ad

Meditação Celestial

Agora, leitor, de acordo com as instruções já dadas, pratique conscientemente a meditação, bem como a oração. Faça diariamente, se possível. Retire-se para algum lugar privado na hora mais conveniente e deixe de lado todos os pensamentos mundanos. Com toda a seriedade possível e reverência, olhe para o céu. Lembre-se que há o seu descanso eterno. Estude sua excelência e realidade. Levante-se do sentido à fé comparando as alegrias celestiais com as terrenas. Em seguida, misture exclamações com seus solilóquios, até que, tendo defendido o caso reverentemente com Deus e a sério com seu próprio coração, você tenha se acendido de pó em chamas. Isso o transformará de um pecador esquecido e amante do mundo, para um amante ardente de Deus; de um covarde medroso a um cristão persistente; de uma tristeza infrutuosa a uma vida alegre. Em outras palavras, esta atividade vai desanimar seu coração da terra para o céu; de rastejar em pó da terra para andar com Deus.

Enquanto você medita no seu descanso eterno, aqui estão algumas sugestões. Considere o significado de "descanso". Que doce o som. Descansar! Não como a pedra que repousa sobre a terra. Não como esta carne repousará na sepultura. Mas aquele descanso ativo, quando "não descansamos dia e noite, dizendo: Santo, santo, santo Senhor Deus Todo-Poderoso!" (Apocalipse 4: 8). Quando iremos descansar do pecado, mas não da adoração; do sofrimento e da tristeza, mas não da alegria. Ó dia abençoado, quando eu vou descansar com Deus. Minha alma e corpo perfeitos juntos desfrutarão perfeitamente do Deus mais perfeito; quando Deus, que é o amor, me amará perfeitamente.

Considere o quão perto esse descanso é. Embora meu Senhor pareça retardar Sua vinda, ainda assim um pouco e Ele estará aqui. O que são algumas centenas de anos quando eles acabaram? Acho que ouço o som da sua trombeta. Eu acho que eu vejo Ele vindo nas nuvens, com Seus anjos presentes, em majestade e glória.

Agora, santos abençoados, que creram e obedeceram, este é o clímax da fé e paciência. É por isso que você orou e esperou. Você agora se arrepende de seus sofrimentos e tristezas, seus sacrifícios e sua vida santa? Veja como o juiz sorri para você; existe amor em Sua aparência, os títulos de Redentor, Marido, Cabeça, estão escritos em Sua face amigável e brilhante. Ouço! Ele liga para você. Ele convida você a ficar à sua direita. Não temais, pois é onde Ele coloca Suas ovelhas. Ó feliz anúncio: "Vinde abençoado de meu Pai, herde o reino preparado para você desde a fundação do mundo" (Mt 25:34). Ele te pega pela mão, a porta está aberta, o reino é dele e portanto seu; ali está o seu lugar diante do seu trono. O Pai recebe você como a esposa de seu Filho e lhe dá as boas vindas. Sempre tão indigno, você deve ser coroado. Esse era o propósito da graça redentora gratuita, o clímax do amor eterno. Ó graça abençoada; Ó amor maravilhoso! Mas não posso expressar isso. Eu não posso nem imaginar isso.

Essa é aquela alegria que foi comprada pela tristeza, aquela coroa que foi comprada pela cruz. Meu Senhor chorou, agora minhas lágrimas podem ser apagadas. Ele sangrou, para que eu possa agora me alegrar. Ele foi abandonado, para que eu pudesse ter essa comunhão. Ele então morreu, para que eu possa viver agora. Ó misericórdia livre, que pode exaltar um pecador tão indigno. Livre para mim, embora caro para Cristo!

Isto não é como as nossas cabanas de barro, as nossas prisões, as nossas habitações terrenas. Essa voz de alegria não é como nossas velhas queixas, nossos gemidos e suspiros impacientes; nem este elogio harmonioso como as maldições que ouvimos na terra. Este corpo não é como o que nós tivemos, nem esta alma como a alma que nós tivemos, nem esta vida como a vida que nós vivemos. Onde estão as antigas divisões, argumentos, nomes ruins, temperamentos exasperados, carrancas e condenações injustas? Agora somos todos de um só coração, lar e felicidade. Ó doce reconciliação! Agora o Evangelho não mais será desonrado pela nossa tolice. Não mais, minha alma, você deve lamentar por sofrer amigos, nem chorar sobre suas sepulturas. Você nunca deve sofrer suas antigas tentações de Satanás, do mundo ou de sua própria carne. Suas dores e enfermidades estão todas curadas. Seu corpo não deve mais sobrecarregá-lo com fraqueza e cansaço. Dores de cabeça e fome, insônia e exaustão, todos se foram. Mudança abençoada! Adeus pecado e tristeza para sempre. Adeus, meu coração orgulhoso e incrédulo, minha mente mundana, sensual e carnal; e saúdo agora a minha natureza santíssima e celestial. Meu rosto não se enrugará nem meu cabelo será cinza; porque isto que é corruptível se revestirá da incorruptibilidade, e esta mortal, imortalidade e morte será tragada na vitória. "Ó morte, onde está sua picada? Ó sepultura, onde está sua vitória?" (1 Coríntios 15: 54-55). A data do meu contrato não expirará mais. Quando milhões de eras são passadas, minha glória é apenas o começo; e quando milhões mais são passados, não é um fim mais próximo.

Ah, sonolento, coração terrestre, com que frieza você pensa no dia que vem. Você prefere se sentar na terra a andar no palácio de Deus? É melhor estar aqui do que acima com Deus? A empresa é melhor? Os prazeres são maiores? Ali é a glória do seu pai. Para além disso, ó minha alma, você deve ir quando deixar este corpo. Quando o poder do seu Senhor eleva o seu corpo e se une ao seu novo corpo imortal, você viverá com Deus para sempre. Há a gloriosa Nova Jerusalém, os portões de pérola, a fundação da pérola, as ruas e calçadas de ouro transparente.

Ó minha alma, você cambaleia com as promessas de Deus por incredulidade? (Romanos 4:20) Eu suspeito muito de você. Se você realmente acreditasse, ficaria mais empolgado com isso. Não está sob a assinatura e juramento de Deus? Deus pode mentir? Pode aquele que é a própria verdade ser falso? Que necessidade Deus tem de lisonjear ou enganar você? Por que Ele deveria te prometer mais do que Ele irá realizar? Não se atreva a acusar o Deus sábio, todo-poderoso e fiel com isto! Ó coração infeliz da incredulidade, Deus te fez uma promessa de descanso, e você ficará aquém disso? Seus olhos e ouvidos e todos os seus sentidos podem provar ilusões mais cedo do que uma promessa de Deus poderia iludir você. Você pode estar mais certo do que está escrito na Palavra, do que se você o visse com seus próprios olhos ou o sentisse com suas próprias mãos.

Como não posso me igualar ao Senhor em obras de poder, não mais posso associá-Lo em amor. Senhor, eu me rendo. Eu estou completamente superado pelo seu amor. Seu cativo proclamará com prazer sua vitória. Devo não amar de todo, porque não posso alcançar seu amor incomensurável? Embora eu não possa dizer que amo você como você me ama, ainda assim posso dizer: "Senhor, você sabe que eu quero amar você. Estou zangado com meu coração que não te ama mais".

Meu Senhor me ensinou a regozijar-se na esperança de Sua glória e até mesmo a ver através das grades presentes de uma prisão, pois, quando "perseguido por causa da justiça", Ele ordena que eu "regozije-me e seja extremamente feliz" "porque" a minha recompensa no céu é grande "(Mt 5: 10-12).

Mas o seu banquete, meu Senhor, não é nada para mim sem um apetite. Tu puseste as iguarias do céu diante de mim; mas infelizmente sou cego e não posso vê-los. Estou doente e não posso saboreá-los. Estou tão paralisado que não posso estender a mão para pegá-los. Portanto, humildemente imploro a esta graça que, assim como você abriu o céu para mim em Sua Palavra, assim VOCÊ abriria meus olhos para vê-lo e meu coração para deleitar-se nele. Ó Espírito da vida, respire sua graça em mim. Toma-me pela mão, e levanta-me da terra, para que veja a glória que preparaste para os que te amam (1 Coríntios 2: 9-10).

Pode minha língua dizer que em breve e certamente viverá com Deus, e ainda assim meu coração não pulará dentro de mim? Posso dizer com fé e não com alegria? Ah, fé, com que clareza agora vejo sua fraqueza. Mas embora a incredulidade me obscureça a luz e entorpece a minha vida e suprime as minhas alegrias; não poderá me conquistar e destruir. Podem belos objetos deliciar meus olhos, ou agradáveis ​​odores meu cheiro ou melodia meus ouvidos; e a premeditação da felicidade celestial não me encantará? Senhor, você reservou minha alegria perfeita para o céu. Ajude-me a desejar até que eu possua, e deixe-me ansiar por isso quando eu não puder, como eu gostaria, poderia me alegrar com isso.

Por que tão facilmente esqueço meu lugar de descanso? Ó minha alma, será que a estupidez de seu desejo depois do descanso não o acusa da ingratidão e da tolice mais detestáveis? Deve o seu Senhor lhe comprar um descanso a um preço tão caro, e você não o valoriza mais? Ele deve ir antes para preparar uma mansão tão gloriosa para um infeliz, e você está relutante em ir e possuí-la? Deverá o Senhor da glória desejar a sua companhia e você não deseja a Dele? Deve a terra se tornar um inferno para você antes de estar disposto a estar com Deus? Se seus esforços bem-sucedidos e amigos piedosos lhe parecerem melhores do que uma vida com Deus, é hora de Deus tirá-los de você.

Ah, meu querido Senhor, embora eu não possa dizer: "A minha alma anseia por você" (Salmos 84:2), mas posso dizer: "Anseio por um coração tão ansioso". "O espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26: 4). Meu espírito clama: "Venha 'o seu reino' (Mt 6:10), ou deixe-me ir ao seu reino"; mas a carne tem medo de que você possa ouvir minha oração e aceitar minha palavra!

Estou disposto a ficar aqui na terra enquanto você me usar. Dá-me o trabalho que tens para as minhas mãos. Mas quando estiver pronto, leve-me ao meu melhor. Não quero ser tão impaciente a ponto de pedir a Você que corte meu tempo e me leve para casa antes de estar preparado, pois sei que minha recompensa eterna depende tanto do uso que faço dessa vida. Mas também não ficaria aqui quando o meu trabalho terminar. Enquanto eu devo estar ausente de Você, deixe minha alma gemer sinceramente como o meu corpo faz quando está doente.

Ó Salvador, acelere o tempo do seu retorno. Deixe aquela alegre trombeta soar o sinal para o grande dia da ressurreição, quando sua ordem sair, e ninguém desobedecer. Então o mar e a terra entregarão os seus reféns, e todos os que dormem na sepultura despertarão, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Eu posso deitar meu corpo no pó, confiando não a uma sepultura, mas a você, ó Senhor. Portanto a minha carne repousará em esperança, até que a eleves para descanso eterno.

Deixe o "seu reino vir" (Mt 6:10). Sua noiva saudosa diz: "Vem!" porque o seu Espírito dentro dela diz: "Vem!" e ensina-a assim a orar (Apocalipse 22:17). Sim, toda a criação diz: "Vem!" E tu mesmo disseste: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus ”(Apocalipse 22:20).

~

Richard Baxter.

Disponível em Sermon Index.


Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: