ad

Santo Agostinho era protestante?



Obviamente, o termo protestante é muito posterior à Agostinho. Mas ele, citado diversas vezes por pastores reformados e luteranos, até parece ter sido um reformador extemporâneo. As afirmações a seguir podem ser úteis para um melhor aprofundamento das doutrinas agostinianas, com vista em dirimir dúvidas quanto à suas crenças (ainda sem o aprofundamento em suas mais utilizadas doutrinas da predestinação).


Agostinho acreditava que o cânon das Escrituras continha o cânon do Antigo Testamento grego também conhecido hoje como os deuterocanônicos ou "apócrifos".

"Todo o cânon das Escrituras, no entanto, em que dizemos que a consideração deve ser aplicada, está contido nestes livros: os cinco de Moisés... e um livro de Josué [Filho de] Nave, um dos juízes; um livrinho que se chama Rute... depois os quatro dos Reinos e os dois de Crônicas... Há também outros de uma ordem diferente... como Jó e Tobias e Ester e Judite; os dois livros de Macabeus e os dois de Esdras... Então, há os Profetas, em que há um livro dos Salmos de Davi e três de Salomão... Mas, quanto àqueles dois livros, um deles o qual é intitulado Sabedoria e o outro do qual é intitulado Eclesiástico e que são chamados "de Salomão" por causa de certa semelhança a seus livros, é seguramente seguro que eles foram escritos por Jesus Sirácido. Eles devem, entretanto, ser contabilizados entre os livros proféticos, por causa da autoridade que é merecidamente credenciada a eles "(Instruções Cristãs 2: 8: 13 [AD 397 ]).

Agostinho acreditava na tradição autoritativa

"O costume [de não rebatizar convertidos] (...) pode supostamente ter sua origem na Tradição Apostólica, assim como há muitas coisas que são observadas por toda a Igreja e, portanto, são razoavelmente aceitas como tendo sido impostas. pelos Apóstolos, que ainda não são mencionados em seus escritos"(Sobre o Batismo, Contra os Donatistas 5:23 [31] [AD 400]).

"Mas a admoestação que ele [Cipriano] nos dá", que devemos voltar para a fonte, isto é, para a Tradição Apostólica, e daí transformar o canal da verdade para nossos tempos, "é excelente, e deve ser seguida sem hesitação "(ibid., 5:26 [37]).

"Mas em relação àquelas observâncias que cuidadosamente atendemos e que o mundo inteiro mantém, e que derivam não da Escritura, mas da Tradição, somos dados a entender que eles são recomendados e ordenados para serem mantidos, seja pelos próprios Apóstolos, seja por conselhos [ecumênicos] plenários, cuja autoridade é bastante vital na Igreja "(Carta a Januário [400]).

Agostinho acreditava na Regeneração Batismal e na Graça

"É este o único Espírito que torna possível a regeneração de um bebê ... quando esse bebê é levado ao batismo; e é por meio desse único Espírito que o bebê assim apresentado renasce. Pois não está escrito:" A menos que um homem nasce de novo pela vontade de seus pais 'ou' pela fé daqueles que o apresentam ou ministram a ele ', mas,' A menos que um homem nasça de novo da água e do Espírito Santo '. A água, portanto, manifestando exteriormente o sacramento da graça, e o Espírito efetuando interiormente o benefício da graça, ambos regeneraram em um Cristo aquele homem que foi gerado em Adão"(Letters 98: 2 [AD 412]).

"O batismo lava todos os nossos pecados , seja de ação, palavra ou pensamento, seja pecado original ou acrescentado, seja consciente ou inconscientemente contraído" (Contra Duas Cartas dos Pelagianos 3: 3: 5 [AD 420]) .

Agostinho acreditava que o batismo era necessário para a salvação

"Há três maneiras pelas quais os pecados são perdoados: no batismo, na oração e na maior humildade da penitência; contudo, Deus não perdoa os pecados, exceto aos batizados" (Sermões aos Catecúmenos, no Credo 7:15). ]).

"[De acordo com] Tradição Apostólica ... as Igrejas de Cristo sustentam inerentemente que sem o batismo e a participação à mesa do Senhor é impossível a qualquer homem alcançar o reino de Deus ou a salvação e a vida eterna . Isto é o testemunho da Escritura também "(O Perdão e os Justos Desertos do Pecado e o Batismo dos Infantes 1:24:34 [AD 412]).

No entanto, ele permitiu exceções - o que ele chamou de batismo de desejo ou sangue (martírio).
"Que o lugar do batismo é às vezes suprido pelo sofrimento é apoiado por um argumento substancial que o mesmo abençoado Cipriano extrai da circunstância do ladrão, a quem, embora não batizado, foi dito: 'Hoje você estará comigo no paraíso" '[Lucas 23:43] Considerando isso repetidas vezes, acho que não somente o sofrimento pelo nome de Cristo pode suprir o que está faltando no caminho do batismo, mas até a fé e a conversão do coração [isto é, o batismo de desejo] se, talvez, por causa das circunstâncias do tempo, recurso não pode ser tido para a celebração do mistério do batismo "(ibid., 4:22:29).

Agostinho acreditava na presença real

"Cristo foi carregado em suas próprias mãos quando, referindo-se ao seu próprio Corpo, ele disse: 'Este é o meu Corpo' [Mateus 26:26]. Pois ele carregou esse corpo em suas mãos" (Explicações dos Salmos 33: 1). : 10 [405 dC]).

"Eu prometi a vocês [novos cristãos], que agora foram batizados, um sermão em que eu explicaria o sacramento da Mesa do Senhor, que vocês agora olham e dos quais vocês foram participantes da noite passada. Vocês devem saber que vocês recebemos o que você vai receber e o que você deve receber diariamente, o pão que você vê no altar, tendo sido santificado pela palavra de Deus, é o Corpo de Cristo, aquele cálice, ou melhor, o que é nesse cálice, tendo sido santificado pela palavra de Deus, é o Sangue de Cristo "( Sermões 227 [AD 411]).

"O que você vê é o pão e o cálice; isto é o que seus próprios olhos relatam a você. Mas o que sua fé obriga você a aceitar é que o pão é o Corpo de Cristo e o cálice é o Sangue de Cristo. Isso tem sido disse muito brevemente, que talvez seja suficiente para a fé, mas a fé não deseja instrução ”(ibid., 272).

Agostinho acreditava que a missa seria um sacrifício

"No sacramento ele é imolado para o povo não apenas em cada solenidade da Páscoa, mas em todos os dias; e um homem não estaria mentindo se, quando perguntado, ele respondesse que Cristo está sendo imolado . Porque se os sacramentos não tivessem uma semelhança para aquelas coisas de que eles são sacramentos, eles não seriam sacramentos de forma alguma, e eles geralmente tomam os nomes dessas mesmas coisas por causa desta semelhança "(Cartas 98: 9 [AD 412]).

"Pois quando ele diz em outro livro, que é chamado Eclesiastes, 'Não há bem para um homem exceto que ele deve comer e beber' [Ec 2:24], o que ele pode ser mais credivelmente entendido para dizer [profeticamente] do que o que pertence à participação desta mesa que o mediador do próprio Novo Testamento, o sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, fornece seu próprio corpo e sangue? Para que o sacrifício tenha conseguido todos os sacrifícios do Antigo Testamento, que foram mortos como uma sombra do que estava por vir ... Porque, em vez de todos esses sacrifícios e oblações, seu corpo é oferecido e é servido aos participantes dele "(A Cidade de Deus 17:20 [AD 419]).
Agostinho Acreditou na Necessidade da Ceia do Senhor para a Salvação

"[De acordo com] Tradição Apostólica... as Igrejas de Cristo sustentam inerentemente que sem o batismo e a participação à mesa do Senhor é impossível a qualquer homem alcançar o reino de Deus ou a salvação e a vida eterna . Isto é o testemunho da Escritura também "(O Perdão e os Justos Desertos do Pecado e o Batismo dos Infantes 1:24:34 [AD 412]).

Agostinho Acredita no Purgatório e Reza pelos Infiltrados

"Que deve haver algum fogo, mesmo depois que esta vida não é incrível, e pode ser investigada e descoberta ou deixada oculta, se alguns dos fiéis podem ser salvos, alguns mais devagar e alguns mais rapidamente, em maior ou menor grau. em que eles amavam as coisas boas que perecem, através de um certo fogo purgatorial " (Manual de Fé, Esperança e Caridade 18:69 [AD 421]).

"Nós lemos nos livros dos Macabeus [2 Mac 12.34] que o sacrifício era oferecido pelos mortos. Mas mesmo que não fosse encontrado em nenhum lugar nos escritos do Antigo Testamento, a autoridade da Igreja Católica que é clara sobre este ponto não é de pouco peso, onde nas orações do sacerdote derramou ao Senhor Deus em seu altar o elogio dos mortos tem o seu lugar "( O Cuidado a Ser Tido pelos Mortos 1: 3 [AD 421]).

Agostinho acreditava na comunhão dos santos e da santamente intercessão

"Um povo cristão celebra em solenidade religiosa os memoriais dos mártires, tanto para encorajá-los a ser imitados quanto para compartilhar seus méritos e ser auxiliado por suas orações " (Contra Fausto, o maniqueísta [AD 400]).

"Na mesa do Senhor não comemoramos os mártires da mesma forma que fazemos outros que descansam em paz para orar por eles, mas sim que orem por nós para seguirmos os seus passos" (Homilias sobre João 84). [AD 416]).

"Pois mesmo agora milagres são feitos em nome de Cristo, seja por seus sacramentos ou pelas orações ou relíquias de seus santos ... O milagre que foi feito em Milão quando eu estava lá ... [e quando as pessoas] se reuniram aos corpos dos mártires Protásio e Gervásio, que há muito eram ocultos e desconhecidos, mas que agora eram conhecidos pelo bispo Ambrósio em um sonho e descobertos por ele "( Cidade de Deus 22: 8 [AD 419]).

Esta última citação mostrou que Agostinho acreditava que havia algo de especial nas relíquias dos santos. Mostre-me um protestante que acredita nisso!
Agostinho Acredita na Autoridade da Igreja

"Devemos nos apegar à religião cristã e à comunicação em sua Igreja, que é católica e que é chamada católica não apenas por seus próprios membros, mas até mesmo por todos os seus inimigos. Pois quando os hereges ou os adeptos dos cismas falam dela, não entre eles mesmos, mas com estranhos, querendo ou não, a chamam de católica, pois não serão compreendidos a menos que a distingam por esse nome que o mundo inteiro emprega a seu respeito "( The True Religion 7:12 [390]). .
"Se você encontrar alguém que ainda não acredita no evangelho, o que você [Mani] lhe responderá quando ele disser: 'Eu não acredito'? Na verdade, eu mesmo não acreditaria no evangelho se a autoridade dos católicos Igreja não me moveu a fazê-lo "(Contra a Carta de Mani Chamado 'A Fundação' 5: 6).

Veja também a seção sobre o Purgatório , na qual Agostinho alega que a crença no Purgatório seria apropriada, mesmo se baseada apenas no ensinamento da Igreja. A crença de Agostinho na autoridade da igreja mostra que ele não ensinou sola scriptura.

Agostinho Acreditou na Sucessão Apostólica

"Se a própria ordem da sucessão episcopal deve ser considerada, quanto mais seguramente, verdadeiramente, e com segurança, os numeramos [os bispos de Roma] do próprio Pedro, a quem, como a um representando toda a Igreja, o Senhor disse 'Sobre esta rocha edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não a vencerão'. Pedro foi sucedido por Linus, Linus por Clemente ... Nessa ordem de sucessão, não se encontra um bispo donatista "( Letters 53: 1: 2 [AD 412]).

"Aqui há muitas outras coisas que mais adequadamente podem me manter no seio da Igreja Católica. A unanimidade de povos e nações me mantém aqui. Sua autoridade, inaugurada em milagres, nutrida pela esperança, aumentada pelo amor e confirmada. por sua idade, me mantém aqui.A sucessão de sacerdotes, desde o próprio ver do Apóstolo Pedro, a quem o Senhor, após a sua ressurreição, deu a carga de alimentar suas ovelhas [João 21: 15-17], até o presente episcopado, me mantém aqui E por último, o próprio nome católico, que, não sem razão, pertence somente a esta Igreja, em face de tantos hereges, tanto que, embora todos os hereges queiram ser chamados de "católicos, 'quando um estranho pergunta onde a Igreja Católica se encontra, nenhum dos hereges ousaria apontar sua própria basílica ou casa' ( Contra a Carta de Mani Chamada 'A Fundação' 4: 5 [397 AD]).

Agostinho acreditava na possibilidade de cair da graça

"Eu afirmo, portanto, que a perseverança pela qual perseveramos em Cristo até o fim é o dom de Deus; e eu chamo isso de o fim pelo qual é terminada aquela vida onde somente há perigo de cair . Portanto, é incerto se qualquer um recebeu este presente enquanto ainda está vivo, pois se ele cair antes de morrer, é claro que ele não deve ter perseverado; e o mais verdadeiro é que é dito". (No dom da perseverança )

Agostinho acredita no sacramento da penitência

"Quando você tiver sido batizado, mantenha uma boa vida nos mandamentos de Deus, para que você possa preservar o seu batismo até o fim. Eu não lhe digo que você viverá aqui sem pecado, mas eles são pecados veniais que este a vida nunca é sem o batismo foi instituído por todos os pecados Para os pecados leves, sem os quais não podemos viver, a oração foi instituída ... Mas não cometer esses pecados em virtude do qual você teria que ser separado do corpo de Cristo Pereça o pensamento! Para aqueles que você vê fazendo penitência, eles cometeram crimes, seja adultério ou alguma outra enormidade. É por isso que eles estão fazendo penitência. Se seus pecados fossem leves, a oração diária seria suficiente para apagá-los. a Igreja, portanto, há três maneiras pelas quais os pecados são perdoados : nos batismos, na oração e na maior humildade da penitência "( Sermão aos Catecúmenos no Credo 7:15, 8:16 [AD 395]).
"Eu entendo o que o incontinente pode dizer: (...) Que se um homem, acusando sua esposa de adultério, a mata, esse pecado, uma vez que está terminado e não perdura nele [ie, já que ele não continua cometendo] se é cometido por um catecúmeno, é absolvido no batismo, e se é feito por alguém que é batizado, é curado por penitência e reconciliação "( Casamentos Adúlteros 2:16:16 [AD 419]).
A crença de Agostinho na penitência (e a necessidade do batismo e da Eucaristia) coloca uma sentença de morte na opinião de que ele ensinou sola fide.

Agostinho acreditava que Maria seria sempre virgem

Maria "permaneceu virgem ao conceber o seu Filho, uma virgem ao dar-lhe nascimento, uma virgem ao levá-lo, uma virgem ao amamentá-lo ao peito, sempre virgem". (Sermão 186 )
"Os hereges chamados antidicomaritas são aqueles que contradizem a perpétua virgindade de Maria e afirmam que depois do nascimento de Cristo, ela se uniu como uma só com o marido" (Heresias 56).

Agostinho Sobre a Desobediência / Pecado de Maria

Devemos, exceto a santa Virgem Maria, a respeito de quem desejo não levantar nenhuma questão quando toca o assunto dos pecados, em honra ao Senhor; pois d'Ele sabemos que abundância de graça para vencer o pecado em cada particular foi conferida a ela que teve o mérito de conceber e suportar Aquele que indubitavelmente não tinha pecado. (Sobre a natureza e graça, XXXVI )
Agostinho não é claro quanto a dizer que Maria é sem pecado. Por "honra ao Senhor", ele se cala sobre se Maria era pecadora ou sem pecado. Agostinho mostra alguma restrição que seria boa para lembrar e imitar.

~

[ Traduzido de: Joseph Willcoxson (Cristianismo Ortodoxo) - Qualquer erro, favor, comentar nesta postagem. ]

Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: