. Eles não sabiam, não tinham o que dizer. Eles eram totalmente incapazes de nomear qualquer coisa que desejassem pedir a Deus por sua alma. Tudo o que pareciam querer era a forma das orações de um ministro. Eu consigo entender isso. Os leitos de morte são grandes reveladores de segredos. Não posso esquecer o que vi de pessoas doentes e moribundas. Isso também me leva a acreditar que poucas pessoas oram.

Eu não posso ver seu coração. Eu não conheço sua história particular em coisas espirituais. Mas pelo que vejo na Bíblia e no mundo, tenho certeza de que não posso fazer uma pergunta mais necessária do que antes de você - VOCÊ ORA?


J.C. Ryle

Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: