ad

Da dívida de amor do cristão: o quão grande é.

Da dívida de amor do cristão: o quão grande é.

Pela contemplação do que foi dito, vemos claramente que Deus deve ser amado e que Ele tem direito a nosso amor. Mas o infiel não reconhece o Filho de Deus e, portanto, não pode conhecer o Pai nem o Espírito Santo; pois quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou, nem o Espírito que Ele enviou (João 5. 23). Ele sabe menos de Deus do que nós; não é de admirar que ele ame menos a Deus. Pelo menos isso ele entende - que deve tudo o que é ao seu Criador. Mas como vai ser comigo? Pois eu sei que meu Deus não é apenas o generoso Doador de minha vida, o generoso Provedor de todas as minhas necessidades, o piedoso Consolador de todas as minhas tristezas, o sábio Guia de minha vida: mas Ele é muito mais do que tudo isso. Ele me salva com uma libertação abundante: Ele é meu eterno Preservador, a porção de minha herança, minha glória. Ainda assim está escrito: "Com ele está abundante a redenção" (Salmo 130. 7); e novamente, "Ele entrou uma vez no lugar santo, tendo obtido a eterna redenção para nós" (Hebreus 9. 12). Sobre Sua salvação está escrito: "Ele não desampara os que são piedosos, mas eles são preservados para sempre" (Salmo 37. 28); e de Sua generosidade: "Boa medida, comprimida, sacudida e transbordando, os homens a entregarão em vosso seio" (Lucas 6. 38); e em outro lugar: “As coisas que o olho não viu, nem o ouvido ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam” (1 Coríntios 2. 9). Ele nos glorificará, assim como o apóstolo dá testemunho, dizendo: "Esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo vil para que seja semelhante ao Seu corpo glorioso" (Filipenses 3. 20); e novamente: "Eu considero que os sofrimentos do tempo presente não são dignos de serem comparados com a glória que há de ser revelada em nós" (Romanos 8. 18); e mais uma vez: "Nossa leve aflição, que dura apenas um momento, opera para nós um peso de glória muito maior e eterno; enquanto não olhamos para as coisas que são vistas, mas para as coisas que não são vistas" (2 Coríntios 4. 17).

"O que devo retribuir ao Senhor por todos os Seus benefícios para comigo?" (Salmo 116. 12). A razão e a justiça natural levam-me a desistir totalmente de amar Aquele a quem devo tudo o que tenho e sou. Mas a fé me mostra que devo amá-Lo muito mais do que amo a mim mesmo, à medida que percebo que Ele me deu não apenas a minha própria vida, mas a Si mesmo. No entanto, antes que o tempo da revelação completa viesse, antes que o Verbo se fizesse carne, morresse na Cruz, saísse da sepultura e voltasse para Seu Pai; antes que Deus nos mostrasse o quanto nos amou por toda esta plenitude de graça, o mandamento foi pronunciado: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças" (Deuteronômio 6. 5), isto é, com todo o teu ser, todo o teu conhecimento, todos os teus poderes. E não era injusto para Deus reivindicar isso de Seu próprio trabalho e dons. Por que não deveria a criatura amar seu Criador, que lhe deu o poder de amar? Por que ele não deveria amá-Lo com todo o seu ser, já que é somente pelo Seu dom que ele pode fazer tudo o que é bom? Foi a graça criativa de Deus que do nada nos elevou à dignidade da humanidade; e daí resulta nosso dever de amá-Lo e a justiça de Sua reivindicação a esse amor. Mas quão infinitamente o benefício é aumentado quando nos lembramos de Seu cumprimento da promessa: "Tu, Senhor, salvarás tanto o homem como a besta: quão excelente é a Tua misericórdia, ó Senhor!" (Salmo 36. 6). Pois nós, que “transformamos a nossa glória em semelhança de bezerro que come feno” (Salmo 106. 20), por nossas más ações nos rebaixamos para que pudéssemos ser comparados aos animais que perecem. Devo tudo o que sou Àquele que me criou; mas como poderei pagar a minha dívida Àquele que me redimiu, e de maneira tão maravilhosa? A criação não foi uma obra tão vasta quanto a redenção; pois está escrito a respeito do homem e de todas as coisas que foram feitas: "Ele ordenou pela palavra, e elas foram feitos" (Salmo 148. 5). Mas, para redimir aquela criação que surgiu em Sua palavra, quanto Ele falou, que maravilhas Ele fez, que adversidades Ele suportou, que vergonha Ele sofreu! Portanto, que recompensa darei ao Senhor por todos os benefícios que Ele me fez? Na primeira criação, Ele me deu a mim mesmo; mas em Sua nova criação Ele me deu a si mesmo e, por meio desse presente, restaurou para mim o eu que eu havia perdido. Criado primeiro e depois restaurado, devo a Ele duas vezes em troca de mim mesmo. Mas o que tenho eu a oferecer a Ele como presente de Si mesmo? Eu poderia me multiplicar mil vezes e então dar tudo a Ele, o que seria isso em comparação com Deus?

~

Bernardo de Claraval

Sobre o amor de Deus (~1128)


Share on Google Plus

Sobre Paulo Matheus

Esposo da Daniele, pai da Sophia, engenheiro, gremista e cristão. Seja bem vindo ao blog, comente e contribua!

0 Comentário: