ad

POR QUE VOCÊ PODE ACREDITAR NA BÍBLIA?



É a história da Bíblia que a torna única entre os "textos sagrados". Veja quem escreveu a Bíblia, como seu estilo de reportagem é apoiado pela arqueologia e pelos historiadores.

Conteúdo originalmente divulgado por Every Student / Sua Escolha.

 PDF

História da Bíblia - Quem escreveu a Bíblia?

A Bíblia foi escrita ao longo de um período de 1500 anos, por 40 escritores. Ao contrário de outros escritos religiosos, a Bíblia lê como uma notícia factual de eventos reais, lugares, pessoas e diálogos.Historiadores e arqueólogos confirmaram repetidamente sua autenticidade.
Usando os estilos de escrita e personalidades dos escritores, Deus nos mostra quem ele é e como é conhecê-lo.
Há uma mensagem central consistentemente carregada por todos os 40 escritores da Bíblia: Deus, que criou a todos nós, deseja um relacionamento conosco. Ele nos chama para conhecê-lo e confiar nele.
A Bíblia não apenas nos inspira, ela explica a vida e Deus para nós. Ele não responde a todas as perguntas que podemos ter, mas o suficiente delas. Mostra-nos como viver com propósito e compaixão. Como se relacionar com os outros. Ele nos encoraja a confiar em Deus para obter força, direção e desfrutar de seu amor por nós. A Bíblia também nos diz como podemos ter a vida eterna.
Múltiplas categorias de evidências apoiam a exatidão histórica da Bíblia, bem como sua reivindicação de autoria divina. Aqui estão algumas razões pelas quais você pode confiar na Bíblia.

Arqueologia confirma a precisão histórica da Bíblia.

arqueologia bíblicaOs arqueólogos descobriram consistentemente os nomes dos oficiais do governo, reis, cidades e festivais mencionados na Bíblia - às vezes, quando os historiadores não pensavam que tais pessoas ou lugares existiam. Por exemplo, o Evangelho de João fala de Jesus curando um aleijado ao lado do tanque de Bethesda.O texto ainda descreve os cinco pórticos (passarelas) que levam à piscina. Os eruditos não acreditavam que a piscina existisse, até que os arqueólogos a encontraram a doze metros abaixo do solo, completa com os cinco pórticos. 1
A Bíblia tem uma quantidade enorme de detalhes históricos, então nem tudo mencionado nela foi encontrado através da arqueologia. No entanto, nenhum achado arqueológico entrou em conflito com o que a Bíblia registra. 2
Em contraste, o repórter Lee Strobel comenta sobre o Livro de Mórmon : "Arqueologia repetidamente falhou em fundamentar suas afirmações sobre eventos que supostamente ocorreram há muito tempo nas Américas. Lembro-me de escrever ao Instituto Smithsonian para perguntar se havia alguma evidência apoiando as alegações do mormonismo, apenas para ser dito em termos inequívocos que seus arqueólogos não vêem 'nenhuma conexão direta entre a arqueologia do Novo Mundo e o assunto do livro'. ”Arqueólogos nunca localizaram cidades, pessoas, nomes ou lugares mencionados no Livro de Mórmon. 3
Muitas das antigas localidades mencionadas por Lucas, no Livro de Atos do Novo Testamento, foram identificadas através da arqueologia. "Ao todo, Lucas menciona trinta e dois países, cinquenta e quatro cidades e nove ilhas sem nenhum erro." 4
A arqueologia também refutou muitas teorias mal fundamentadas sobre a Bíblia. Por exemplo, uma teoria ainda ensinada em algumas faculdades hoje afirma que Moisés não poderia ter escrito o Pentateuco (os primeiros cinco livros da Bíblia), porque a escrita não havia sido inventada em sua época. Então os arqueólogos descobriram a Estela Negra. "Ele tinha caracteres em forma de cunha e continha as leis detalhadas de Hamurabi. Era pós-Moisés? Não! Era pré-mosaico; não apenas isso, mas era pré-Abraão (2.000 aC). Ele precedeu Moisés". escritos por pelo menos três séculos ". 5
Arqueologia confirma consistentemente a precisão histórica da Bíblia.

A Bíblia hoje é a mesma que foi originalmente escrita.

evangelhosAlgumas pessoas têm a ideia de que a Bíblia foi traduzida "tantas vezes" que se corrompeu por etapas de tradução. Isso provavelmente seria verdade se as traduções estivessem sendo feitas de outras traduções. Mas as traduções são feitas diretamente de textos originais de origem grega, hebraica e aramaica, baseados em milhares de manuscritos antigos.
A precisão do Antigo Testamento de hoje foi confirmada em 1947, quando os arqueólogos encontraram "Os Manuscritos do Mar Morto" ao longo da atual Cisjordânia, em Israel. "Os Manuscritos do Mar Morto" continha escritura do Antigo Testamento que datava 1.000 anos mais velha do que qualquer manuscrito que tivéssemos. Ao comparar os manuscritos em mãos com estes, de 1.000 anos antes, encontramos concordância 99,5% do tempo. E as diferenças de 0,5% são variações menores de ortografia e estrutura de frases que não alteram o significado da sentença.
Em relação ao Novo Testamento, é o documento antigo mais confiável da humanidade.
Todos os manuscritos antigos foram escritos em papiro, que não tinham muito tempo de validade. Então as pessoas copiaram originais, para manter a mensagem e distribuí-la para outras pessoas.
Poucas pessoas duvidam da escrita de Platão de “A República”. É um clássico, escrito por Platão por volta de 380 aC As cópias mais antigas que temos dele datam de 900 dC, que é um lapso de tempo de 1.300 anos desde quando ele a escreveu. Existem apenas sete cópias na existência.
As “Guerras Gálicas” de César foram escritas por volta de 100-44 aC As cópias que temos hoje são datadas de 1.000 anos depois que ele as escreveu. Nós temos dez cópias.
Quando se trata do Novo Testamento, escrito entre 50 e 100 dC, existem mais de 5.000 cópias. Todos estão dentro de 50-225 anos de sua escrita original. Além disso, quando se tratava das Escrituras, escribas (monges) eram meticulosos na cópia de manuscritos originais. Eles verificaram e checaram novamente seu trabalho, para garantir que correspondesse perfeitamente. O que os escritores do Novo Testamento originalmente escreveram é preservado melhor do que qualquer outro manuscrito antigo. Podemos estar mais certos do que lemos sobre a vida e as palavras de Jesus, do que estamos certos dos escritos de César, Platão, Artistotle e Homero.

Mais razões para confiar nos relatos evangélicos de Jesus.

evangelhosQuatro dos escritores do Novo Testamento escreveram sua própria biografia sobre a vida de Jesus. Estes são chamados os quatro evangelhos, os primeiros quatro livros do Novo Testamento. Quando os historiadores tentam determinar se uma biografia é confiável, perguntam: "Quantas outras fontes relatam os mesmos detalhes sobre essa pessoa?"
Veja como isso funciona. Imagine que você esteja colecionando biografias do presidente John F. Kennedy. Você encontra muitas biografias descrevendo sua família, sua presidência, seu objetivo de colocar um homem na lua e sua maneira de lidar com a crise dos mísseis cubanos.Em relação a Jesus, encontramos múltiplas biografias relatando fatos semelhantes sobre sua vida? Sim. Aqui está uma amostra de fatos sobre Jesus, e onde você encontraria esse fato relatado em cada uma de suas biografias.
 MateusMarcaLucasJohn
Jesus nasceu de uma virgem1: 18-25-1:27, 34-
Ele nasceu em Belém2: 1-2: 4-
Ele morava em Nazaré2:231: 9, 242:51, 4:161:45, 46
Jesus foi batizado por João Batista  3: 1-151: 4-93: 1-22-
Ele realizou milagres de cura4:24 etc.1:34 etc.4:40, etc.9: 7
Ele andou na água14:256:48-6:19
Ele alimentou cinco mil pessoas com 
cinco pães e dois peixes
14: 76:389:136: 9
Jesus ensinou as pessoas comuns5: 14:25, 7:289:1118:20
Ele passou tempo com párias sociais9:10, 21:312:15, 165:29, 7:298: 3
Ele argumentou com a elite religiosa15: 77: 612:568: 1-58
A elite religiosa planejou matá-lo12:143: 619:4711: 45-57
Eles entregaram Jesus aos romanos  27: 1, 215: 123: 118:28
Jesus foi açoitado27:2615:15-19: 1
Ele foi crucificado27: 26-5015: 22-3723: 33-4619: 16-30
Ele foi enterrado em um túmulo27: 57-6115: 43-4723: 50-5519: 38-42
Jesus ressuscitou dos mortos e 
apareceu aos seus seguidores
28: 1-2016: 1-2024: 1-5320: 1-31
Duas das biografias do evangelho foram escritas pelos apóstolos Mateus e João, homens que conheceram Jesus pessoalmente e viajaram com ele por mais de três anos. Os outros dois livros foram escritos por Marcos e Lucas, colaboradores próximos dos apóstolos. Esses escritores tinham acesso direto aos fatos que estavam gravando. Na época de sua escrita, ainda havia pessoas vivas que ouviram Jesus falar, observaram-no curar pessoas e realizar milagres.
Assim, a igreja primitiva aceitou prontamente os quatro evangelhos porque eles concordavam com o que já era de conhecimento comum sobre a vida de Jesus.
Cada um dos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, lida como notícias, uma contabilidade factual dos eventos do dia, cada um de sua própria perspectiva. As descrições são exclusivas para cada escritor, mas os fatos estão de acordo.

Veja por que os evangelhos foram escritos.

os evangelhosNos primeiros anos após a morte e ressurreição de Jesus, não havia necessidade aparente de biografias escritas sobre Jesus. Aqueles que moravam na região de Jerusalém eram testemunhas de Jesus e bem conscientes de seu ministério. 6
Contudo, quando as notícias de Jesus se espalharam para além de Jerusalém, e as testemunhas oculares já não estavam prontamente acessíveis, houve uma necessidade de relatos escritos para educar os outros sobre a vida e ministério de Jesus.
Se você gostaria de saber mais sobre Jesus, este artigo lhe dará um bom resumo de sua vida: Além da Fé Cega .

Como os livros do Novo Testamento foram determinados.

apócrifo - evangelho de thomasA igreja primitiva aceitou os livros do Novo Testamento quase tão logo eles foram escritos. Já foi mencionado que os escritores eram amigos de Jesus ou de seus seguidores imediatos, homens a quem Jesus confiou a liderança da igreja primitiva.Os escritores dos Evangelhos, Mateus e João, foram alguns dos seguidores mais próximos de Jesus. Marcos e Lucas foram companheiros dos apóstolos, tendo acesso ao relato dos apóstolos sobre a vida de Jesus.
Os outros escritores do Novo Testamento também tiveram acesso imediato a Jesus: Tiago e Judas eram meio-irmãos de Jesus que inicialmente não acreditavam nele. Pedro foi um dos 12 apóstolos. Paulo começou como um violento opositor do cristianismo e membro da classe dominante religiosa, mas tornou-se um fervoroso seguidor de Jesus, convencido de que Jesus ressuscitara dos mortos.
Os relatórios nos livros do Novo Testamento se alinhavam com o que milhares de testemunhas oculares tinham visto por si mesmos.
Quando outros livros foram escritos centenas de anos depois, não foi difícil para a igreja identificá-los como falsificações. Por exemplo, o Evangelho de Judas foi escrito pela seita gnóstica, por volta de 130-170 dC, muito depois da morte de Judas. O Evangelho de Tomé, escrito por volta do ano 140 dC, é outro exemplo de uma escrita falsa que contém erroneamente o nome de um apóstolo. Esses e outros evangelhos gnósticos entraram em conflito com os ensinamentos conhecidos de Jesus e do Antigo Testamento, e freqüentemente continham numerosos erros históricos e geográficos. 7
Em 367 dC, Atanásio listou formalmente os 27 livros do Novo Testamento (a mesma lista que temos hoje). Logo depois, Jerome e Augustine circularam a mesma lista. Essas listas, no entanto, não eram necessárias para a maioria dos cristãos. Em geral, a igreja inteira reconheceu e usou a mesma lista de livros desde o primeiro século depois de Cristo.
À medida que a igreja crescia além das terras de língua grega e precisava traduzir as Escrituras, e conforme as seitas dissidentes continuavam a aparecer com seus próprios livros sagrados concorrentes, tornou-se mais importante ter uma lista definitiva.

Os historiadores confirmam o que a Bíblia diz sobre Jesus.

josephusNão só temos cópias bem preservadas dos manuscritos originais, como também temos testemunhos de historiadores judeus e romanos.
Os evangelhos relatam que Jesus de Nazaré realizou muitos milagres, foi executado pelos romanos e ressuscitou dos mortos.Numerosos historiadores antigos apoiam o relato da Bíblia sobre a vida de Jesus e seus seguidores:
Cornélio Tácito (55-120 dC), historiador da Roma do primeiro século, é considerado um dos historiadores mais precisos do mundo antigo. 8 Um trecho de Tácito nos diz que o imperador romano Nero "infligiu as torturas mais requintadas de uma classe ... chamada de cristãos. ... Christus [Cristo], de quem o nome teve sua origem, sofreu a penalidade extrema durante o reinado de Tibério nas mãos de um de nossos procuradores, Pôncio Pilatos ... " 9
Flávio Josefo, historiador judeu (38-100 dC), escreveu sobre Jesus em suas Antiguidades judaicas. De Josefo, "aprendemos que Jesus era um homem sábio que fez feitos surpreendentes, ensinou a muitos, conquistou seguidores entre judeus e gregos, acreditava-se ser o Messias, foi acusado pelos líderes judeus, foi condenado a ser crucificado por Pilatos e foi considerado ressuscitado ". 10
Suetônio, Plínio, o Jovem e Talo também escreveram sobre o culto e a perseguição cristãos, o que é consistente com os relatos do Novo Testamento.
Mesmo o Talmud judaico , certamente não inclinado para Jesus, concorda com os principais eventos de sua vida. Do Talmud, "aprendemos que Jesus foi concebido fora do casamento, reuniu discípulos, fez declarações blasfêmicas sobre si mesmo e realizou milagres, mas esses milagres são atribuídos à feitiçaria e não a Deus". 11
Esta é uma informação notável, considerando que a maioria dos historiadores antigos se concentrava em líderes políticos e militares, não em rabinos obscuros de províncias distantes do Império Romano. Ainda historiadores antigos (judeus, gregos e romanos) confirmam os principais eventos que são apresentados no Novo Testamento, mesmo que eles não fossem crentes.

Importa se Jesus realmente fez e disse o que está nos Evangelhos?

evangelhosSim. Para que a fé realmente tenha algum valor, ela deve ser baseada em fatos, na realidade. Aqui está o porquê. Se você estivesse tomando um voo para Londres, provavelmente teria fé de que o jato está abastecido e mecanicamente confiável, o piloto treinou e nenhum terrorista a bordo.Sua fé, no entanto, não é o que leva você a Londres. Sua fé é útil na medida em que você entra no avião. Mas o que realmente leva você a Londres é a integridade do avião, do piloto, etc. Você pode confiar em sua experiência positiva de voos passados. Mas sua experiência positiva não seria suficiente para levar esse avião para Londres. O que importa é o objeto de sua fé - é confiável?
O Novo Testamento é uma apresentação precisa e confiável de Jesus?Sim. Podemos confiar no Novo Testamento porque há um enorme apoio factual para isso. Este artigo tocou nos seguintes pontos: os historiadores concordam, a arqueologia concorda, as quatro biografias do Evangelho estão de acordo, a preservação de cópias de documentos é notável, há precisão superior nas traduções. Tudo isso dá uma base sólida para acreditar que o que lemos hoje é o que os escritores originais escreveram e experimentaram na vida real, em lugares reais.
João, um dos escritores, resume bem: "Jesus fez muitos outros sinais na presença dos discípulos, que não estão escritos neste livro; mas estes estão escritos para que você creia que Jesus é o Cristo, o Filho." de Deus, e que, crendo, você pode ter vida em seu nome ". 12
Você está convidado a se inscrever para um estudo gratuito do Evangelho de João, que lhe é enviado por e-mail (em inglês). Clique aqui.

~



Notas de rodapé: (1) Strobel, Lee. O caso de Cristo (Zondervan Publishing House, 1998), p. 132. (2) O renomado arqueólogo judeu, Nelson Glueck, escreveu: "Pode-se afirmar categoricamente que nenhuma descoberta arqueológica jamais controvertiu uma referência bíblica". citado por McDowell, Josh. (3) Strobel, p. 143-144. (4) Geisler, Norman L. Baker Enciclopédia de Christian Apologetics (Grand Rapids: Baker, 1998). (5) McDowell, Josh. Evidência que exige um veredicto(1972), p. 19. (6) Ver Atos 2:22, 3:13, 4:13, 5:30, 5:42, 6:14, etc. (7) Bruce, FF Os Livros e os Pergaminhos: Como Recebemos Nosso Inglês Bíblia (Fleming H. Revell Co., 1950), p. 113. (8) McDowell, Josh. A nova evidência que exige um veredicto (Thomas Nelson Publishers, 1999), p.55. (9) Tácito, A. 15.44. (10) Wilkins, Michael J. e Moreland, JP Jesus Sob Fogo (Zondervan Publishing House, 1995), p. 40. (11) Ibid. (12) João 20: 30,31.


Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: